Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Concertos

Matilde Loureiro e Jun Bouterey-Ishido | 8 Outubro | 19h00

Antena 2 | ISEG

|

Matilde Loureiro e Jun Bouterey-Ishido | 8 Outubro | 19h00 Matilde Loureiro e Jun Bouterey-Ishido | 8 Outubro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

8 Outubro | 19h00

Auditório do
Concerto à porta fechada

Matilde Loureiro e Jun Bouterey-Ishido

Matilde Loureiro, violino
Jun Bouterey-Ishido, piano


Programa

George Enescu - «Le Ménétrier» p/ violino solo, de Impressions d’Enfance

Serguey Prokoviev - Cinco Melodias op.35 p/ violino e piano

Maurice Ravel - Berceuse sur le nom de Gabriel Fauré p/ violino e piano

Johannes Brahms - Sonata p/ violino e piano em ré menor op.108






Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís



Matilde Loureiro | Nasceu em Lisboa em 1994. Estudou violino com Luís Cunha no Conservatório Nacional e Ilya Grubert no Conservatório de Amesterdão. Foi orientada também por Eliot Lawson, Hélène Schmitt, Svetlin Roussev, Gerhard Schulz, Rita Wagner e Ferenc Rados, em privado ou masterclasses como o Internacional Music Seminars em Prussia Cove no Reino Unido. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. 
Obteve o 1º prémio de música de câmara no Prémio Jovens Músicos em 2008, uma menção honrosa no Concertino Praga em 2009, o prémio pela melhor interpretação do concerto de Mozart nas Jeunesses Musicales de Belgrado e o 1º prémio de violino do concurso internacional do Fundão/ prémio especial do governo do Pará (ambos em em 2016), entre outros. 
Tem-se apresentado a solo, em recital e em várias formações camerísticas, em Portugal, França, Itália, República Checa, Países-Baixos, Brasil e Nova Zelândia. Em 2019, criou o festival Música na Paisagem na aldeia de Montesinho, no âmbito da programação do Teatro Municipal de Bragança. 




Jun Bouterey-Ishido | Nasceu em Christchurch, Nova Zelândia. Estudou na Universidade de Canterbury, na Academia Liszt em Budapeste e na Escola Superior de Estugarda, onde completou o diploma de Konzertexam em 2004, sob a orientação de Péter Nagy e Kirill Gerstein. Frequentou também o mestrado de música de câmara na Escola Superior de Basel, com Rainer Schmidt e Anton Kernjak. Desde então tem sido orientado por Rita Wagner. Frequentou masterclasses com Edith Fischer, Ferenc Rados, Alfred Brendel e Thomas Ades, entre outros. Tem-se apresentado na Nova Zelândia, Austrália, Chile, Japão, Suíça, Alemanha, Portugal, Chipre e Hungria. 
Recebeu o 2º prémio no concurso Maj Lind na Finlândia em 2017, o 1º prémio no concurso internacional de Kerikeri em 2008 e o PACANZ (National Young Performer of the Year Award) em 2004 (ambos na Nova Zelândia). 
É membro fundador do Calvino Trio, com Sini Simonen e Alexandre Foster, e toca regularmente em duo com Matilde Loureiro, Yuuki Bouterey-Ishido e Christophe Roy, entre outros. Desde 2019, Jun é um Bösendorfer Artist.









Fotos Jorge Carmona / Antena 2