Ouvir
Sol Maior
Em Direto
Sol Maior Pedro Rafael Costa

Concertos

Linus Roth | 28 Fevereiro

Pequeno Auditório, CCB

|

Linus Roth | 28 Fevereiro Linus Roth | 28 Fevereiro

© Dan Carabas


28 Fevereiro | 19h00

Pequeno Auditório
Centro Cultural de Belém 


Linus Roth | Stradivarius a Solo


Programa    

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Partita nº 2 para violino solo, BWV 1004

Mieczysław Weinberg (1919-1996) - Sonata nº 2 para violino solo, op. 95

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Sonata nº 1 para violino solo, BWV 1001

Eugène Ysaÿe (1858-1931) - Sonata para violino solo nº 3, Ballade




A música é muitas vezes uma atividade solitária. Seja pelas exigências do estudo e da preparação, pelas permanentes viagens e digressões, seja pela própria necessidade de criação. Acompanhado apenas pelo seu Stradivarius Dancla de 1703, o aclamado violinista alemão Linus Roth será o responsável por esta viagem pelo lado mais intimista e de certa forma solitário da música. 
Neste concerto vamos poder partilhar um momento de absoluta intimidade com a música para violino solo de Bach, Weinberg e Ysaÿe. Obras que oscilam entre o enorme virtuosismo, o requinte, o êxtase, a contemplação e a espiritualidade, só possível pelo facto de termos ali, connosco, apenas um violino, um violinista, uma única linha que nos abre todo um mundo de possibilidades.







Gravação para posterior transmissão 

Produção: Anabela Luís



Concerto integrado no
Sete Rosas Mais Tarde - Ciclo Sobre a Solidão

O ciclo dedicado à temática da solidão, cujo título foi «roubado» a um poema de Paul Celan, intitulado Cristal, propõe uma reflexão sobre uma realidade integrante da condição humana e que muito recentemente foi considerada, por várias instituições e governos, epidemia. A reflexão, contudo, não se debruça sobre discursos clínicos, mas é antes mediada por objetos artísticos que partem desse solo que cada um sente como único para o transcender e, quer através da palavra ou da música, nos confrontar com as várias modulações que a arte soube construir a partir dessa experiência radical e universal.
Programa do ciclo, aqui.





Linus Roth | Violino
Recebeu o prémio Echo Klassik para Melhor Revelação de 2006 pelo seu CD de estreia na editora EMI e, em 2017, recebeu o seu segundo prémio Echo por uma gravação dos Concertos para violino de Schostakovich e Tchaikovski com a Orquestra Sinfónica de Londres, sob a direção de Thomas Sanderling. 
Linus Roth ficou conhecido a nível internacional não apenas com repertório standard, mas também com a descoberta e redescoberta de obras que, injustamente, caíram no esquecimento. Tem também dado uma especial atenção às obras de Mieczysław Weinberg, tanto em concerto como em estúdio. Em 2015, Linus Roth fundou a International Mieczysław Weinberg Society, que tem como objetivo dar a conhecer a obra de Mieczysław Weinberg. Esta associação organiza e patrocina concertos, leituras, exposições, eventos interdisciplinares e publicações auditivas e escritas sobre o trabalho e vida do compositor polaco. 
Linus já tocou como solista com várias orquestras, incluindo a Staatsorchester Stuttgart, a Orquestra de Câmara de Munique, a Orquestra de Câmara de Württemberg-Heilbronn, a SWR Symphonieorchester, a Orquestra de Córdoba, a Orchestra della Toscana, a Orquestra Real Filarmónica de Liverpool, a Filarmónica de Viena, a Orquestra Sinfónica de Berna, a Orchestra del Teatro San Carlo, a Orquestra de Câmara de Colónia e a Orquestra Bruckner de Linz. Os maestros com quem já trabalhou incluem Gerd Albrecht, Herbert Blomstedt, Andrey Boreyko, Dennis Russell Davies, Hartmut Haenchen, Manfred Honeck, James Gaffigan, Mihkel Kütson e Antoni Wit.
Como um apaixonado pela música de câmara, Roth já tocou com Nicolas Altstaedt, Gautier Capuçon, Kim Kashkashian, Albrecht Mayer, Nils Mönkemeyer, Andreas Ottensamer, Itamar Golan e Danjulo Ishizaka, entre outros. Também trabalhou durante vários anos com o pianista argentino José Gallardo. 
Em outubro de 2012, Linus Roth foi nomeado professor de violino no Leopold-Mozart-Zentrum na Universidade de Augsburg e é também o diretor artístico do 10º Concurso Internacional de Violino Leopold Mozart, que se realizará em Augsburg em 2019. Linus Roth é ainda o diretor artístico do festival internacional Ibiza Concertos, que o próprio fundou. A primeira edição do festival realizou-se entre final de agosto e início de setembro de 2018. 
Linus Roth toca um violino Stradivarius Dancla de 1703, cedido gentilmente pela fundação musical do L-Bank Baden-Württemberg.