Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Concertos

Festival Edimburgo | 4, 11, 18 e 25 Março | 21h00

Grande Auditório

|

Festival Edimburgo | 4, 11, 18 e 25 Março | 21h00 Festival Edimburgo | 4, 11, 18 e 25 Março | 21h00

4, 11, 18 e 25 Março | 21h00
Apresentação: Andrea Lupi
Produção: Pedro Ramos

Gravação pela BBC
em The Queen’s Hall e no Usher Hall,
a 15, 16 e 17 de agosto de 2019  


O Festival Internacional de Edimburgo foi criado em 1947, no rescaldo da 2ª Grande Guerra. Tinha por objetivo, que se mantém até aos dias de hoje, trazer à capital da Escócia os maiores espetáculos na área da música dita clássica, ópera, teatro, dança. 
É uma celebração sem paralelo das artes cénicas e um ponto de encontro anual para povos de todas as nações. 

O Festival ocorre no mês de Agosto, onde ao longo de três semanas desfilam os maiores artistas mundiais. A título exemplificativo, pelo Festival Internacional de Edimburgo passaram Maria Callas, Yehudi Menuhin, Margot Fonteyn, Pavarotti ou, mais recentemente, a violinista escocesa Nicola Benedetti.
Comprometido com o virtuosismo e a originalidade, a equipa do Festival viaja pelo mundo em busca dos artistas mais emocionantes e criativos, para que este festival escocês apresente, nos seis principais teatros e salas de concerto de Edimburgo, e noutos locais menos convencionais, uma programação inovadora e do compromisso com novos trabalhos. São colaborações únicas, estreias mundiais, novas abordagens de obras clássicas, produções aclamadas pela crítica e muito mais para cativar, emocionar e divertir audiências de todo o mundo. 


A Antena 2 esteve na edição de 2019 a fazer a cobertura de quatro concertos que são agora transmitidos no Grande Auditório. Os concertos foram oferecidos pela BBC à União Europeia de Rádios (UER), da qual a RTP/Antena 2 faz parte.


4, 11, 18 e 25 Março | 21h00

4 Março | The Sixteen; Harry Christophers

11 Março | Lawrence Brownlee; Iain Burnside 

18 Março | Orquestra Sinfónica Escocesa da BBC; Joana Carneiro

25 Março | Coro The Sixteen; Coro Juvenil Genesis; The Sixteen; Orquestra de Câmara Escocesa; Harry Christophers; Sir James MacMillan

 
Concertos

11 Março | 21h00 

Lawrence Brownlee, tenor
Iain Burnside, piano

Programa

Robert Schumann - Dichterliebe, Op.48 

Francis Poulenc - Cinco canções 

Franz Liszt Três sonetos de Petrarca 

Alberto Ginastera Cinco canções 



O tenor norte-americano Lawrence Brownlee com o pianista escocês Iain Burnside, apresentam de Schumann o ciclo de canções íntimas Dichterliebe, uma dolorosa história  de amor, de êxtase, desilusão e arrependimento. 
Brownlee completa seu programa com as ternas e sofisticadas melodias de Poulenc, com as palavras de Petrarca interpretadas por Liszt e, de Ginastera, cinco canções populares argentinas.












18 Março | 21h00 

Stephen Farr, Órgão
Orquestra Sinfónica Escocesa da BBC
Direção de Joana Carneiro

Programa

James MacMillan - A Scotch bestiary

   - Woman of the apocalypse 



A brilhante maestrina portuguesa Joana Carneiro junta-se à Orquestra Sinfónica da BBC e ao eminente organista Stephen Farr para o espetáculo sonoro e vibrinte diversão de um bestiário escocês, antes de explorar o intenso drama de MacMillan do concerto  para orquestra, virtuoso e caleidoscópico, Women of the apocalypse.











25 Março | 21h00

Coro The Sixteen 
Coro Juvenil Genesis
The Sixteen
Orquestra de Câmara Escocesa
Direção de Harry Christophers e de Sir James MacMillan 

Programa

James MacMillan - Sinfonia nº 2

James MacMillan - Sinfonia nº5 Le grand Inconnu [estreia absoluta]




O Festival Internacional na edição deste ano, celebra o 60º aniversário do compositor escocês, com uma série especial de concertos onde é apresentada a sua música rica e vibrante. 
Em estreia mundial, MacMillan dirige a sua 5ª Sinfonia, Le grand Inconnu, uma meditação sobre o mistério do Espírito Santo e uma grande nova sinfonia coral para os nossos tempos.





4 Março | 21h00 

The Sixteen
Direção de Harry Christophers

Programa

Antonio Lotti - Crucifixus a 8 

Diogo Dias Melgás - Popule meus, Improperia 

Domenico Scarlatti - Iste Confessor 

Diogo Dias Melgás - Lamentações de quinta-feira Santa e Salve Regina 

João Soares Rebelo - Panis Angelicus 

Antonio Caldara - Crucifixus a 16 

Domenico Scarlatti - Stabat Mater a 10

Com um repertório de mais de 500 anos de música, The Sixteen combina uma cor vocal resplandecente, a uma técnica imaculada e irresistível, ao poder e paixão. Com os olhos em Itália e Portugal, eles celebram os esplendores do barroco e da polifonia renascentista.



Fotos Andrea Lupi / Antena 2