Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Concertos

Isabel Rato Quinteto | 9 Outubro 19h00

Liceu Camões

|

Isabel Rato Quinteto | 9 Outubro 19h00 Isabel Rato Quinteto | 9 Outubro 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


9 Outubro | 19h00


Auditório do Liceu Camões     
Entrada livre


Isabel Rato Quinteto

Isabel Rato, piano
João David Almeida, voz
João Capinha, saxofones (soprano, alto e tenor)
João Custódio, contrabaixo
Alexandre Alves, bateria


Apresentação novo disco 
Histórias do Céu e da Terra







O conjunto de canções que estão presentes em Histórias do Céu e da Terra, têm o seu foco principal na Língua Portuguesa e no Jazz. Este projecto que Isabel Rato apresenta é o seu segundo disco em nome próprio, com edição pela Nischo Records e conta com o apoio da Antena 2.


Isabel Rato tornou-se num dos nomes femininos mais destacados da nova geração de compositores portugueses na área do Jazz. Como líder do grupo tem formação e profundo interesse em várias áreas musicais. Todo este projecto tem composições e arranjos da sua autoria, e também do compositor Luís Barrigas e João Rato. Conta ainda com vários convidados, nomes relevantes do Jazz Português, como as cantoras Beatriz Nunes (cantora de Madredeus e compositora do seu álbum “Canto Primeiro”); Elisa Rodrigues (dois álbuns já editados “Heart Mouth Dialogues” e “As Blue as Red”), o acordeonista João Barradas (compositor e líder de vários projectos na área do Jazz, vencedor de inúmeros prémios); o guitarrista João Rato (compositor e guitarrista já consagrado, trabalha com músicos como André Sardet, Carolina Deslandes, Tiago Bettencourt, entre muitos outros), e ainda o Quarteto de cordas Arabesco (Quarteto do tema “Amar pelos Dois” vencedor do Festival da Eurovisão, liderado por Denys Stestenko).
Sendo a poesia também uma das fontes de inspiração, neste álbum foca-se na poesia de Fernando Pessoa, no heterónimo Ricardo Reis com o poema “Segue o teu Destino”.
Sendo profundamente influenciada também pela música tradicional portuguesa e das Músicas do Mundo, inspira-se para este disco com roupagens e sons das cores tradicionais, como é de referir o tema para o qual fez um arranjo “Linho Mourisco”.
Este disco convida-nos a uma viagem pelo som, pelas cores, memórias, lugares, sensações e estados de espírito… Expressa a sua vontade de escrever Música, homenageando os sons tradicionais portugueses com o Jazz, dedicando-se profundamente à palavra em português.






Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís




Isabel Rato | Compositora, arranjadora, pianista e produtora
Nome singular no panorama do Jazz em Portugal. Com reconhecimento imediato do seu álbum de estreia em nome próprio, Para Além da Curva da Estrada editado em 2016 pela Editora Sintoma Records. A compositora lança agora o seu segundo disco Histórias do Céu e da Terra. O seu quinteto é constituído por João David Almeida na voz, João Capinha nos saxofones (soprano, alto e tenor), João Custódio no contrabaixo e Alexandre Alves na bateria. 
Na sua música, visita universos musicais que vão do jazz à música clássica, ao folclore português ou à World Music, fruto das suas influências. Isabel Rato tornou-se num dos nomes femininos mais destacados da nova geração de compositores portugueses na área do Jazz. A sua música honra as palavras, as ditas e as interditas, preenchida de poesia por dentro e em torno. Música que nos fala enquanto tal, composições que nos falam como texto, sons que expressam significados, na realização de canção-poema. Fernando Pessoa é um dos Mestres da palavra a dar novamente mote para o novo disco. Uma Música íntima, livre e sincera. 
Com licenciatura em Piano Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, teve como seu mentor e professor o pianista João Paulo Esteves da Silva. Frequentou aulas também com pianistas e músicos mundialmente reconhecidos como: John Taylor, Fred Hersch, Enrico Pieranunzi, Joshua Redman, João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Hal Galper, Kenny Werner, Vardan Ovsepian e Albert Bover. A pianista tem vindo a apresentar-se com o seu grupo de Jazz em várias salas e Festivais em Portugal como: Festival Internacional SeixalJazz 2018; Casa da Música, Porto; Auditório Municipal do Seixal; Festival de Jazz de Odemira; Ciclo de Jazz de Setúbal; Auditório dos Oceanos, Lisboa; Hot Club de Portugal, Lisboa; Ciclo de Jazz em Mafra; Jazz no Museu em S. Brás de Alportel; Centro Cultural de Cascais; entre muitos outros. 
Destaca-se ainda o seu mais recente duo “Veia” uma pareceria com a cantora Elisa Rodrigues, que marcou a sua estreia em Outubro de 2018, contando já com concertos no Festival de Jazz de Galway na Irlanda, Festival Caldas Nice Jazz 2018, entre outros. 
Tem tocado com vários músicos na área do Jazz e música improvisada ao longo destes anos como Desidério Lázaro, João Barradas, Edgar Caramelo, Sofia Vitória, João Hasselberg, Elisa Rodrigues, Beatriz Nunes, Joel Silva, Jorge Moniz, João Lencastre, João Capinha, Pedro Madaleno, Edu Miranda, Nanã Sousa Dias, José Menezes, Bruno Pedroso, Luís Candeias, André Rosinha, entre outros.


Isabel Rato nasceu em Lisboa em 1981. Iniciou os seus estudos de piano com Julieta Boavida com apenas 5 anos. Frequentou aulas de ballet clássico e desde cedo se apresentou em espetáculos de teatro, dança e música. Aos 12 anos iniciou também o estudo de guitarra clássica e eléctrica em Cascais. Mais tarde prosseguiu os estudos de piano na área da Música Clássica e Improvisada, Guitarra Clássica, Teoria, Harmonia, Voz, Coro e História da Música. Mais tarde, estudou piano com a professora e concertista Maja Stojanovska. Estudou também canto com a professora e cantora Paula Oliveira. 
Desde os 18 anos que se apresenta profissionalmente como pianista e teclista de vários grupos e artistas do panorama musical português dos quais se destacam: Despe e Siga, Linha da Frente, Mikkel Solnado, Samuel Quedas, Chen Liony, Carolina Deslandes, entre muitos outros. Já partilhou o palco com nomes como Maria João e Mário Laginha, Luís Represas e Corvos. No The Voice da RTP tocou com vários artistas destacando Daniela Mercury e Rui Reininho. 
Enquanto professora, lecciona as disciplinas de piano Jazz e piano Clássico em várias escolas na região de Lisboa como: Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal; Escola Michel Giacometti em Cascais; e Colégio Guadalupe no Seixal. 
Discografia: Luís Varatojo - Linha da Frente; Flow de Filipa Quintino; Os Eléctricos de Miguel Castro; Para Além da Curva da Estrada, disco de originais em nome próprio 2016. 



João David Almeida | Voz 
Nasceu e vive em Lisboa. Após a licenciatura em jornalismo e formação na guitarra-jazz e no canto lírico, o jazz vocal ganhou terreno e tornou-se central no seu percurso. Depois de ter estudado com Joana Machado, formou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi orientado por Afonso Pais, Bernardo Moreira, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, entre outros. 
Partilhou o palco e o estúdio com músicos como Bruno Pedroso, Nelson Cascais, João Paulo, Jorge Reis, Pedro Madaleno, Yuri Daniel, Rita Maria, João Barradas, Perico Sambeat, entre outros. 
Atualmente colabora com diversos músicos e colectivos ligados à música improvisada e à canção. 
Discografia: That Smile on Your Face, Pedro Madaleno, 2015; Para Além da Curva da Estrada, Isabel Rato, 2016; Short Stories Band - Resilience, Javier Alcantara, 2016.



João Capinha | Saxofone
Professor na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Conservatórios de Lisboa e Caldas da Raínha. 
Integra a Big Band do Hot Clube de Portugal, Reunion Big Jazz Band, Tora Tora Big Band, Big Band do Barreiro, Big Band do Municipio da Nazaré. Como freelancer trabalha também com Bruno Pernadas, Tabanka Djaz, Eduardo Paím, "20 canções para Zeca Afonso", K7, Paulo Duarte, Overground Jazz Collective, entre outros. Lidera as formações "doBop & drums" e "Diabolus in Jazz”. Tem também o seu próprio projecto na área do Jazz “J.C. Project”.
Iniciou os estudos musicais aos 10 anos. Frequentou o Conservatório de Caldas da Rainha onde concluiu o 5ºgrau. Frequentou entre outros: Cursos de Jovens Músicos das Caldas da Rainha, 3º Workshop de Jazz Internacional de Tavira, 2º Estágio de Big Band - Instituto Piaget / HCP. 
Participou na Festa do Jazz no Teatro S.Luiz em 2005 e 2008 e na Orquestra de Sopros do Oeste. Lecionou no Musicaldas 2010, na área de Introdução ao Saxofone Jazz e Combo. Colaborou em gravações na área da música Pop e Hip-Hop. Trabalhou com vários professores como Mário Marques, Perico Sambeat, Henk Van Twillert, Pedro Moreira, Bernardo Sassetti, Greg Tardy, Francisco Blanco “Latino”, John Swana, Pedro Madaleno, Michael Lauren, Adelino Mota, Jorge Reis, Lars Arens, Afonso Pais e Gonçalo Marques.



João Custódio | Contrabaixo
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa no curso de Contrabaixo onde estudou com Manuel Rego. Na área do Jazz estudou na Escola de Jazz do Barreiro e na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot club de Portugal. Estudou com Zé Eduardo, Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Mário Delgado, Afonso Pais, entre outros.
Ativo como músico desde 2001 na área do jazz, tocou com Júlio Resende, Diogo Vida, Victor Zamora, Rodrigo Gonçalves, Mário Delgado, Nuno Ferrreira, Afonso Pais, Jorge Reis, João Moreira, Jacinta, Marta Hugon, Jorge Moniz, Bruno Santos, entre outros. 
Fora do jazz atua regularmente com os Irmãos Catita, tendo já trabalhado com Jorge Palma, Vitorino, entre outros. Colaborou com grupos de teatro e de dança contemporânea.



Alexandre Alves
 | Bateria 
Começou a ter aulas em 1993 com Manuel Barreto e ao longo dos anos foi frequentando workshops de jazz. Em 2003 começou a ter aulas com Carlos Miguel na escola JB jazz, tendo posteriormente tido aulas tambem com Bruno Pedroso. 
Em 2004 começou a tocar profissionalmente em grupos de estilos desde o pop, tradicional e jazz. Em 2005 teve aulas com Bruno Pedroso. Foi determinante ter começado a tocar na Reunion Big Band (2006) e Luis Barrigas. 
Em 2008 gravou o disco Doamor de Paulo de Carvalho, tocou com Susana Felix, Mafalda Veiga, Ciganos de Ouro, André Sardet. 
Entre 2008 e 2011 licenciou-se em Bateria jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem dado aulas na Academia de Música de Alcobaça. No contexto do curso profissional de jazz, na Academia de Música de Telheiras e na Improviso. 
Tem tocado também com João Gil, Tiago Lamy, Nanã Sousa Dias, Alexandre Manaia, Nicole Eitner, Frederico BC, Pedro e os Lobos, Amberlights, jazz e poesia com Manuel Lourenço e Nicolau Santos, Berg, entre outros.











 Fotos Jorge Carmona / Antena 2