Ouvir
Dois ao Quadrado
Em Direto
Dois ao Quadrado Pedro Coelho / Inês Almeida / Maria Augusta Gonçalves

Concertos

ESMAE Jazz Ensemble | 29 Maio 19h00

Casa da Música| Porto

|

ESMAE Jazz Ensemble | 29 Maio 19h00 ESMAE Jazz Ensemble | 29 Maio 19h00

@ Bruno Saavedra | Festa do Jazz do S. Luiz 2017


29 Maio | 19h00

Auditório 2

Novos Valores do Jazz • Prémios Novos Talentos AGEAS

ESMAE Jazz Ensemble

Vera Morais, voz
Pedro Jerónimo, trompete
Filipe Dias, guitarra
Miguel Meirinhos, piano
Jóni Axel, contrabaixo
Zé Stark, bateria


Programa

Ben Wendel - January 
Pedro Jerónimo - 2º o Free 
Samuel Rohrer - Noreia
Vera Morais - Objetos Hostis
Wayne Shorter - Infant Eyes
Steve Swallow - Falling Grace
Zé Stark - CCM
Aaron Parks - Peaceful Warrior 


O ESMAE Jazz Ensemble apresenta-se sob a forma de um sexteto constituído por estudantes/músicos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), escolhidos com o propósito de representar o curso de Jazz da escola. Influenciados por músicos e compositores como Aaron Parks ou Ambrose Akinmusire, encarnam nas suas performances uma energia que tem tanto de densa como de etérea – energia essa que lhes valeu o reconhecimento da Antena 2 relativamente ao seu concerto na 15ª edição da Festa do Jazz do S. Luiz (2017).

Assim como na natureza nada se cria e nada se perde (tudo se transforma), volvido um ano a energia do grupo mantém-se viva mas em mutação constante, fluindo por entre arranjos de temas de compositores fundamentais do jazz como Wayne Shorter ou Steve Swallow, de compositores modernos como Aaron Parks ou Ben Wendel e temas originais do grupo, focados na contemporaneidade e de olhos postos no futuro desta música.




Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís


Vera Morais Nascida e criada no Porto, começou a sua jornada musical aos 12 anos. Estudou tanto música erudita como jazz no Conservatório de Música do Porto e é licenciada em Canto Jazz pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto). Durante o seu percurso académico teve a oportunidade de trabalhar com professores como Carlos Azevedo e Pedro Guedes, Abe Rábade e os cantores Kiko Pereira e Fátima Serro. Participou em masterclasses com Judy Niemack, Chris Cheek, Jorge Rossy, Luis Perdomo, Gerald Clayton, Mário Laginha e Rita Maria, entre outros. Integrou o ensemble selecionado para representar a ESMAE na 15ª edição da Festa do Jazz. A par da sua atividade como cantora e professora de canto, desenvolveu um forte interesse em composição e arranjos, tendo trabalhado como arranjadora em pequenas produções de teatro musical.


Pedro Jerónimo Nascido em 1997, começa os seus estudos musicais aos 11 anos na Banda Filarmónica de Ceira sob a direção do maestro Miguel Pinto. Mais tarde, ingressa no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra onde estudou com o trompetista galego Ricardo Formoso, obtendo um aproveitamento exemplar.
Participou em workshops e masterclasses com grandes nomes do jazz, tanto no panorama nacional como internacional, como João Mortágua, Abe Rábade, Jeffery Davis, Demian Cabaud, Luis Perdomo, Jeff Hirshfield, Jamie Baum, Jason Palmer, Rafael Rocha, Gileno Santana, Zack Lober, Nuno Ferreira, Taylor Ho Bynum, Pedro Cravinho, Tomenka Reid, Michael Lauren, entre outros.
Atualmente está a finalizar os seus estudos superiores em Trompete Jazz na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto) e dividindo a sua carreira artística tocando com diversas formações entre Portugal e Espanha.


Filipe Dias Guitarrista desde os 16 anos e natural de Santa Maria da Feira, nasce em Lisboa em 1990. Começa a sua formação em guitarra clássica com Gil Ferreira e após 3 anos decide submergir-se no mundo do jazz e da música moderna, pelo que começa a estudar guitarra jazz com Carlos Mendes. Ao fim de 2 anos inscreve-se na Escola de Jazz do Porto, onde estuda com Miguel Moreira (guitarra) e Pedro Barreiros (combo) antes de ingressar na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), onde atualmente se encontra a finalizar os seus estudos.
Em 2017 integra o grupo representante da ESMAE na Festa do Jazz (Lisboa), para além de tocar no festival Guimarães Jazz com a ESMAE Big Band, dirigida por Jamie Baum, Zack Lober, Luis Perdomo e Jeff Hirshfield.


Miguel Meirinhos Em 2002 começa a formação musical na Escola “Bando dos Gambozinos”, iniciando em 2005 o estudo de piano, com Suzana Ralha. Participa em espetáculos do Bando dos Gambozinos, nas gravações de CD’s, nas audições e nas restantes atividades promovidas pela escola. Em 2010 ingressa no ensino integrado do Conservatório de Música do Porto e tem aulas de piano com Manuela Costa.
Em 2012 inicia o curso secundário artístico especializado de música, no Conservatório de Música do Porto. Em 2015 conclui o curso de secundário de instrumento em piano jazz, por acumulação, com Paulo Gomes. Participou em audições escolares, audições de classe, em concursos internos e externos de piano e nas atividades de formação musical do Conservatório de Música do Porto.
Em 2015 participou no programa da RTP2 “Grande Valsa” e em Guimarães no projeto “Histórias do Jazz em Portugal”. Obteve uma classificação distinta nas provas de acesso à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo onde frequenta o curso de Jazz. Participou em masterclasses/workshops com músicos como Leo Genovese, Chris Cheek, Jamie Baum, Luis Perdomo. Integra em 2017 o combo da ESMAE que se destina tocar na Festa do Jazz do S. Luiz. Atualmente é aluno de piano de Abe Rábade.


Jóni Axel Natural de Espinho, inicia os seus estudos musicais na Tuna Musical de Anta. Mais tarde, ingressa no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra.
Atualmente encontra-se a finalizar a licenciatura em Contrabaixo Jazz na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), instituição que representa em 2017 ao integrar o Ensemble de Jazz selecionado para uma performance na 15ª edição da Festa do Jazz do S. Luiz (Lisboa).


Zé Stark Iniciou os seus estudos de percussão em 2007, no Conservatório do Vale do Sousa e em 2011 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra, onde estudou com os bateristas Mário Costa e Marcos Cavaleiro. Em 2015 foi escolhido para integrar o combo representante da instituição na Festa do Jazz do S. Luiz.
Encontra-se atualmente a finalizar a licenciatura em Bateria na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), sob a orientação do baterista Michael Lauren.