Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Susana Valente

Concertos

ISEG | 09 janeiro 2013

|

 

AUDITÓRIO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO
Dia 9 de janeiro às 19h00

Programa

R. Schumann Fantasiestücke Op. 88

3. Duett. Langsam und mit Ausdruck

J. Brahms Trio Nº 3 em dó menor, Op. 101

1. Allegro energico
2. Presto non assai
3. Andante grazioso
4. Allegro molto

INTERVALO

F. Schubert Trio Nº 2 em mi bemol maior, D.929

1. Allegro
2. Andante con moto
3. Scherzando. Allegro moderato
4. Allegro moderato


TRIO LISBOA

Constituído por três dos mais reputados músicos do panorama nacional, que partilham as mesmas raízes musicais, esta formação surge da vontade em fazer música de câmara de qualidade, beneficiando das múltiplas experiências vividas por cada um dos seus elementos em diferentes agrupamentos e contextos musicais. A decisão de formar este agrupamento visa também dotar o meio musical português com uma formação de Trio com Piano, preenchendo um espaço na música de câmara nacional que só esporadicamente vem sendo ocupado.

Tiago Neto | violino
Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Jovens Músicos (em Violino e em Música de Câmara) e o Aberdeen International Music Festival (Escócia), Tiago Neto é um dos mais destacados violinistas portugueses da sua geração. Concluiu a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa com a classificação máxima de 20 valores em Violino e em Música de Câmara, sob orientação de Khatchatour Amirkhanian e Olga Prats. Atua regularmente em Portugal e no estrangeiro, como solista, músico de câmara e em diversas orquestras, colaborando frequentemente com a Orquestra Gulbenkian. Em 2010, concluiu em Inglaterra, com a classificação de “Excelente”, o Doutoramento em Música (Violin Performance). Atualmente, é Professor de Violino na Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Gregoriano de Lisboa e Professor do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget. Paralelamente aos seus estudos musicais, concluiu a Licenciatura em Gestão e o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

Nuno Abreu | violoncelo
Um dos mais destacados violoncelistas da sua geração é vencedor de vários prémios a nível individual e de música de câmara, como o Prémio Jovens Músicos ou o Concurso do Estoril, conciliando atualmente a sua carreira de solista com a de docente no Instituto Gregoriano de Lisboa. Iniciou os seus estudos com Maria José Falcão e mais tarde com Paulo Gaio Lima. Participou em várias Master classes de violoncelo e música de câmara com os mais conceituados professores como Ralph Kirshbaum, Frans Helmerson e Bernhard Greenhouse, entre outros. Colabora frequentemente com várias orquestras, onde teve oportunidade de trabalhar com maestros como Gustavo Dudamel, Christoph von Dohnányi e Charles Dutoit. Tem atuado em vários concertos em Portugal e no estrangeiro como solista e em música de câmara. Críticos aclamaram as suas interpretações como sendo “um excelente solista, com um som muito bonito e uma técnica irrepreensível” (Jornal Público). Em 2007 concluiu o Mestrado em Performance na Northwestern University School of Music (Chicago), na classe de Hans Jorgen Jensen, com a máxima classificação.

Paulo Pacheco | piano
Natural dos Açores (São Miguel), estudou piano nas classes de Graça Paiva Cunha e de António Teves no Conservatório Regional de Ponta Delgada. É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Miguel Henriques, e obteve o mestrado em Piano Performance na Universidade do Norte do Texas, sob a orientação de Vladimir Viardo. Obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara (nível superior) no Concurso Prémio Jovens Músicos/1999, o 3º Prémio no «Concerto Piano Competition MTNA», entre outros. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara com o Trio.pt e com o flautista Nuno Inácio. É professor na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Superior de Música de Lisboa e membro da Associação Europeia de Professores de Música de Câmara.