Ouvir
Coreto
Em Direto
Coreto Jorge Costa Pinto

Concertos

Francisco Lima Santos e António Mont`Alverne | 30 Março

Sala Luís de Freitas Branco, CCB

|

Francisco Lima Santos e António Mont`Alverne | 30 Março Francisco Lima Santos e António Mont`Alverne | 30 Março

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


30 Março 19h00


Sala Luís de Freitas Branco,

Francisco Lima Santos e António Mont'Alverne 


Francisco Lima Santos, violino
António Mont'Alverne, piano


Programa

Vianna da Motta (1868-1948) - Romance

Wolfgang A. Mozart (1756-1791) - Sonata em Si bemol Maior KV 454 Nº 32
Largo – Allegro
Andante
Allegretto

César Franck (1822-1890) - Sonata para Violino e Piano
Allegretto ben moderato
Allegro
Recitativo - Fantasia
Allegretto poco mosso



Concerto gravado 
para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís


António Mont'Alverne e Francisco Lima Santos conheceram-se no Koninklijk Conservatorium em Bruxelas 2012. Após um ano a fazer música de câmara em conjunto, surgiu a oportunidade de tocar em Portugal, num concerto Antena 2. Terminada a passagem por Bruxelas, quiseram levar o projeto do duo para a frente e voltar a tocar juntos, tendo, desde então, realizado vários concertos por todo o país.



Francisco Lima Santos, natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com 9 anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC) na classe Ana Margarida Sanmarfull. Licenciado em violino na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Khachatour Amirkhanian com 19 valores. Prosseguiu estudos com Yuzuko Horigome no Conservatório Real de Bruxelas onde terminou o mestrado em performance. Na Bélgica, trabalhou igualmente com Valery Oistrachk e Erik Robberecht e participou em projetos com a Orchestre National de Belgique, Oxalys Ensemble, e Orchestre de La Monnaie. Frequentou masterclasses com Igor Petrushevky, Eduard Tatevosyan e Antje Weithass, Liviu Prunaru.
Premiado no Concurso de Cordas da FMAC (2007), Concurso Internacional Cidade do Fundão (2009), Concurso José Augusto Alegria para Jovens Intérpretes em Évora (2009) e Prémio Jovens Músicos (2014). Foi membro e concertino da Camerata Musart e da Orquestra Sinfónica Juvenil, instituição da qual foi bolseiro e com quem teve a oportunidade de se apresentar a solo. Membro da Orquestra de Jovens da União Europeia desde 2012, tem tido oportunidade de se apresentar em salas como Konzerthaus (Berlim), Concertgebouw (Amesterdão), entre outras. Membro da Orquestra XXI, apresenta- se regularmente no Centro Cultural de Belém, Fundação Gulbenkian e Casa da Música.
Em orquestra, colaborou com os maestros Vladimir Ashkenazy, Zubin Mehta, Heinz Holliger, Gianandrea Noseda, Emilio Pomárico, Peter Stark, Dirk Brossé, Daniel Klajner, Andrew Manze, Krzysztof Urbanski, Thomas Sondergard e solistas como Isabelle Faust, Jean Bernard Pommier, José Carreras, Gautier Capuçon, Daniel Hope, Reinhold Friedrich, Garrick Olsohn, entre outros. Em música de câmara, tem colaborado regularmente com o pianista António Mont’Alverne com quem gravou para a Antena 2.
​Bolseiro da Fundação Albeniz, reside em Madrid onde prossegue estudos na Escola Superior Reina Sofia na classe de Ana Chumachenko.
Integra a Orquestra de Jovens da União Europeia desde 2012 e é um dos músicos mais promissores da nova geração de intérpretes portugueses, sendo igualmente um dos laureados do Prémio Jovens Músicos em 2016. 



António Mont'Alverne
, natural de Ponta Delgada (Açores), iniciou os seus estudos musicais com 8 anos na Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa nas classes de João Crisóstomo e Gioconda Stoffel – antiga discípula de Campos Coelho. Discípulo de Elisa Lamas. Licenciado em piano na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto na classe de Sofia Lourenço - antiga discípula de Helena Sá e Costa. Foi aceite na Hartt School of Music nos EUA. No entanto, prosseguiu estudos com Gabor Paska na Universität der Künste em Berlim; Jan Michiels no Koninklijk Conservatorium em Bruxelas e com Luiz de Moura Castro no Conservatori del Liceu em Barcelona. Frequentou masterclasses com Oxana Yablonskaya, Josep Colom, Pascal Devoyon, Paul Badura-Skoda, Vitaly Margulis, António Rosado, Manuela Gouveia, Fausto Neves, entre outros. 
Premiado no Concurso Internacional Cidade do Fundão. Ao longo dos últimos anos, teve a oportunidade de se apresentar a solo, com orquestra e música de câmara em Portugal, França, Alemanha e Bélgica, sendo de destacar atuações no Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Aula Magna, Palácio Foz, Ateneu Comercial do Porto, Casa de Mateus, Musee d'Art Moderne et d'Art Contemporain (Nice), Joseph Joachim Konzertsaal (Crescendo Festival-Berlim), Kammersaal (Berlim), Grand Salle (Bruxelas) entre outros. Gravou para a RDP - Antena 2 a solo e em música de câmara, nomeadamente com o violinista Francisco Lima Santos com quem formou um duo em 2013.
Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto, concilia atualmente a atividade de concertista com a de docente no Oporto British School.


Coprodução | CCB | Antena 2