Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Concertos

Jorge Alves | 14 Janeiro 21h00

Grande Auditório

|

Jorge Alves | 14 Janeiro 21h00 Jorge Alves | 14 Janeiro 21h00

14 Janeiro | 21h00

Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco 
Produção: Alexandra Louro de Almeida / Cristina do Carmo / Zulmira Holstein


Gravação pela Antena 2/RTP
em O'Culto da Ajuda, Lisboa  
a 27 de novembro de 2018

  
Jorge Alves | Viola solo


Programa

Gérard Grisey - Prologue

Armando Santiago - Neume III *

Jaime Reis - GS65 **

Bruno Gabirro - ... .. ** (viola &live-electronics)

Miguel Azguime - Dedans-Dehors ** (viola &live-electronics)

* Estreia em Portugal  
** Estreia absoluta 





Reencontrar Grisey é por si só um motivo mais do que suficiente para se propor um recital de viola. Se a viola apaixona pela sua corda mais grave no ‘Prologue’ o instrumento ressoa para além dos seus limites e desenha em toda a sua tessitura formas que nos desvendam a beleza de uma realidade ausente. 
O recital ganha uma outra dimensão e a ressonância gera vida electrónica que se mistura com a viola para fazer a estreia de obras de Miguel Azguime, Bruno Gabirro, Armando Santiago e Jaime Reis...
Sobre estas nada se deve dizer para já, quem quer que se desvende o final antes de lá chegar?
Jorge Alves






Descendente do Vale do Ave, Jorge Alves foi desde cedo recebido com carinho pela sociedade musical portuguesa. Agindo com espontaneidade e simpatia, o seu talento e determinação colocaram o seu nome para sempre ligado à viola, música de câmara e vanguarda musical. Construindo uma carreira sólida pautada pela ligação a grandes músicos e projetos importantes no panorama musical, a sua maior idade foi alcançada com a fundação do Quarteto de Cordas de Matosinhos, que pelo seu percurso notável de rigor, expressividade e energia foi nomeado um dos ‘Rising Stars' do prestigiado programa musical da European Concert Hall Organization.
Jorge Alves é um entusiasta da viola, da sua cultura e repertório, o seu empenho e vontade de partilha tem contribuído de forma muito significativa para o reconhecimento e divulgação dos valores estéticos e artísticos associados a este maravilhoso instrumento. Com uma relação estreita com as principais instituições portuguesas, Jorge Alves é professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto e sócio fundador e presidente da Associação Portuguesa da Viola D'Arco.
Diplomado pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, Academia Nacional de Orquestra e Universidade do Minho, ao longo do seu percurso académico estudou com Carlos Carneiro, António Soares, José David, Valentin Pretrov, Ryszard Wóycicki, Barbara Friedhoff, Anabela Chaves, Tibor Varga e Bruno Giuranna. Foi laureado em Viola e Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos - Antena 2, nas classes Solista e Música de Câmara, no Concurso Internacional da Academia de Sta. Cecília em Portugruaro (Itália) e no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça. Em 1997 recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para aperfeiçoamento artístico que lhe permitiu estudar durante 3 anos sucessivamente na Escola Superior de Música de Sion (Suíça) e na Academia Walter Stauffer em Cremona (Itália).








Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP