Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Concertos

João Xavier | 27 Janeiro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

João Xavier | 27 Janeiro | 19h00 João Xavier | 27 Janeiro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2


27 Janeiro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão     


João Xavier

Recital de Piano





Programa

Schumann - Kreisleriana, Op.16

Mozart - Rondo em ré maior, K.485

Tchaikovsky - Grande Sonata em sol maior, Op.37





Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira van Holstein



João Xavier | Nasceu em 1993, em Lousada, e começou a estudar música no Conservatório do Vale do Sousa em 2003, onde terminou, em 2011, o 8º grau, na classe de Luísa Ferreira. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, com Pedro Burmester. Trabalhou também com a pianista Tania Achot e, na Scuola di Musica di Fiesole, em Itália, com Eliso Virsaladze, com quem mais tarde prosseguiu os estudos no Conservatório ‘Tchaikovsky’ de Moscovo, tendo-se graduado em 2020 com distinção. 
Foi laureado em vários concursos, nomeadamente no V Concurso de Piano da Póvoa de Varzim – 1º prémio; no X Concurso Florinda Santos – 1º prémio, e no 12º Concurso de piano Sta. Cecília – 1º prémio. Em 2011, obteve o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos, na categoria de piano – nível superior; e em 2014 o 3º prémio no Concurso Internacional de piano ‘Jaén’, em Espanha. Venceu recentemente, em 2021, o 22º Concurso de Interpretação do Estoril. 


Apresentou-se em concerto, a solo e com orquestra, em Portugal, Espanha, Itália e Rússia, em salas como o Salão Nobre do Palácio da Bolsa do Porto; o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian; a Sala Suggia, na Casa da Música; Teatros del Canal, em Madrid; na Sala Rachmaninov e no Pequeno e Grande Auditórios do Conservatório ‘Tchaikovsky’ de Moscovo, entre outras. 
Trabalhou com várias orquestras em Portugal, Espanha e na Rússia, nomeadamente com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian; a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; a Orquestra Cidade de Granada, a Orquestra Sinfónica de Estudantes do Conservatório de Moscovo, e com maestros como Pedro Neves, Nikolay Lalov, Günter Neuhold, Anatoly Levin e Vasily Sinaisky.
Atualmente, prossegue os seus estudos no Conservatório Real de Música de Bruxelas, sob orientação de Aleksandar Madžar.










Fotos Jorge Carmona / Antena 2