Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Concertos

Mellowtone Brass Band | 20 Abril | 19h00

Liceu Camões

|

Mellowtone Brass Band | 20 Abril | 19h00 Mellowtone Brass Band | 20 Abril | 19h00

Temporada Concertos Antena 2

20 Abril | 19h00

Auditório do 
Liceu Camões     


Mellowtone Brass Band

João José Pires das Neves Condesso, fliscorne
Ciro Lee, bateria
Elmano Miguel Pereira, tuba
João Carvalho, trombone





Programa

Fons van Gorp - A fine holiday (1999)

Jimmy McHugh On the sunny side of the street (1932)

Horace SilverSong for my Father (1965)

Fons van Gorp The Ballad of 44 (1996)

Charles Trenet Beyond the see / La Mer (1946)

Fons van Grop Elegy (in swing) (1999)

Louis Guglielmi La Vie en Rose (1946)

Bonga (Angola) / Arr. de Elmano Pereira - Olhos Molhados 
 
Armando Zeferino Soares (Cabo Verde) / Arr. de João Carvalho - Sodade (1950)

Tradicional Beira Alta / Arr. de Elmano Pereira - Dona Silvana 


Para este concerto, a banda decidiu enveredar por um conceito "afro-luso-atlântico", onde o Oceano Atlântico passou a ser o centro da convergência. É implícito, o convite para o ouvinte viajar musicalmente entre as Américas, África e Europa. Recorreu por isso, a arranjos originais para que fossem efetuadas as adaptações necessárias aos temas, ainda pouco usados em "Brass Band", reforçado assim a criatividade com novas sonoridades, e empolgando, também pela música, o mote de Fernando Pessoa "A minha alma é atlântica."


Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo



Mellowtone Brass Band | Quarteto oriundo de Lisboa, formado em 2019. O conceito instrumental e metálico (Brass) da banda, permite assumir uma vocação de "World Brass Music", no entanto, a influência mais notória reside na Bossa Nova e o Jazz Swing. 
Da busca por uma sonoridade típica dos "Anos de Ouro" das décadas de 50 e 70, o grupo interpreta, maioritariamente, temas instrumentais de musica brasileira e americana. Dessa pesquisa, encontrou igualmente a vocação "Brass", em temas europeus, consolidando por isso o conceito de "World Music", aplicando-o em versões melódicas, harmoniosas e suaves de vários autores Europeus.
Esta Banda, ao distinguir-se pela sonoridade, tem no Groove do Sousafone e Bateria a solidez necessária para que, ao misturar as melodias e respostas do naipe de sopros em Fliscorne e Trombone de Pistons, resulte no coletivo, num som criativo, com timbres doces e soltos. E assim, da fonte inesgotável do universo musical, este quarteto dá origem a concertos ecléticos e transversais a todas as idades e/ou públicos.




João José Pires das Neves Condesso | É natural de Fermentelos, iniciando os estudos musicais na Banda Nova de Fermentelos. Estudou no conservatório de música do Porto. Por concurso público ingressou na banda sinfónica da GNR onde ainda é atualmente executante. Terminou o 8º grau de trompete no conservatório de música de Lisboa. Teve uma breve passagem na Escola de Jazz do Hot Clube Portugal durante dois semestres. 
Tocou como solista na Orquestra de Camara de Aveiro e na Orquestra de Camara da Guarda Nacional Republicana. Além dos Mellow Tone Brass Band, é ainda membro da fanfarra Kaustika.




Ciro Lee | Iniciou os estudos musicais aos 8 anos com seu pai, Jorge Lee. Mais tarde, prossegue os estudos de bateria como principal instrumento, tendo como professores, Miguel Marques, Joel Silva e Bruno Pedroso. Em 2017 concluiu o curso de Jazz da ESML (Escola Superior de Música de Lisboa ). 
Ao longo do seu percurso profissional tem participado em inúmeros projetos com conceituados músicos nacionais e estrangeiros atuando um pouco por todo o país.




Elmano Miguel Pereira | Natural da Castanheira Concelho da Guarda. Aos 8 anos de idade ingressa na Escola de Música da Banda Filarmónica de Pínzio. Foi membro da Orquestra de jazz da Guarda, tendo sido selecionado para a Orquestra Juvenil do Centro, em Coimbra no ano 2002. Ao longo de vários anos participou em estágios de orquestra para aperfeiçoamento de jovens músicos organizado pelo INATEL. Em 2004 iniciou profissionalmente os seus estudos na classe de Tuba na EPABI, concluindo em 2007 o curso básico de instrumento com Amílcar Gameiro. No mesmo ano inicia o curso de instrumentista com Nuno Machado, finalizando-o em 2010. Durante o curso participou em vários estágios de orquestra e master classes trabalhando com referências Internacionais como Sérgio Carolino (PT), João Aibéo (PT), Nicolaus Richter (GER), Wolfgang Gaag (GER), Greeg Moore (USA), Deanna Swoboda (USA) Eduardo Diz (ESP), Thierry Tibault (FRA), Óscar D'auria (ARG), Douglas Bostock (EN), entre outros. 
Em 2008 foi selecionado para uma orquestra de jovens em Áustria para participar no Festival Feldkirch. No mesmo ano foi selecionado para participar na orquestra sinfónica APROARTE. Em 2009 é congratulado em Oliveira de Azeméis, II Concurso Nacional de Música «Terras de La Salette», obtendo o 1º lugar na categoria Tuba sénior.
É licenciado pela ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) no ramo de Arcos Sopros e Percussão na variante de execução Tuba por Adélio Carneiro. 
É fundador e músico do Quinteto de Metais Caravela. Colaborou com a Orquestra Gulbenkian e atualmente é Músico da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.




João Carvalho | Iniciou os estudos musicais na Banda Musical local na vila de Santa Marinha do Zêzere, Município de Baião (Distrito Porto). Firme na escolha da Música como carreira profissional, ingressou no Conservatório de Musica do Porto e, posteriormente, na EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior). Licenciou-se em Música pela ESML (Escola Superior de Musica de Lisboa), aprofundando os seus estudos com o Mestrado na Hochschule der Künste Bern (Berna, Alemanha), em Performance Musical na classe de Thomas Rüedi, concluído com distinção e classificação máxima de Excelente. 
Durante o seu percurso venceu alguns concursos musicais: 1º premio no 2º Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" (categoria Júnior); 1º premio no 1º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" (categoria sénior). 
Atualmente é membro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, leciona Eufónio no Instituto Piaget de Viseu e encontra-se ligado a outros projetos musicais paralelos.








Fotos Jorge Carmona / Antena 2