Ouvir
Na Corrente
Em Direto
Na Corrente Pedro Coelho

Concertos

Indra | 18 Novembro | 19h00

Antena 2 | Liceu Camões

|

Indra | 18 Novembro | 19h00 Indra | 18 Novembro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

18 Novembro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do 
Liceu Camões 
Concerto à porta fechada    


Indra

Luís Barrigas, piano
João Custódio, contrabaixo
Jorge Moniz, bateria





Programa

Luís Barrigas - Quando a Luz faz descobrir o azul do céu
Luís Barrigas - Num dia de chuva
Luís Barrigas - Constelações
Jorge Moniz - Neblina
Luís Barrigas - Cosmos
Luís Barrigas - Congo Square
Luís Barrigas - A céu aberto
Luís Barrigas - Horizonte
Jorge Moniz - Luz
Luís Barrigas - Indra




“Indra” é o Deus dos céus no Hinduísmo e está muitas vezes associado ao clima e ao fluxo dos rios. 
A música que une este trio caracteriza-se pela simplicidade e pela procura do encontro com a natureza e a ligação profunda dos sons e da sua não racionalidade, com traços do que por vezes relacionamos com a música erudita e o jazz europeu onde a improvisação é uma presença constante como forma de linguagem comum. 
Assim, o pianista Luís Barrigas, o contrabaixista João Custódio e o baterista Jorge Moniz, encontram um lugar comum representado neste grupo com o nome “Indra” pela voz dos seus instrumentos construindo composições originais que definem a sua relação orgânica e natural com a música que pretendem apresentar.




Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo



Luis Barrigas | Nasce em 1978 na cidade de Setúbal, o seu primeiro contacto com o piano foi com seis anos. Aos dezanove anos ingressa no Conservatório Regional de Setúbal para estudar piano clássico com Carla Seixas e Joaquim Fernandes. Em 2002 licencia-se em Educação Musical, começando nesta altura a estudar composição com Cristopher Bochman, e, Piano e Composição Jazz com Mário Laginha. Frequentou a escola de jazz do Hot Clube Portugal com Filipe Melo e Rui Caetano e tem participado em vários workshops e seminários desde então com Myra Melford, Kenny Werner, Fred Hersch, Vardan Ovsepian e John Taylor. 
Em 2006 inicia vários projetos de jazz, do qual se destaca o seu trio com temas originais, desde então já tocou com inúmeros músicos de destaque na área, como Perico Sambeat, Alexandre Frazão, José Eduardo, Bruno Santos, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Luís Candeias, Joel Silva, Jorge Moniz, Demian Cabaud, Sérgio Pelágio, Pedro Segundo, André Sousa Machado, Desidério Lázaro, entre outros. 
Conclui o curso superior de jazz na E.S.M.L. com João Paulo Esteves da Silva em 2013. 


Tem também tocado regularmente com o seu grupo, contando com Mário Franco no contrabaixo e Alexandre Alves na Bateria. Esta formação ganha o 1º prémio Luiz Villas-Boas em 2010 no Festival CoolJazz de Cascais, tendo gravado o disco 2:30. Em 2016 grava o seu segundo disco Songs with and without words que foi bem recebido pela crítica em geral, recebendo 5 estrelas pelo jornal Público
Como sideman tem trabalhado com vários grupos acompanhando inúmeras vozes do jazz e música pop.



João Custódio | Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa no curso de Contrabaixo onde estudou com Manuel Rego. Na área do Jazz estudou na Escola de Jazz do Barreiro e na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot club de Portugal. Estudou com Zé Eduardo, Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Mário Delgado, Afonso Pais, entre outros. 
Activo como músico desde 2001 na área do jazz, tocou com Júlio Resende, Diogo Vida, Victor Zamora, Rodrigo Gonçalves, Mário Delgado, Nuno Ferrreira, Afonso Pais, Jorge Reis, João Moreira, Jacinta, Marta Hugon, Jorge Moniz, Bruno Santos, entre outros. 
Fora do jazz actua regularmente com os Irmãos Catita, tendo já trabalhado com Jorge Palma, Vitorino, entre outros. Colaborou com grupos de teatro e de dança contemporânea.



Jorge Moniz | Estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional onde concluiu o 7º grau do curso de Piano. Simultaneamente, estudou bateria na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (1999) e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Doutorou-se em Artes pela Faculdade de Letras de Lisboa em 2017, onde estudou a temática da música para cinema. 
Leciona no Conservatório Regional de Setúbal, Universidade Lusíada de Lisboa e Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, do Hot Club de Portugal. Foi fundador da Escola de Jazz do Barreiro em 1999. 
Ao longo do seu percurso como músico tem integrado e gravado com inúmeros projectos, maioritariamente na área do Jazz. 
Em 2010 editou o seu primeiro álbum em nome próprio com o título Deambulações que foi bastante aclamado pela critica. O seu 2º álbum, com o título Inquieta Luz, chegou em 2014. 
Atualmente integra, entre outros projectos, o quarteto de Beatriz Nunes desde 2012, tendo participado no álbum Canto Primeiro, editado em 2018 e a banda do cantautor bejense Paulo Ribeiro, com quem tem colaborado em inúmeros projectos ao longo dos últimos anos. 
Editou recentemente, em parceria com Luís Barrigas e João Custódio, o álbum Indra, do projecto homónimo. 
Simultaneamente desenvolve um intenso trabalho no campo da composição e arranjos para teatro e cinema, tendo composto recentemente a banda sonora do filme Fisherman (2018) de Dean Radovanovic. Para além da actividade como músico e compositor, desenvolve trabalhos de investigação etnomusicológica na área do Cante Alentejano.














Fotos Jorge Carmona / Antena 2