Ouvir
Notícias
Em Direto
Notícias

Concertos

Gonçalo Sousa e Cláudio Alves | 9 Março 21h30

Cascais Jazz Club

|

Gonçalo Sousa e Cláudio Alves | 9 Março 21h30 Gonçalo Sousa e Cláudio Alves | 9 Março 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


9 Março 21h30

Cascais Jazz Club


Gonçalo Sousa e Cláudio Alves
 

Gonçalo Sousa, harmónica
Cláudio Alves, guitarra


O projecto "Pela Rua Fora" formado pelo cantor e guitarrista Cláudio Alves e pelo harmonicista Gonçalo Sousa, explora um universo musical sem fronteiras onde a improvisação e o diálogo musical são pedras basilares!

"Pela Rua Fora é uma construção sólida baseada no efémero, o assobio de um pássaro urbano feito espuma no passeio, maré de sonhos, baile de dedos, um canto à vida mais além do palco" 
(texto de Mili Vizcaíno)



Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Cristina do Carmo 




Gonçalo Sousa iniciou os seus estudos musicais aos 16 anos, no centro musical de Cascais, estudando guitarra clássica e formação musical. Em 2002 entra na escola de jazz Luis Villa Boas Hot Clube de Portugal, onde se manteve até 2006; aqui estudou guitarra jazz com Bruno Santos (durante o ano de 2003 estudou também guitarra portuguesa com Antonio Parreira na Casa do Fado, tendo participado no concerto de homenagem a Carlos Paredes na Aula Magna), piano com Filipe Melo, combo com Afonso Pais e improvisação com João Moreira. Em 2003 decidiu iniciar o estudo da harmónica cromática de forma autodidata, após presenciado um concerto com o genial harmonicista espanhol Antonio Serrano, tendo mais tarde uma aula particular com o mais conceituado harmonicista da cena jazz moderna, Gregoire Maret, e outra com o grande harmonicista português Raul Mendes.
Para ampliar os seus estudos jazzísticos, participou em várias masterclasses, com músicos como Perico Sambeat, Bernardo Sassetti, David Binney ou Carlos Barretto. Como “sideman” tem tocado com “jovens” e “velhos”, músicos de jazz nacionais, tais como Gualdino Barros, Rui Caetano, Bruno Santos, Zé Maria, Emílio Robalo, Barros Veloso, Maria Anadon e Francisco Costa Reis. 
Foi membro representativo da escola do Hot Clube na Festa do Jazz do S. Luiz em 2006 e 2007. Além do mundo jazzístico, tem tocado diversos estilos, desde bossa nova, samba, reggae, semba, passando pelo funk, ao drum´n´bass ou ao house, de salientar a participação no último disco do grupo português Ala dos Namorados.



Cláudio Alves nasceu em 1992, e começou a tocar guitarra em 2007. Em 2010 inicia os seus estudos musicais mais aprofundados no Hot Clube de Portugal, e conclui o curso. Durante este periodo no Hot Clube, participa no Atina Jazz Festival (Itália, 2012) e no IASJ (Dinamarca, 2013). Em 2014 inicia os seus estudos na ESML (Escola Superior de música de Lisboa) e conclui a licenciatura de jazz em 2016. 
Cláudio Alves participa em diversos projectos tais como Nebuchadnezzar Group (guitarra e composição, 2 álbuns), Pela rua fora (Guitarra e voz), Elis e Eles (Guitarra e voz), Dueto Luz (Guitarra e voz), Água Fresca (Composição, guitarra e voz, 1 álbum),  Cláudio Alves Project, entre outros.







Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP