Ouvir
Ecos da Ribalta
Em Direto
Ecos da Ribalta João Pereira Bastos

Concertos

Humberto Araújo 4to Choro Criolo | Choro Jazz | 24 Novembro 21h30

Cascais Jazz Club

|

Humberto Araújo 4to  Choro Criolo | Choro Jazz | 24 Novembro 21h30 Humberto Araújo 4to  Choro Criolo | Choro Jazz | 24 Novembro 21h30

24 Novembro 21h30

Cascais Jazz Club


Ciclo Jazz em Cascais 

Humberto Araújo 4to Choro Criolo | Choro Jazz


Humberto Araújo, saxes e flautas
Claudio Andrade, acordeão
Henrique Neto, violão 7 cordas
João Fião, percussão





Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo    


@ Jorge Camona / Antena 2

Humberto Araújo  (Rio de Janeiro, 1959), conhecido músico no panaroma musical brasileiro, é saxofonista, flautista, arranjador, compositor e produtor.
Foi nomeado para diversos prémios: "Latin Grammy Award", "Prêmio da Música Brasileira", "Prêmio TIM da Música Brasileira", "Prêmio Rival/PETROBRAS-BR". Recebeu o prémio pela melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Fortaleza. Foi agraciado com a Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pela sua contribuição à execução e difusão do Choro, e pela sua luta em defesa das tradições culturais cariocas.
No início dos anos 80, Humberto Araújo torna-se num dos mais requisitados instrumentistas brasileiros, atuando ao lado de nomes maiores da MPB, como instrumentista e como arranjador e produtor, contando com cerca de 1.000 faixas gravadas e mais de 300 arranjos e orquestrações; entre aqueles nomes, estão: Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, Jorge Benjor, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Carlos Lyra, Tim Maia, Zé Ramalho, Leny Andrade, MPB 4, Leila Pinheiro, Paulo Moura, Matti Caspi (Israel), Arlindo Cruz, Elza Soares, Luiz Melodia, Ivan Lins, Ruy Mingas (Angola), Orlandivo, Quarteto em Cy, Caetano Veloso, João Donato, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Lenine, Daniela Mercury, The Temptations (USA), Wilson das Neves, Jair Rodrigues.    




O violonista Henrique Neto é representante da nova geração de artistas que vêm delineando e inovando os rumos da música instrumental brasileira. O interesse pela música veio da infância, por intermédio de seu pai, Reco do Bandolim, que lhe ensinou os primeiros acordes.No seu trabalho, Henrique busca a valorização da música do seu país através de arranjos e composições marcados principalmente pelo choro e pelo samba, mas sempre mantendo um diálogo enriquecedor com o jazz e a música de concerto. Ao longo de sua carreira como músico contratado do Clube do Choro de Brasília, reuniu uma vasta experiência dividindo o palco com artistas consagrados da MPB como Dominguinhos, Sivuca, Hamilton de Holanda, Sebastião Tapajós, Paulinho da Viola, Hermeto Paschoal, Paulo Moura, Sivuca, Armandinho Macedo, Manasses, Guinga, Carlos Malta, Henrique Cazes, Sombrinha, Vittor Santos, oswaldinho do acordeom, Deo Rian entre outros.
Ao longo de sua carreira violonística tem participado em diversos festivais de música no Brasil e no em vários países, entre eles Dubai, Uruguai, Argentina e Peru, Estados Unidos, canada, Espanha, Eslováquia, Austria, China, Portugal e Alemanha. 
Em 2008 representou o Brasil no Festival Mundial de Jovens Virtuoses, realizado em Tunis, e foi convidado a apresentar-se no prestigiado Festival de Jazz da Tunísia.
Foi vencedor com o “TRIO CAI DENTRO” do disputado festival nacional de novos talentos “GERAÇÃO MUSICAL”, sediado no Rio de Janeiro.
Desde 2006, Henrique é professor de violão da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e é licenciado em música pela Universidade de Brasília. Ocupa também o cargo de Vice-Diretor na Escola de Choro de Brasília



João Fião, é percussionista, toca no Grupo de Choro Raspa de Tacho e está envolvido em outros projetos de choro e samba, como o Clube do Choro de Lisboa.