Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Concertos

João Pedro Silva - HOME | 15 Outubro | 19h00

Antena 2 | ISEG

|

João Pedro Silva - HOME | 15 Outubro | 19h00 João Pedro Silva - HOME | 15 Outubro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada de Concertos Antena 2

15 Outubro | 19h00

Auditório do
Concerto à porta fechada


João Pedro Silva 

João Pedro Silva, saxofone
Ana Filiia Serrão e Nuno Rodrigues, violinos
Carlos Lourenço, viola d'arco
Nelson Ferreira, violoncelo
Pedro Vieira de Almeida, piano


Programa

Apresentação do álbum HOME*

Música de Andy Scott 

Fujiko
João Pedro Silva, saxofone
Ana Filiia Serrão e Nuno Rodrigues, violinos
Carlos Lourenço, viola d'arco
Nelson Ferreira, violoncelo

Laissez le bons temps rouller! Concerto p/ saxofone e orquestra
1- From a Distance...
2 - Arcturus lights the World Fair
3 - Far Beyond the Stars
4 - Laissez les bons temps rouler!

João Pedro Silva, saxofone
Pedro Vieira de Almeida, piano

Home
João Pedro Silva, saxofone

Deep Blue
João Pedro Silva, saxofone
Pedro Vieira de Almeida, piano

Westland
João Pedro Silva, saxofone
Pedro Vieira de Almeida, piano

MHP
João Pedro Silva, saxofone
Pedro Vieira de Almeida, piano

My Mountain Top
João Pedro Silva, saxofone
Texto e narração de Lemn Sissay
  
* Álbum com apoio Antena 2, lançado a 1 de setembro de 2020






HOME é uma colaboração entre o vencedor do British Composer Award Andy Scott e o saxofonista português João Pedro Silva.
HOME é uma viagem de imaginação e cor, do virtuosismo de Laissez les Bon Temps Rouler!(uma gravação em estreia mundial) para a bela tranquilidade de Fujiko, o álbum é desafiante para os intérpretes mas acessível ao público, com uma obra solo virtuosística, HOME, composta especialmente para a ocasião.
A música não conhece fronteiras e o álbum HOME é a celebração de uma colaboração especial entre o Reino Unido e Portugal, onde estilos musicais se encontram e se fundem, da base clássica com o natural jazz, o folk e influências latinas.






Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís



João Pedro Silva | Artista internacional Yamaha e D’Adarrio Woodwinds, apresenta-se regularmente a solo, destacando-se os concertos com a Orquestra de Câmara da GNR, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Sopros da Metropolitana, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Banda da Armada Portuguesa, Percussões da Metropolitana, Ensemble de Saxofones del Liceu (Barcelona), Banda de Música SFH, Ensemble de Palhetas duplas, entre outras. 
Como convidado tem integrado diversas formações, destacando-se Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Big Band do Hot Clube de Portugal, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Solistas de Lisboa, tendo trabalhado com conceituados maestros como Eric Stearn, Alain Guingal, Wayne Marshall, entre outros. 
Representou Portugal no XIV, XVII e XVIII Congresso Mundial de Saxofone em Liubliana, Estrasburgo e Zagreb, respectivamente, onde se apresentou com duo João Pedro Silva e Pedro Vieira de Almeida, Quarteto Artemsax. BROS Quartet, fusiON OUT, Tenor Sax Colletive, D’Addario Ensemble, Ensemble de Saxofone da Metropolitana e foi convidado para ser orador numa conferência sobre nova pedagogia musical no âmbito da aprendizagem do saxofone. 
É membro fundador do quarteto internacional de saxofones BROS quartet, com o qual gravou e editou o disco “Pagine”, de Salvatore Sciarrino, editado pela editora Italiana Stradivarius. Obteve o reconhecimento, pelo Ministério da Cultura, pelo disco/espetáculo “Entre Paredes”, do Quarteto Artemsax, tendo este sido declarado de “Relevância Cultural. Com o mesmo quarteto realizou uma tournée por Guiné-Bissau a convite do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa em Bissau. Ainda com os Artemsax recebeu o “Prémio Carlos Paredes” de melhor disco de música Portuguesa editado em 2016 (exáqueo com o disco do fadista Ricardo Ribeiro). Foi condecorado pela Câmara Municipal de Palmela com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. 
Trabalha regularmente em colaboração artística com diversos compositores, na criação de novo repertório para saxofone. Tem estabelecido uma contínua parceria com a Antena 2 nos projetos realizados. Foi jurado convidado de 32ª edição do Prémio Jovens Músicos. 
Como solista editou os discos “TIBI – Nova Música Contemporânea Portuguesa e Americana para saxofone” e “João Pedro Silva interpreta Jorge Salgueiro”, volumes I e II, os dois primeiros de uma trilogia discográfica, que visa editar, em disco, a obra integral para saxofone do compositor Jorge Salgueiro (com a participação de Pedro Vieira de Almeida, no piano e Pedro Santos, no acordeão, Quarteto Artemsax e Ensemble de Saxofones da Metropolitana). 
Em coautoria com Lino Guerreiro, escreveu o livro “O Saxofone Pedagógico”, o primeiro método português para a aprendizagem do saxofone, editado pela AVA Musical Editions e com prefácio de Claude Delangle, Professor do Conservatório Superior de Música e Dança de Paris. 
É membro do Bros Quartet, Artemsax, Duo Pedro Santos e João Pedro Silva, L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, Duo João Pedro Silva e Pedro Vieira de Almeida, Tenor Saxophone Colletive e TERRA, com os quais se tem apresentado por todo o País e Estrangeiro e editou diversos trabalhos discográficos. 
É Professor de Saxofone e Música de Câmara na Escola Profissional de Música da Metropolitana, e Conservatório Regional de Palmela. É membro fundador e vice-presidente da APS Associação Portuguesa do Saxofone. Integrou a organização do EURSAX 17, Congresso Europeu de Saxofone. É Diretor artístico do FISP Festival Internacional de Saxofone de Palmela e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana. 
Mestrado em Música – Performance (saxofone) e Mestrado em Ensino da Música (saxofone) pela Escola Superior de Música de Lisboa. Doutorando em música, performance, na Universidade de Évora. 
Natural de Palmela, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, com Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal) com Pedro Moreira e na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão. Em regime de Masterclasse também estudou com Daniel Deffayet, James Houlik, Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau, Vicent David, Carlos Martins, Jerry Bergonzi entre outros. Foi laureado de diversos concursos nacionais e internacionais.

É na liberdade artística que João Pedro Silva encontra o seu lugar e no saxofone a sua voz. O gosto pela diversidade e pelo cruzamento de estéticas constituem o caminho aberto que o saxofonista tem construído há mais de 25 anos. 





Andy Scott | Integra o Apollo Saxophone Quartet. É Professor no North Royal College of Music



Pedro Vieira de Almeida | Pianista em diversos projetos de música de câmara.
Professor na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Almada



Ana Filipa Serrão | Iniciou a sua formação musical em 1988, aos cinco anos de idade, com Carlos Gama e Dália de Lacerda, no Fundão, e os seus estudos de violino em 1998, com Manuel Gomes. A sua experiência artística e pedagógica é vasta. Lecionou no Conservatório Regional Silva Marques (Alhandra), na Academia de Música de Alcobaça e na AMO (Colégio de S. Tomás, Colégio Avé Maria e Colégio Mira Rio), na Casa Pia de Lisboa e lecciona actualmente no Projecto Geração e no Conservatório Regional de Palmela.
Trabalhou com a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Aproarte, Orquestra da Semana Internacional de Música do Luxemburgo, Orchestrutópica, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras. Participou em várias masterclass com Pavel Arefiev, Agustin Dumay, Geraldo Ribeiro, António Anjos, Carmelo Santos, Günter Seifert, Aníbal Lima, Igor Naidin, Rainer Schmit, entre outros.
Trabalhou com conceituados maestros, como Richard Hortien, Vasco Azevedo, Luís Cipriano, Dominique Sourrisse, Jean Marc Burfin, Leonardo de Barros, Miguel Graça Moura, Marc Tardue, Ernst Schell, Joana Carneiro, António Soares, Roberto Perez, Michael Zilm e muitos outros.
É licenciada no curso de Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra, onde estudou com Agnes Sarossi e Aníbal Lima. Venceu em Setembro de 2007 o 1º Prémio (Nível Superior) de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos da RTP/Antena 2.



Nuno Rodrigues |

Carlos Lourenço | É Professor no Conservatório Regional de Palmela

Nelson Ferreira | É Professor na Universidade de Évora 










Fotos Jorge Carmona / Antena 2