Ouvir
A Propósito da Música
Em Direto
A Propósito da Música Alexandre Delgado

Concertos

ISEG | 25 janeiro 2012

Concerto Antena 2

|





Auditório da CGD do Instituto Superior de Economia e Gestão

Filipa Lopes | Soprano
Ana Serôdio | Meio-soprano
Paulo Oliveira | Piano


Programa


Mendelssohn Seis duetos Op.63
Bellini/Liszt Introdução e Polaca da ópera I Puritani, piano solo
Liszt Valse-Caprice Nº 6, Soirées de Viennes, piano solo
Schumann Drei Zweistimmige Lieder Op.43
                  Bedeckt mich mit Blumen
                  Botschaft


Filipa LopesSoprano

Estudou Canto com Amador Cortés Medina, Lia Altavila, Isabel Biu, Elsa Saque e Filomena Amaro, com quem finalizou o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com elevada classificação. Efetuou cursos de aperfeiçoamento com Helmut Lips, Liliana Bizineche, Mercè Obiol, Montserrat Caballé, Elena Dumitrescu Nentwig e Susan McCulloch. Cantou nas peças teatrais “As Suplicantes” (música de A.C. Medina, Teatro Municipal de Almada), “As Troianas” (música de Eduardo Paes Mamede, Teatro Nacional D. Maria II), na cantata cénica “Sobre o Vulcão” (música de Luis Bragança Gil nos Encontros Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian) em eventos, gravações de discos e publicidade. Apresentou-se em concertos como solista na “Fantasia em dó menor” de Beethoven, “Oratório de Natal”, de Saint-Säens (com Orquestra Sinfónica Portuguesa), “Magnificat” de Bach, “Te Deum” de Inácio de Azevedo, em cenas das óperas "Peer Gynt" de Werner Egk e de Eduard Grieg, no "Te Deum" de Charpentier com Orquestra Sinfónica Portuguesa, nos espectáculos Passionata em Espanha e na Tailândia, (integrado nas cerimónias festivas dos Jogos Olímpicos Asiáticos - 24th S.E.A. Games), e em diversos concertos de Lied, Ópera e Oratória, nomeadamente nos Ciclos de Música de Câmara do T.N.S.Carlos entre 2008 e 2010 inclusivé, em Lisboa e em vários pontos do país como Vila Real de Santo António, Évora, Setúbal, Sesimbra e Óbidos. No domínio operático destacam-se os papéis de Sacerdotisa na “Aida” de Verdi (Operama Spectacular), Madame Herz em “Der Schauspieldirektor” de Mozart (Operanova), Lia em “L’Enfant Prodigue” de Debussy (versão concerto), Cathleen em “Riders to the Sea” de Vaughan Williams (Acarte-Gulbenkian, Festival de Mateus), Carlota nas “ Damas Trocadas” de Marcos Portugal (Operaclassica.pt), Deusa-Pirata-Capitã na “ Saga” de Jorge Salgueiro (O Bando; Prémio da Crítica Melhor Espectáculo 2008, nomeação Globos de Ouro e prémio Melhor Encenador 2008) e Barbarina nas “Bodas de Fígaro” de Mozart (TCC, Orquestra Camerata Académica de Salzburg, Festival Rota dos Monumentos). Na temporada lírica do T.N.S.Carlos 2010-11 foi Cover da protagonista Gretel da ópera “Hänsel und Gretel” de Humperdinck e Cover da personagem Ciesca da ópera “Gianni Schicchi” de Puccini. Trabalhou sob a direção de Nicolay Lalov, Erwin Liszt, Fernando Fontes, Armando Vidal, João Paulo Santos, Sébastien Rouland e Martyn Brabbins, entre outros. Membro do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos desde 1995, também aqui interpretou diversos solos em concertos e óperas, nomeadamente em “Madama Butterfly”, “A Raposinha Matreira” e “Manon Lescaut”. É Coordenadora para o mercado nacional clássico e Studio Manager do estúdio de referência O Ganho do Som. Futuros compromissos incluem vários recitais, nomeadamente no Ciclo de Concertos de Música de Câmara no Foyer do T.N.S.Carlos e o Requiem de J.D. Bomtempo.


Ana Serôdio - Meio-soprano

Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa na classe de canto da Professora Filomena Amaro. Posteriormente seguiu os seus estudos de canto com Liliana Bizineche, Helmut Lips e, mais recentemente, com Pamela Hamblin. É membro do Coro do T.N.S. Carlos desde Setembro de 1996, com o qual se tem apresentado como solista em algumas produções, nomeadamente, Requiem de Alfred Schnittke, Salmo 129 de Oscar Esplá, Cinq Rechants de Olivier Messiaen para 12 vozes solistas e Requiem de Schumann, op.148. No domínio da ópera integrou os elencos de The English Cat de Hans Werner Henze (Lady Toodle) e Le Vin Herbé de Franck Martin (Iseult aux Blanches Mains), ambos com direcção de João Paulo Santos e encenação de Luís Miguel Cintra; Manon Lescaut de Puccini (quarteto de madrigalistas); Werther de Jules Massenet (Kätchen) e Il Matrimonio Segreto de Cimarosa (Fidalma), este último apresentado no CAE da Figueira da Foz. Na Culturgest, integrado na programação “Brasil e Portugal na música do século XX” interpretou Trio de César Guerra Peixe, para voz, violino, violoncelo e piano. Com a Orq. de Câmara de Cascais e Oeiras interpretou o papel de Dorina numa versão portuguesa da ópera L’Oro non Compra Amore de Marcos Portugal. Em produções do T.N.S.Carlos cantou uma das Bruxas de “Dido e Eneias” de Purcell, a Rainha da ópera “Bela Adormecida” de Respighi, cover do protagonista Hänsel da ópera “Hänsel und Gretel” de Humperdinck e cover do meio-soprano da Petite Messe Solennelle de Rossini.


Paulo Oliveira - Piano

Nasceu em Vila do Conde em 1979 e estudou com Felipe Silvestre, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano na Academia de Música de S. Pio X com a classificação máxima, em 1998. Posteriormente estudou com Tania Achot, em cuja classe concluiu o Curso Sup.de Piano na Escola Sup. Música de Lisboa. Como bolseiro da F.C. Gulbenkian iniciou estudos na Universidade do Kansas com Sequeira Costa, concluindo em 2005 o “Masters in Piano Performance”. Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento com pianistas como Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov. Premiado em diversos concursos, destacam-se o 1º prémio no “Concurso Internacional Bartok-Kabalevsky-Prokofiev”, em 2003, o prémio para o melhor candidato português no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta”, em 2004, e o 2º prémio no “Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglês”, em 2009. Foi vencedor por dois anos consecutivos, 2004 e 2005, da “Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition”. Apresentou-se a solo, com orquestra e em recitais de música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Brasil e E.U. A. Apresentou-se recentemente em duo com a violoncelista Teresa Valente Pereira no Palau de la Música Catalana em Barcelona. Em 2007 foi convidado a participar no Festival de Música da “Radio France”, em Montpellier. No mesmo ano apresentou-se no T.N. D. Maria II, num recital transmitido em direto pela Antena 2. Sob a orientação de Sequeira Costa finaliza atualmente o “Doctor in Musical Arts”, na Universidade do Kansas. O seu programa de Doutoramento é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). É membro fundador da OUTRARTE, um projeto centrado na concepção e apresentação de programas multidisciplinares. Interpretou o Concerto Nº 2 de Beethoven com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no T.N.S.Carlos na temporada 2010-11.