Ouvir
Sol Maior
Em Direto
Sol Maior Pedro Rafael Costa

Concertos

Maria Viana e George Esteves | 24 Abril

Museu Nacional de Arte Antiga

|

Maria Viana e George Esteves | 24 Abril Maria Viana e George Esteves | 24 Abril

© Jorge Carmona / Antena 2


24 Abril 19h00

Auditório do 
Museu Nacional de Arte Antiga
Entrada Livre


Maria Viana 
acompanhada ao piano por George Esteves


Programa

Canções de Amor e Liberdade

Harold Arlen - somewhere over the rainbow 

Chico Buarque - retrato em branco e preto 

Charlie Chaplin - smile 

Michel Legrand - whatch what happens 

José Calvário - e depois do adeus 
 
Alan Jay Lerner  - on a clear day 

Johnny Burke - like someone in love 

Anthony Newley e Leslie Bricusse - feeling good  

Charles Albert Tindley - we shall overcome




Concerto gravado 
para posterior transmissão 
Produção: Cristina do Carmo




Maria Viana nasceu a 17 de Março de 1958, em Lisboa e é filha do ator José Viana.  Recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais. É uma das mais consagradas intérpretes nacionais do jazz vocal, com uma carreira que leva já mais de 40 anos.
Desde cedo que se apaixonou pelo mundo musical: entre 1977 e 1985 integrou a primeira GirlsBand portuguesa: as ”Cocktail“, enquanto, paralelamente, cantava Bossa Nova, Jazz e Blues em pequenas formações com músicos profissionais e amadores.
Foi em 1984 decidiu enveredar por uma carreira no jazz. A sua estreia perante o público e a crítica da especialidade foi no mítico Festival Cascais Jazz (XIV edição em 1994).
Editou quatro trabalhos discográficos em nome próprio: Just Friends / Entre Amigos (Timelles Records, Holanda 1992), Espírito do Tempo (1999) e Terra Prometida (2005). Em 2010, foi editado o livro/CD de comemoração dos seus 30 anos de carreira Maria Viana 30 Anos de Jazz (Editora Principia - Casa Sassetti).
Participou em variadíssimos programas na RTP nas décadas de 80 e 90. Ao longo dos anos 90 e 2000 fez um série de concertos levando o jazz aos mais variados palcos do país e do mundo.
Desde 2011, Maria Viana é também Presidente da Jam Session Associação Cultural (sem fins lucrativos), e dirige o Cascais Jazz Club (junto à baía da vila de Cascais), por onde têm passado alguns dos nomes mais importantes do Jazz nacional e internacional.
Como diz a crítica (…) "Maria consegue o impossível: fazer renascer cada tema do reportório clássico (já interpretado milhares de vezes) como se tivesse sido escrito nessa mesma manhã” (…) Revista Ecoutér (França).



George Esteves nasceu a 18 de Outubro de 1978 em Bournemouth , Inglaterra. Frequentou o curso de Piano e composição da Academia de Artes e Novas Tecnologias. Estudou Piano Clássico durante cinco anos. Frequentou os cursos de Piano e Percussão na Escola de Jazz do Hot Club. Em Inglaterra completou, com distinção, o curso BTEC National Diploma in Popular Music no Bournemouth and Poole College.
A solo atuou como cantor e «entertainer» acompanhando-se com sintetizador e piano-solo, em diversos «Pubs» e restaurantes salientando-se o exclusivo Club privado «The Mansion House» em Bournemouth.
Atuou diversas vezes acompanhado pela «Bournemouth Big Band» no «Pavillion Theatre» de Bournemouth e realizou dois espectáculos cantando musica de Frank Sinatra. «Tribute to Frank Sinatra» e «Sinatra Swings Again» acompanhado pela «The Eddie Robinson Orquestra».





Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP