Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Concertos

João Carreiro, Ricardo Marques e Guilherme Melo | 22 Dezembro 21h30

Cascais Jazz Club

|

João Carreiro, Ricardo Marques e Guilherme Melo | 22 Dezembro 21h30 João Carreiro, Ricardo Marques e Guilherme Melo | 22 Dezembro 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


22 Dezembro 21h30

Cascais Jazz Club

Ciclo Jazz em Cascais 

João Carreiro, Ricardo Marques e Guilherme Melo


João Carreiro, guitarra
Ricardo Marques, contrabaixo 
Guilherme Melo, bateria






Grupo formado por três jovens músicos que se conheceram em 2012 na cidade de Lisboa, e que desde então se tem dedicado a explorar as mais variadas áreas da improvisação jazzística. 
Neste concerto comprometem-se a interpretar um conjunto de “Standards” do cancioneiro americano de uma forma bastante livre e espontânea, muito inspirados quer pelas correntes do Jazz tradicional, quer pela música mais moderna e contemporânea.




Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo        





Ricardo Marques, nasceu em Coimbra em 1994, e iniciou a sua aprendizagem no baixo eléctrico aos 12 anos de idade, na escola secundária onde estudava. Com 13 anos, ingressou na escola de música "Sítio de Sons", onde se manteve durante 5 anos. Durante esse tempo, teve a possibilidade de formar uma banda chamada "The Grapevine" e com a mesma tocou em vários palcos, dos quais se destacam: "Festa das Latas" (festa académica de Coimbra); "ArganilRock"; Teatro Académico Gil Vicente. Já com 16 anos, foi representar a sua escola à Festa do Jazz do São Luiz onde lhe foram atribuídos os prémios de Melhor Instrumentista (Baixo Eléctrico) e Menção Honrosa de Melhor Combo.
Iniciou os seus estudos no contrabaixo com 18 anos, na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club Portugal). Nesse mesmo ano, representou a mesma, na Festa do Jazz do São Luiz, onde foi distinguido com os seguintes prémios: Menção Honrosa de Melhor Instrumentista (Contrabaixo) e Menção Honrosa de Melhor Combo.
Frequenta a licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), escola que também representou na Festa do Jazz do São Luiz, e faz parte de vários projectos/bandas que envolvem sonoridades diferentes, dos quais se destacam: Carolina Deslandes, Luísa Sobral, Pedro Abrunhosa, April Ivy, Kumpania Algazarra, Fatzilla e HOME. Este último, grupo do acordeonista João Barradas, foi o vencedor do Prémio Jovens Músicos 2016, na categoria de Jazz Combo.



Guilherme Melo nasceu em Coimbra a 17 de Maio de 1994. Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos e mudou-se para Lisboa aos 18 anos, após ter entrado em 1º lugar na Escola Superior de Música de Lisboa. É licenciado em Jazz pela ESML.
Aos 19 anos foi reconhecido com uma “Menção Honrosa de Melhor Instrumentista” no concurso anual da Festa do Jazz do S.Luiz e em 2016, com apenas 21, anos gravou o primeiro álbum da sua carreira, com um grupo chamado “L.A Banda Larga”, formado de raiz pelo conhecido trombonista Lars Arens. No mesmo ano, foi parte integrante do grupo “HOME”, que venceu o Prémio Jovens Músicos (2016) na categoria “Jazz Combo”, grupo este liderado pelo famoso acordeonista João Barradas.
Em Novembro de 2016, ficou em 2º lugar no concurso internacional de jovens músicos de jazz “Jo Jazz 2016”, que teve lugar em Havana (Cuba).
Ao longo da sua curta carreira já teve a oportunidade de colaborar com alguns dos músicos mais prestigiados do panorama do Jazz nacional como Gonçalo Marques, Nelson Cascais, Jeffery Davis, Oscar Graça, João Moreira e Pedro Moreira.




Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP