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A Ronda da Noite Luís Caetano

Concertos

Duo Tágide | 22 Outubro | 21h30

O'culto da Ajuda | Lisboa

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Duo Tágide | 22 Outubro | 21h30 Duo Tágide | 22 Outubro | 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


22 Outubro | 21h30

O'Culto da Ajuda,
Lisboa    

Duo Tágide

Inês Simões, Soprano
Daniel Godinho, Piano


Programa

António Chagas Rosa (1960) - Cicuta (Maria Teresa Horta)
I Cicuta
II Docemente
III Modos de amar I, II e III
IV Educação sentimental
V O mar nos teus olhos I e II
VI Penumbra/Nem só
VII A boca - os lábios
VIII A nuca
IX Os seios
X O umbigo
XI O clítoris

Fátima Fonte (1983) - coração acordeão (Alexandre O’Neill)
[Estreia absoluta / Encomenda Miso Music Portugal]

George Crumb (1929) - Apparition - Elegiac songs and vocalises for soprano and amplified piano (Walt Whitman)
The Night in Silence Under Many a Star
Vocalise Nº 1
Summer Sounds
When Lilacs Last in the Dooryard Bloom'd
Dark Mother Always Gliding with Soft Feet
Vocalise Nº 2
Invocation to the Dark Angel
Approach Strong Deliveress!
Vocalise Nº 3
Death Carol ("Song of the Nightbird")
Come Lovely and Soothing Death
The Night in Silence Under Many a Star




Em Cicuta redescobrimos a poesia de Maria Teresa Horta (1937) - figura incontornável do movimento feminista português - numa sexualidade crua e visceral, obviamente centrada no prazer da mulher. A música de António Chagas Rosa, lírica e impetuosa, serve de uma forma orgânica a beleza das palavras.

coração acordeão é um pequeno ciclo de canções sobre textos curtos de Alexandre O’Neill. Compositora do Porto, Fátima Fonte estudou canto Hindustani na Índia e fez um mestrado em Composição no Conservatório de Amesterdão. Foi compositora associada ao Teatro Nacional de São Carlos e está a iniciar um doutoramento na Guildhall School of Music and Drama.


Incontornável obra-prima do século XX, Apparition (1979), do compositor americano George Crumb, dá-nos por fim uma visão cíclica da Natureza. Assombrosa e reconfortante, ela detém o poder sobre a Vida e a Morte.








Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís




Inês Simões
 | Jovem soprano cuja versatilidade lhe permite cantar um vasto repertório, desde o Barroco à música contemporânea.
Trabalhou com os maestros Magnus Lindberg, Hannu Lintu, Paul McCreesh, Sian Edwards, Marcelo de Jesus, Nuno Côrte-Real, Rui Pinheiro e João Paulo Santos, os encenadores Kristiina Helin, Olivia Fuchs, Max Hoehn, Ricardo Neves-Neves, Claudio Hochmann, Fernanda Lapa, Figueira Cid e Alexandre Lyra Leite. Colaborou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Ensemble Darcos e Ensemble Contemporaneus. Apresentou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, Teatro Trindade, bem como nos festivais Dias da Música no CCB, Terras Sem Sombras, Música na Fábrica, Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert, Grimeborne Festival e Tête-à-Tête e ainda na BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Em ópera, sublinham-se a estreias mundiais de A Canção do Bandido de Nuno Côrte-Real, Play de Jamie Man, Tabacaria de Luís Soldado e The Fisherman’s Brides de Lucie Treacher, e as estreias nacionais de Onheama de João Guilherme Ripper, King Harald’s Saga de Judith Weir, The Waiter’s Revenge de Stephen Oliver e Hummus de Zad Moultaka. Do repertório standard contam-se os papéis de Contessa (Le Nozze di Figaro - Mozart), Susanna (Il Segreto di Susanna - Wolf-Ferrari), Gretel (Hansel und Gretel - Humperdinck), Giulia (La Scala di Seta - Rossini), Rita (Rita - Donizetti), Clarice (Il Mondo della Luna - Haydn), Bubikopf (Der Kaiser von Atlantis - Ullmann), Aminta (Il Re Pastore - Mozart) e Bastienne (Bastien und Bastienne - Mozart).
Em oratória estreou-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian ao lado de Iestyn Davies em Solomon de Haendel, interpretando na temporada seguinte o Messias. Participou ainda em obras de Marcos de Portugal, Mozart, Rossini, Schubert, Rutter e Orff.
Grande entusiasta de música contemporânea, Inês Simões estreou mais de 10 obras encomendadas para a sua voz, destacando-se os compositores Jamie Man, Jug Markovitch, Nuno da Rocha, Igor C. Silva, Daniel Moreira, Pedro Faria Gomes, Federic Neyrinck e Miguel Azguime.
Tem desenvolvido uma longa colaboração com o pianista Daniel Godinho. O Duo Tágide apresenta-se regularmente por todo o país tendo, em 2015, lançado o CD Alma Ibérica pela Editora Discográfica Sonus Music, que visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.




Daniel Godinho | Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde foi aluno de Alexei Eremine.
Entre 2007 e 2008 frequentou as International Lied Masterclasses no Conservatório de Amesterdão e em 2010 a Deutsche Lied Akademie em Trossingen. Tem tido oportunidade de se aperfeiçoar com importantes músicos como Rudolf Jansen, Axel Bauni, Eugene Asti, Udo Reinemann, Jan Philip Schulze, David Selig, Sarah Walker, entre outros.
A sua paixão pela música vocal e coral tem-no levado a colaborar com vários coros, nomeadamente o Coro Gulbenkian, e a desenvolver um trabalho contínuo com o soprano Inês Simões, explorando um repertório de canção muito abrangente.
Foi pianista acompanhador no Instituto Piaget e na Escola Superior de Música de Lisboa e é atualmente professor na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem acompanhado em concursos importantes, como o Prémio Jovens Músicos, o Prémio de Interpretação do Estoril e o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. É, desde 2009, acompanhador do Festival Vocalizze, em Almada.
Daniel Godinho apresentou-se como pianista em Portugal, Espanha e Holanda, e em importantes eventos tais como o Festival Internacional de Música de Mafra, o Festival das Artes de Coimbra, o Festival CisterMúsica de Alcobaça e ainda em concertos para a Antena 2.
Em 2014 gravou o seu primeiro CD com Inês Simões, dedicado ao repertório ibérico.



Fátima Fonte
 (1983) | Estudou composição na ESMAE (Porto) e no Conservatório de Música de Amesterdão. Esteve também na Índia a estudar Música Hindustani com a cantora Aparna Gurav como bolseira da Fundação Oriente.
Peças suas foram tocadas no Concertgebouw (Amesterdão), Huddersfield Contemporary Music Festival (Reino Unido), Gaudeaumus Music Week (Holanda), Festival Atlante Sonoro (Roma), etc.
Nos últimos anos tem trabalhado intensamente com música de cena em Portugal. 
Na temporada 2017-2018 foi Jovem Compositora Associada ao Teatro Nacional de São Carlos, e atualmente colabora com várias companhias de teatro do Porto. 









Fotos Jorge Carmona / Antena 2