Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Concertos

Duo Arsis | 22 Outubro | 19h00

Antena 2 | ISEG

|

Duo Arsis | 22 Outubro | 19h00 Duo Arsis | 22 Outubro | 19h00

Temporada Concertos Antena 2

22 Outubro | 19h00

Auditório do
Concerto à porta fechada


Duo Arsis 

Nuno Jesus, guitarra
João Robim, guitarra


Programa

D. Shostakovich - Prelúdio e Fuga em mi bemol maior

J. S. Bach - Prelúdio e Fuga em dó menor BWV 847

R. Schumann - Cenas da Infância

C. Debussy - Rêverie

M. Castelnuovo-Tedesco - Prelúdio e Fuga em mi maior 
  - Prelúdio e Fuga em lá maior

F. Chopin - Grande Valsa Brilhante

T. Hamasyan - Estudo nº 1



Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo


@ Filipa Trindade

Duo Arsis | Dueto de guitarras fundado em dezembro de 2016. É composto por Nuno Jesus (Portalegre) e João Robim (V. N. Famalicão), que começaram o projeto na Universidade de Évora. Ambos arrecadaram vários prémios em competições nacionais e internacionais, a título individual, e decidiram, inicialmente, abordar o repertório notoriamente mais virtuosístico para duas guitarras, nomeadamente as obras de Joaquín Rodrigo, Mario Castelnuovo-Tedesco, Fernando Sor ou Johann Sebastian Bach. Um dos objetivos do grupo passa pela exploração de obras menos tocadas do repertório, e foram já apresentadas nesse âmbito composições de Oskar Sigmund, Johann Kaspar Mertz e Tiago Quintas (estreia absoluta).
Durante 2017 e 2018, deram-se várias apresentações públicas de norte a sul do país, e o duo foi premiado em competições nacionais e internacionais, como o 3º Concurso Nacional de Música "Gilberta Paiva", em Santa Maria da Feira, e o 2º Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra, em Braga, tendo sido elogiado por músicos de renome internacional como Tilman Hoppstock, Fabio Zanon e Gary Ryan. Integraram o ensemble requerido para a execução do ciclo "Folk Songs", do célebre compositor Luciano Berio, adaptando a parte de harpa para duo de guitarras (diferentes guitarras com scordaturas foram utilizadas nesta performance). 
É de destacar ainda a colaboração do duo em projetos interdisciplinares, nomeadamente com poesia e teatro, tocando composições originais e música improvisada com instrumentação alternativa/eletrónica. Decorreram múltiplas apresentações em saraus culturais, com declamação de textos, e a encenação de Paulo Alves Pereira da peça "Gladiadores", de Alfredo Cortez, foi estreada com música ao vivo e em cena, em 2018. 
Em 2019, o duo começou a tocar em guitarras de 8 cordas, apelidadas de "Brahms guitars", o que permitiu a transcrição de obras celebradas do repertório do piano. Em 2020, iniciaram as gravações de um novo repertório, inédito no meio guitarrístico, incluindo obras de J. S. Bach, D. Shostakovich, F. Chopin, C. Debussy e R. Schumann.


João Robim @ Jorge Carmona / Antena 2