Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

Duo Sond’Ar-te | Sílvia Cancela e Elsa Silva | 30 Maio | 21h00

O'Culto da Ajuda, Lisboa

|

Duo Sond’Ar-te | Sílvia Cancela e Elsa Silva | 30 Maio | 21h00 Duo Sond’Ar-te | Sílvia Cancela e Elsa Silva | 30 Maio | 21h00

© Jorge Carmona / Antena 2


30 Maio | 21h00 

O'Culto da Ajuda, Lisboa    


Sond'Ar-te Electric Ensemble | Duo flauta e piano


Sílvia Cancela, flauta
Elsa Silva, piano


Programa

Sara Carvalho - My shadow walks home with me

Patrícia Sucena de Almeida - Ludi Aeterni [estreia absoluta]

Rui Penha - Três quadros sobre o fado

Miguel Azguime - Par ce chemin de rien




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Cristina do Carmo




Sílvia Cancela | Iniciou os seus estudos musicais, em 1993, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo , sob a orientação dos professores de flauta Ivone Saiote, Luís Meireles e Rui Paulo Sousa, concluindo o curso de flauta em 1999. Licenciada da Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Olavo Barros. Prossegue os seus estudos em Paris no Conservatório de Nádia e Lili Boulanger sob a orientação de Florence Délépine Souchard obtendo em Junho 2006 o "Diplôme d'Études Musicales".
Obteve o 1º prémio no Concurso "Prémio Jovens Músicos" na modalidade de música de câmara, nível médio (1999), uma menção honrosa no Concurso "Flûte Traversière de Lutèce" e o 2º prémio no nível superior do "8º Concours National du Flûtiste" (2004), 1º prémio em piccolo por unanimidade no Concurso UFAM (2007).
Membro fundador do quarteto de flautas "Octava" (música contemporânea) que foi laureado com o segundo prémio no 21° concurso Europeu de música de câmara "F.N.A.P.E.C." em Maio de 2007. Durante a sua formação participou em diversas masterclasses orientados pelos professores: Vinçens Prats, Vincent Lucas, Patrick Galois, Emmnuel Pahud, Avril Williams, Benoit Fromanger, Carol Wincec e Peter Lukas Graf. Colaborou com o Ensemble Philarmonique de Paris.
De 2001 a 2010 trabalhou com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na qualidade de primeira flauta e solista, e de 2003 a 2008 foi titular da Orchestre de Flûte Français de Pierre-Yves Artaud (Paris) participando nos festivais "Biennal de Zagreb" (Croácia) e "Cap à l'Est" (Eslováquia).
Interpretou, em Portugal, com o compositor e pianista francês Claude Bolling, a sua Suite pour flûte et piano Jazz Trio.
Vem colaborando com o Ensemble Philarmonique de Paris, o Remix Ensemble, a Orquestra Gulbenkian e o Sond'Ar-te Electric Ensemble.
Atualmente é professora de flauta e música de câmara na Academia e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças/Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto.



Elsa Silva | Natural do Porto, iniciou os estudos musicais com seis anos de idade na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Estudou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde integrou a classe de Pedro Burmester. Concluiu em 2000 o Mestrado na Hartt School of Music da Universidade de Hartford (EUA), onde foi aluna de Luiz de Moura Castro. Frequentou várias masterclasses internacionais sob a direcção de professores como Helena Sá e Costa, Dmitri Paperno, Vitalij Margulis, Boris Berezowsky, Tânia Achot, Nina Svetlanova e Peter Eicher, entre outros.
É laureada dos seguintes concursos nacionais: Prémio Helena Costa (2º prémio), Concurso de Interpretação do Estoril (2º prémio), Prémio Jovens Músicos (2º prémio) e Concurso de Piano da Covilhã (1º prémio). Internacionalmente, possui o galardão Concerto Awards - 1988 International Music Academy Piano Program - Kromeriz (República Checa), foi finalista do Emerson Quartet Competition e obteve o 2º prémio no Young Artist Piano Competition, Connecticut (EUA).
Tocou como solista com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Remix - Orquestra de Jovens e Orquestra Filarmonia das Beiras, colaborando com maestros como Meir Minsky, Ferreira Lobo, Osvaldo Ferreira, Nicholas Kok, Cesário Costa, Tolga Kashif, Luís Carvalho e Jean-Marc Burfin.
Realizou inúmeros recitais tanto a solo como em formações de câmara, em Portugal (CCB, Palácio da Bolsa, Universidade de Aveiro, Culturgest, Teatro Camões, Teatro Gil Vicente de Coimbra, Teatro Baltasar Dias - Madeira, etc.), Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América e Brasil.
























Fotos Jorge Carmona / Antena 2