Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Concertos

João Lucena e Vale, José Bon de Sousa, piano a 4 mãos | 4 Abril 21h30

O'culto da Ajuda | Lisboa

|

João Lucena e Vale, José Bon de Sousa, piano a 4 mãos | 4 Abril 21h30 João Lucena e Vale, José Bon de Sousa, piano a 4 mãos | 4 Abril 21h30

4 Abril 21h30

O'culto da Ajuda, Lisboa


José Bom de Sousa | João Lucena e Vale

Música do Século XX/XXI para piano a 4 mãos


Programa

Francis Poulenc (1899-1963) - Sonatina
    Prelude, Rustique, Final

Giorgy Ligeti (1923-2006) - Marcha
  - Estudo Polifónico
  - Três Danças Nupciais
Allegro, Andantino, Allegro
  - Sonatina
Allegro, Andante, Vivace

Daniel Schvetz (1955) - "Entre Douro e Vouga"
1 – Serandeiro
2 – Rusga em Santa Maria da Feira
3 – Vira Valseado
4 – O malhão
5 – Canário
6 – Cantem os Anjos
7 – Ora, bate Mariana
8 – Só Romaria
9 – Batem à porta, quem é, quem é?
10 – Tum Tum Tum

Fernando Lapa (1950) - "Storyboard", 6 miniaturas para piano a 4 mãos
1 – Véspera de Verão
2 – As pombas no telhado
3 – Aparição
4 – Silêncio branco
5 – Um fósforo na madrugada
6 – O milagre das rosas

Astor Piazzolla (1921-1992) - História do Tango
  Café 1930
  Nightclub 1960



Transmissão em direto
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo








João Lucena e Vale Iniciou os estudos de piano aos 6 anos, tendo concluído o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto. Posteriormente estudou na Universidade de Aveiro, com Olga Prats, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko, sendo licenciado em Ensino de Música. Estudou na École Normale de Musique de Paris com Marian Rybicki, onde obteve os diplomas de Piano e Musica de Câmara, nos níveis de Ensino, Execução e Concertista. Participou em várias Masterclass, com Dalton Baldwin, Jean Fassina, Helena Sá e Costa, D. Voskresensky e Chow Ching Lie. Atua regularmente como solista, em grupos de Música de Câmara ou Corais, tanto em Portugal como no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Hungria, Bélgica, Holanda, Suíça, França), contribuindo para a divulgação da música portuguesa e estreando e divulgando obras de compositores portugueses, colaborando com as principais instituições culturais do país. Gravou, com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, um CD com canções de Delfina Figueiredo e um CD com o soprano Cláudia Pereira Pinto, com canções de Amílcar Vasques Dias.
É professor de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.



José Bon de Sousa Nasceu em Lisboa, onde estudou com Artur Santos. Em 1981, partiu para Viena de Áustria como bolseiro e aí trabalhou, ao longo de quatro anos, com Leonid Brumberg. Trabalhou com pianistas como Helena Sá e Costa e Tatyana Nicolaieva, Jorg Demus, Palanicek e Sequeira e Costa, entre outros. Ao longo da sua carreira de pianista, apresenta-se em recitais a solo, concertos com orquestra e em música de câmara.
Participou em Festivais e foi júri de concursos internacionais. Efetuou tournées por todo o mundo, desde a Europa, Estados Unidos da América, Canadá até à China e Índia. Gravou um CD de obras para piano de Francisco Lacerda - Treinte-six histoires pour amuser les enfantes d’un artiste. Em parceria com o flautista João Pereira Coutinho, gravou os CD’s Encontro, com obras do séc. XX, e Recital Para El-Rei D. Fernando, com obras apresentadas, em Lisboa no séc. XIX. Em 2015 gravou com Ana Paula Russo Homenagem a Artur Santos com Harmonizações de Canções Populares Portuguesas e Sonata para piano solo.
É professor na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.