Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

João Costa Ferreira | 23 Fevereiro 19h00

Instituto Superior Economia e Gestão

|

João Costa Ferreira | 23 Fevereiro 19h00 João Costa Ferreira | 23 Fevereiro 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


23 Fevereiro | 19h00

Auditório Caixa Geral Depósitos, 


João Costa Ferreira, Piano


Obras para piano de José Vianna da Motta


Programa

José Vianna da Motta (1868-1948) - Fantasiestück, Op. 2

José Vianna da Motta (1868-1948) - Zwei Klavierstücke nach A. Böcklin
           a) Meeresidylle
   b) Im Spiel der Wellen

José Vianna da Motta (1868-1948) - Cinco Rapsódias Portuguesas
   1ª Rapsódia Portuguesa, “Fados”
   2ª Rapsódia Portuguesa
   3ª Rapsódia Portuguesa
   4ª Rapsódia Portuguesa, Oração da tarde
   5ª Rapsódia Portuguesa, São João




Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís









Pianista português detentor do prestigiado “Diplôme Supérieur d’Exécution” da École Normale de Musique de Paris / Alfred Cortot, instituição onde estudou com Marian Rybicki e Guigla Katsarava. É também investigador, titular de uma Licenciatura e de um Mestrado de Investigação em Música e Musicologia pela Université Paris-Sorbonne, instituição onde lecionou enquanto tutor. Atualmente, prossegue os seus trabalhos de investigação em Doutoramento nessa universidade sob a direção da musicóloga e filósofa Danielle Cohen-Levinas, estudando, nomeadamente, a escrita, técnica e interpretação pianísticas na obra de José Vianna da Motta.
Detentor de vários prémios, destacando-se o 2º prémio (1º prémio não atribuído) no XVº Concurso Internacional de Piano Maria Campina e o 1º prémio “Musicologia” no 8º Concurso “Jeunes solistes de la Sorbonne”. Em 2015, João Costa Ferreira foi galardoado pela Cap Magellan com o prémio “Melhor revelação artística” numa gala para a celebração da República Portuguesa realizada nos salões do Hôtel de Ville de Paris.
Atua regularmente em Portugal, França e Holanda, tendo gravado várias vezes para a RDP-Antena 2. Apresentou-se, enquanto solista, com a Orquestra de Sopros e a Orquestra de Cordas do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção dos Maestros Alberto Roque e Ernst Schelle. Trabalha em projetos de interpretação de obras para piano a quatro mãos com o pianista Bruno Belthoise.
Iniciou a sua atividade de pedagogo em 2009 sendo convidado como assistente do pianista francês Jean Martin para lecionar no âmbito de master classes realizadas em França. Além disso, João Costa Ferreira é frequentemente convidado a orientar master classes em conservatórios de música de Portugal. Atualmente, é pianista acompanhador do Conservatoire de Musique Georges Bizet de Paris.
Artista da AvA Musical Editions e colabora com a editora para a publicação de obras de José Vianna da Motta. Correntemente, prepara a gravação de um CD áudio dedicado a obras para piano solo deste compositor na editora Grand Piano (do grupo Naxos).
Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria com o Professor de piano Luís Batalha.