Ouvir
O Tempo e a Música
Em Direto
O Tempo e a Música Rui Vieira Nery / Produção: Cristina do Carmo

Concertos

Francisco Morais Franco | 30 Novembro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Francisco Morais Franco | 30 Novembro | 19h00 Francisco Morais Franco | 30 Novembro | 19h00

© Pedro Correia / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

30 Novembro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão     


Francisco Morais Franco
Recital de guitarra


Programa

For Julian

Roberto Gerhard - Fantasia (1957)

Malcolm Arnold - Fantasy for guitar Op.107 (1971)
I – Prelude
II – Scherzo
III – Arietta
IV – Fughetta
V – Arietta
VI – March
VII – Postlude

William Walton - Five Bagatelles for guitar (1971)
I - Allegro
II - Lento
III - Alla Cubana
IV - Lento
V - Con Slancio

Benjamin Britten - Nocturnal after John Dowland: Reflections on Come, heavy sleep, Op.70 (1963)
I – Musingly
II – Very agitated
III – Restless
IV – Uneasy
V – March-like
VI – Dreaming
VII – Gently rocking
VIII – Passacaglia
IX – Slow and quiet


For Julian é um programa em tributo ao grande ícone da guitarra do século XX, Sir Julian Bream, que faleceu recentemente em Agosto de 2020. 
Neste programa estão incluídas algumas das obras mais emblemáticas do repertório de Julian Bream, todas elas estreadas pelo próprio e frequentemente tocadas por ele em recitais. São um conjunto de obras de compositores seus contemporâneos com os quais Bream teve uma colaboração importantíssima na edição e divulgação das mesmas. 
O programa tem ainda como singularidades extra, o facto de todas as obras serem de compositores não guitarristas e serem as únicas que estes escreveram para guitarra solo. Não obstante, o resultado final apresenta uma extensa palete dos recursos expressivos da guitarra e representa um retrato sincero daquele que foi um dos grandes intérpretes da história do instrumento.




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein



Francisco Morais Franco | Natural da Covilhã, é um dos guitarristas portugueses mais relevantes da sua geração. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos, com Dejan Ivanovic no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Posteriormente estudou com Pedro Rufino, na Academia de Música e Dança do Fundão onde lhe foi atribuída uma bolsa de mérito. Em 2010 concluiu a Licenciatura em Música, no Instituto Superior Jean Piaget em Almada, na classe de Dejan Ivanovic, com nota máxima e com o prémio especial para melhor aluno do ano. Durante este ciclo de estudos, teve também oportunidade de trabalhar com músicos como Ana Telles e Paulo Lourenço, que tiveram uma grande influência na sua formação. Concluiu em 2014, com a mais elevada classificação, o Mestrado em Performance na Kunst Universität Graz - Áustria, com Paolo Pegoraro. Em 2017 concluiu uma Pós-graduação em Interpretação guitarrística na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, orientado pelos professores Pablo Márquez, Lorenzo Micheli, Paolo Pegoraro e Judicael Perroy. 
Atuou em diversas salas importantes em Portugal (Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Palácio Nacional da Ajuda, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro Dona Maria II, Teatro Municipal da Guarda, Teatro das Figuras, entre outras) e também em Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Polónia, República Checa, Reino Unido, Sérvia, Ucrânia e Japão. 


Foi por diversas vezes transmitido para a televisão portuguesa, assim como para estações de rádio em mais de 20 países. 
É um dos guitarristas portugueses mais premiados de sempre, contando com mais de 30 prémios (21 deles prémios máximos), em concursos nacionais e internacionais, com destaque para: I Festival Internacional de Guitarra de Amarante, London International Guitar Competition 2012, XII Guitar Art Festival (Belgrado), 23ª Edição Prémio Jovens Músicos, David Russell Honorary Prize (Vigo). 
Ao longo da sua formação frequentou cursos de aperfeiçoamento com Roland Dyens, Zoran Dukic, Raphaella Smits, Costas Cotsiolis, Carlo Marchione, Laura Young, Duo Melis, Paul Galbraith, Pepe Romero, David Russell entre muitos outros. 
Para além da sua intensa atividade como solista, desenvolveu vários projectos em música de câmara, com destaque para o duo “What a Duo – Duo” com o clarinetista sérvio Darko Horvatic; o “Kroiser Ensemble Contemporary Music Project”. 
Paralelamente à sua actividade performativa, leciona na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) e no Conservatório Regional de Música da Covilhã, onde forma alunos que regularmente são distinguidos com prémios em concursos.









Fotos Pedro Correia / Antena 2