Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Concertos

Old Mountain | 19 Fevereiro | 19h00

Liceu Camões

|

Old Mountain | 19 Fevereiro | 19h00 Old Mountain | 19 Fevereiro | 19h00

19 Fevereiro | 19h00 

Auditório do Liceu Camões         
Entrada Livre


Old Mountain


Pedro Branco, bateria/composição
João Sousa, guitarra/composição
George Dumitriu, viola d’arco
Demian Cabaud, contrabaixo





Programa

This is Not Our Music



Old Mountain é um projeto criado e idealizado pelo guitarrista Pedro Branco e pelo baterista João Sousa. Nesta tour de apresentação dos seus primeiros dois discos Parallels e This is Not Our Music juntam-se a George Dumitriu e Demian Cabaud para apresentar a sua nova música tornando assim este espetáculo único e irrepetível.



Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís




Old Mountain é um projeto pensado e criado pelos músicos Pedro Branco (guitarra) e João Sousa (bateria) que resulta de uma partilha de experiências e de uma visão artística convergente no sentido de criar um produto atual e expressivo da realidade dos músicos envolvidos.
Os dois músicos mantêm já uma longa relação profissional e de amizade, desde a sua formação inicial até aos dias de hoje em que atuam juntos nos mais diversos contextos. Este projeto é então o culminar de uma longa troca de ideias e vontade em apresentar um registo representativo daquilo que é a realidade individual de cada um bem como a sua interação enquanto artistas e criadores. A proposta apresentada resulta de uma longa espera, sendo ao mesmo tempo uma consequência inevitável da parceria entre os dois. 
Neste projeto em particular Branco e Sousa convidam diferentes músicos com diferentes backgrounds e ideias de improvisação. Os músicos convidados são parte central e essencial no processo criativo do grupo, tentando transcender pressupostos que limitem a sua liberdade ou criatividade. 
Old Mountain apresenta-se assim como um grupo em constante mutação onde os conceitos se difundem e transformam como consequência da união e colaboração com músicos com uma visão artística forte e ponderada. Na lista de convidados constam nomes como o Gonçalo Marques, Demian Cabaud, Carlos Barretto, Nelson Cascais, André Rosinha, Felician Erlenburg, Alessandro Fongaro, Nicolò Ricci, Mauro Cottone, George Dumitriu, entre outros. 
No final de 2017 gravaram o seu primeiro disco juntamente com o trompetista Gonçalo Marques intitulado Parallels. Gravado em Amesterdão, o disco contém composições de todos os membros do projeto bem como improvisações livres criadas no estúdio. O seu objetivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas. 
Em dezembro de 2018 novamente em Amesterdão gravam o seu segundo disco, desta vez em quinteto com os italianos Nicolò Ricci (sax. tenor) e Mauro Cottone (contrabaixo) e convidado especial George Dumitriu (viola de arco). A apresentação deste disco tem sido realizada em vários concertos, para os quais têm convidado o contrabaixista Demian Cabaud e o violetista George Dumitriu.
A procura de novas paisagens sonoras e dinâmicas de grupo não convencionais são prioridades e os objectivos primordiais na execução do projeto. O resultado final demonstra várias influências, mas o som conseguido é único, criando novas imagens sonoras ao ouvinte, bem como novas soluções dentro da linguagem avant-garde e da música improvisada.