Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Concertos

Lia Yeranosyan e Olga Vasilyeva | 21 Junho 19h00

Sala Luís de Freitas Branco, CCB

|

Lia Yeranosyan e Olga Vasilyeva | 21 Junho 19h00 Lia Yeranosyan e Olga Vasilyeva | 21 Junho 19h00

© @ Jorge Carmona / Antena 2


21 Junho | 19h00 

Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém 

Ciclo Quintas às 7

Lia Yeranosyan, violino | Olga Vasylieva, piano


Programa

Gabriel Fauré   (1845-1924) - Sonata nº 1 para violino e piano op. 13

Olivier Messiaen  (1908-1992)- Tema e Variações

Maurice Ravel
  (1875-1937) - Tzigane




Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal 
Produção: Anabela Luís





Lia Yeranosyan nasceu a 23 de Setembro de 1999 na Arménia, sendo a quarta geração de músicos da família. Aos 2 anos, mudou se com os pais para Portugal, devido ao trabalho destes na Orquestra Nacional do Porto. Iniciou os estudos de violino aos 4 anos influenciada pela mãe, depois, em 2005, entrou no Conservatório de Musica do Porto, continuando os estudos com Magda Wierzba com a qual esteve ate 2007. Em 2008 ingressou na classe de Tatiana Afanasieva com quem continua estudar. Com apenas 7 anos ganhou "Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho". Participou também em várias edições do concurso Capela, onde ganhou 1°, 2° e 3° prémio em diferentes alturas sendo que a última vez que participou ganhou 1º prémio. Ganhou múltiplas vezes o 1º prémio no Concurso Interno do Conservatório do Porto e também no Concurso Elisa Pedroso, em Vila Real. Em 2015 ficou em 1° lugar no Concurso Nacional Paços Premium, Concurso Internacional "Cidade do Fundão" e, em 2016 o 1º prémio no nível médio de violino do Prémio Jovens Músicos e 1º prémio no Concurso Nacional de Violino Cidade do Porto. Ganhou também 1°, 2º e 3º prémio no Concurso de Música de Câmara em vários anos no Conservatório de Música do Porto. Participou em masterclasses com Sergey Kravchenko, Sergey Arutyunyan, Zofia Woycicka, Marta Eufrazio. Em 2016 participou na 2ª edição internacional de master classes do Verão Clássico com Jack Liebeck e Benjamin Schmid onde ganhou o segundo prémio no concurso Verão Clássico. 
Fez estágios de orquestra com o maestro José Eduardo Gomes, participou no estágio de orquestra da Atlantic Coast Orchestra com o maestro Luís Clemente, fez parte dum estágio com o maestro Luís Carvalho, com o maestro Dinis Sousa na Orquestra XXI e fez parte também de dois estágios realizado por parte do Conservatório de Música do Porto com a Orquestra do Norte. Participou também em três estágios da OJ.COM (Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música), num dos quais sendo concertino, e no outro solista. Foi concertino também nos dois estágios organizados pela Associação de Estudantes do Conservatório com os maestros Fernando Marinho e Rafa Agulló Albors. Em 2017 foi admitida como membro oficial da EUYO (Orquestra de Jovens da União Europeia) e participou na tour de Verão desse ano e na tour de Primavera de 2018. Desde Outubro de 2017 estuda na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim na classe de Marco Rizzi.



Olga Vasylieva nasceu em Kaliningrad (Rússia), onde iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade. Concluindo o Colégio de Música desta cidade, ingressou no Conservatório Estatal de S. Petersburgo na classe de piano de R. Lebedev, obtendo o diploma com distinção em 2000. Nos anos seguintes frequentou as Escolas Superiores de Música de Frankfurt am Main e Würzburg, na classe de M. Kaneko. Em 2006, concluiu o Doutoramento em Piano. Frequentou masterclasses com Voskresensky, P. Ostrovski, Sergo Perticorelli, Arkadi Aronov, Igor Lazko, Eugen Inditch, Peter Eicher, Igor Lazko e Lev Natotcheny. Em 2003, obteve a bolsa "Villa-Musica" na Alemanha. 
Exerceu uma intensa atividade profissional como pianista acompanhadora, nomeadamente na Escola Superior de Música de Würzburg, entre 2001 e 2005, e nas masterclasses dos fagotistas A. Holder e Rinderspacher. Em 2004 foi pianista acompanhadora no 1° Concurso e Festival Internacional de Lisboa, cujo júri foi presidido por Zakhar Bron. No ano de 2003 acompanhou o fagotista Phillip Zeller (1° Prémio nos Concursos Internacionais de Markneukirchen e "Deutsche Musik Ratt" em Berlim), o fagotista Christian Kunert (4° Prémio no Concurso Internacional "Pasem in Terris" em Bayreut) e o contrabaixista Christian Dorn (Diploma do Concurso Internacional Bottesini em Crema, Itália). Em 2008, obteve o 2º Prémio no Concurso Internacional "ARD" em Munique, com o fagotista Christian Kunert.
É pianista acompanhadora na Escola de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Gravou diversos CDs de música de câmara.







Coprodução | CCB | Antena 2

Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP