Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Concertos

Gonçalo Sousa e Carlos Garcia | 27 Maio | 19h00

ISEG

|

Gonçalo Sousa e Carlos Garcia | 27 Maio | 19h00 Gonçalo Sousa e Carlos Garcia | 27 Maio | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

27 Maio | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão 
Concerto entrada livre, segundo regras da DGS*


Gonçalo Sousa e Carlos Garcia


Gonçalo Sousa, harmónica
Carlos Garcia, piano





Programa

Gonçalo Sousa - Um abraço nos Einhorn

Carlos Garcia - Ju by Starlight 

Carlos Garcia - Ao Encontro

Gonçalo Sousa - Madá 

Carlos Garcia - Chapelloise do Caetano 

Carlos Garcia - Suite para o Hermeto
  I - Prelúdio
II - Blues Malandro
III - Coral dos Deuses

Gonçalo Sousa - Em tom de Alegria 

- Improvisação Livre - Ecos de Zeca

Carlos Garcia - O Vento

Gonçalo Sousa - Jobiniando

Carlos Garcia / Gonçalo Sousa - Monks na Meia Praia




Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo





As pessoas encontram-se pelos mais diversos motivos. Umas vezes por casualidade, outras por necessidade ou por interesses comuns. No entanto, a decisão de ficar ou querer continuar ligado, acontece quando há elos fortes e matéria do coração para partilhar, que teima em querer verter para o mundo.




A história do projecto Monks na Meia Praia não é diferente. Gonçalo Sousa (harmónica) e Carlos Garcia (piano) conheceram-se em palco, a sinergia e o desejo de continuidade foi imediato e comum. Apesar dos sons distintos dos seus instrumentos de criação enquanto compositores e intérpretes, os dois músicos embarcaram numa jangada de influências, que passam por Bach, Tom Jobim, Monk, Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva, Zeca Afonso entre muitos outros. O mergulho nestas influências são, para Gonçalo Sousa e Carlos Garcia, uma forma de aprendizagem e de celebração da música e da vida. Exploraram as suas influências, os gostos comuns, pisaram palcos juntos variadas vezes e em diferentes abordagens, e depois de muitas conversas e música partilhada, Gonçalo Sousa e Carlos Garcia encontraram neste ano atípico de 2020, uma janela para fazerem, a dois, um novo álbum que fixou várias das suas composições originais.
Em tom intimista e num formato singular, harmónica e piano abrem um leque de sonoridades envolventes onde há espaço para contornos melódicos que convidam a ficar e vários diálogos espontâneos que se desenrolam nas improvisações. A ideia e o título do álbum surgiram no Algarve, em Lagos, junto à “Aldeia da Meia Praia de Zeca Afonso”, onde nasceu também a última composição deste álbum, uma faixa dedicada ao Thelonious Monk, pianista e compositor de jazz que ambos admiram, e cujo nome foi atribuído ao disco em jeito de homenagem, Monks na Meia Praia
Embrenhados pelas influências da música erudita, do jazz e da música tradicional, os dois músicos procuram, através dos diálogos musicais, uma sonoridade de alma portuguesa.












Gonçalo Sousa | 39 anos, nascido em Lisboa, é um músico versátil e compositor, e que elegeu como veículo de sua expressão musical, um instrumento que hoje em dia rareia, a harmónica cromática. 
Participou em diversos festivais e nos principais palcos da cena do jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo verdiana, ao pop ou worldmusic. 
Nos últimos dois anos realizou duas residências artísticas em Cabo Verde em 2018 “Residência Artística-Sons da Lusofonia” e nos Açores na Ilha de Santa Maria “Anticlone”. 
Estudou guitarra e piano jazz na Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal, guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado e licenciou-se em Música - variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa sendo a harmónica o instrumento principal. 
Neste momento, lidera o seu quinteto de jazz com o qual gravou o primeiro disco como líder em Novembro de 2019, música toda original, intitulado como Gonçalo Sousa Quinteto "Nova Construção"; lidera um quarteto em tributo a Toots Thielemans - Gonçalo Sousa 4teto "Um Sorriso para o Toots" (tributo a Toots Thielemans); co-lidera os projetos "Pela Rua Fora", "Gonçalo Sousa & Carlos Garcia" com que gravou o seu último disco em dezembro de 2020 "Monks na Meia Praia", "Gondwana", e faz parte do quinteto de jazz de Nanã Sousa Dias, e do quinteto de jazz de Maria Anadon.




Carlos Garcia | Professor, pianista e compositor. Natural de Torres Vedras, estudou em escolas de referência com professores/músicos nacionais e internacionais (destaque para Eurico Carrapatoso, Rui Paiva e João Paulo Esteves da Silva), em particular na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, licenciando-se em Formação Musical (2005) e Jazz (Piano) (2014). 
Deu aulas na Escola de Música do Conservatório Nacional durante 8 anos, e trabalha desde 2008 à atualidade na Escola Superior de Música de Lisboa. Estende a sua atividade pedagógica através da criação de canções para crianças, colaborando também em programas de promoção e divulgação cultural. 
Participa ativamente como pianista em diferentes projetos tendo colaborado com vários cantores/músicos (Carlos do Carmo, Luis Represas, Ricardo Ribeiro, Rão Kyao, Jorge Palma, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Cuca Roseta, Vitorino, Janita Salomé, Paulo Flores, entre outros), coros, formações de jazz, world music, big bands. 
Escreveu inúmeras obras originais de música erudita e arranjos para ensembles de várias formações (Orquestra Geração, Sinfonietta de Lisboa, Coro Ricercare, Camerata Atlântica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras).














* Número de espetadores condicionado a um terço da lotação da sala. Sem reserva de bilhetes (com entrada pela ordem de chegada até ao limite da lotação definida). Uso obrigatório de máscara.




Fotos Jorge Carmona / Antena 2