Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Susana Valente

Concertos

P. Foz | 08 março 2013

Folefest - Concerto dos Laureados

|



Salão Nobre do Palácio Foz, Lisboa
Dia 8 de março 19h00

Programa - ACORDEÃO SOLO

CATEGORIA C (13-15 anos) Paulo Henrique Ferreira

Paulo Jorge Ferreira Suite Nº 1 ”Imagens de Pac-Chen”
3º andamento

E. Derbenko Sonata Nº 1
1º andamento

CATEGORIA D (16-18 anos) Joana Melo

A. Pushkarenko Sonata Nº 1
2º andamento
S. Voytenko Revelation

E. Derbenko Preludio e Toccata


CATEGORIA E (superior a 18 anos) João Barradas

D. Scarlatti Sonata lá maior K.24

Olga Chistokhina Sonata Bizantine



João Barradas, natural do Porto Alto, freguesia de Samora Correia, nasceu em Fevereiro de 1992. Iniciou o estudo de acordeão aos 6 anos de idade numa pequena escola de música em Samora Correia, aos 7 anos foi para o Instituto de Musica Vitorino Matono em Lisboa e com apenas 9 anos de idade ingressou directamente no 2º grau do Curso Oficial de Acordeão, tendo como professor de instrumento Aníbal Freire. Desde cedo que se destacou pelo seu ouvido absoluto, facilidade de leitura e excelente técnica, acabando o Curso Oficial de Acordeão do Conservatório Nacional com 20 valores (nota máxima). João Barradas preparou-se para os concursos nacionais e internacionais na Escola de Música Serenata, em Alcobaça, do professor, duas vezes campeão do mundo de acordeão, Aníbal Freire. Desde 2010 que estuda, em França, com o mundialmente prestigiado professor Frédéric Deschamps. Nesse mesmo ano, concluiu o Curso Geral de Jazz no Centro de Música JB Jazz, em Lisboa, sob a direcção musical da pianista e compositora de Jazz Paula Sousa. Estudou improvisação e harmonia com o guitarrista e professor português Pedro Madaleno. Atualmente encontra-se no 2º ano da Licenciatura em Performance Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor João Paulo Esteves da Silva. Com apenas 20 anos de idade já se apresentou a solo em muitos concertos em várias salas, destacando-se: Teatro Maria Matos, Teatro São Luís, Teatro Trindade, Teatro Luísa Toddy, Teatro Camões, Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos (Concerto Europeu), Torre de Belém, Grande e Pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), Coliseu dos Recreios, Teatro D. Maria II, Semana Internacional de Acordeão de Alcobaça, no Ciclo Internacional de Acordeão, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Gala Internacional de Faro ('Faro Capital da Cultura'), Salão Nobre do Ministério das Finanças, Gala Internacional do Algarve, entre outros. Desenvolveu trabalho a nível de performance e improvisação em várias Masterclasses com: Greg Osby, Viatcheslav Semyonov, Mark Turner, Eric Harland, Frédéric Deschamps, Aníbal Freire, Avishai Cohen, Sara Serpa, Miguel Zénon, Mario Stefano Pietrodarchi, Matt Penman, Stefan Harris, John Davis, Adam Birnbaum, Nir Felder, Joseph Lepore. Actuou junto de alguns dos mais conceituados músicos a nível nacional e internacional: Friedrich Lips, Carlos do Carmo, Mariza, Olga Prats, Mário Laginha, Viatcheslav Semyonov, Jérôme Richard, Alexander Dmitriev, Mario Stefano Pietrodarchi, Grayson Masefield, Vitali Dmitriev, Aydar Gaynullin, Petar Maric, Aude Giuliano entre outros. Obteve vários 1ºs prémios em concursos nacionais e internacionais.

Paulo Henrique Ferreira Nasceu em Junho de 1999 em Lisboa, iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade no Conservatório de Música D. Dinis com a professora Alice Nicolau. Em 2006, com 6 anos participou no concurso nacional de acordeão de Alcobaça obtendo o 4.º lugar. Em 2008 continuou os seus estudos com o professor Paulo Jorge Ferreira no mesmo conservatório obtendo o 1.º prémio na Categoria A no concurso Folefest em Castelo Branco. Em 2009 conquistou o 1.º prémio no concurso Anatólio Falé em Lagos na categoria “iniciação”. Em 2010 fez transferência para a escola de música do conservatório nacional continuando aluno do mesmo professor. Nesse mesmo ano, adquiriu o 2.º prémio no escalão A no concurso Jovem e participou numa master class orientada pelo professor Yuri Shishkin. Em 2011 obteve o 1.º prémio na categoria B no concurso Folefest em Castelo Branco e participou nos Dias da música em Belém. Em 2013 conseguiu o 1.º prémio na categoria C no concurso Folefest em Castelo Branco com 13 anos de idade. Conseguindo o 1.º prémio na categoria A, B e C deste concurso.

Joana Melo 1.º Lugar categoria D – Folefest 2013 - 6.º Concurso de Acordeão de Castelo Branco. Nasceu em 1996, iniciou os seus estudos de música aos 6 anos, tendo escolhido o acordeão com seu primeiro instrumento. Aos 10 anos foi admitida no Conservatório Nacional, onde frequenta a Escola de Música, tendo, desde então sido aluna do Prof. Paulo Jorge Ferreira. Tem frequentado vários “Master Classes” ministrados por prestigiados professores de acordeão, de onde salienta os do Prof. Paulo Jorge Ferreira, Prof. Geir Draugsvoll e Prof. Yuri Shishkin. O seu percurso musical, para além do Conservatório Nacional extendeu-se ao Jazz, através da Big Band Júnior, parceria entre o do HotClube de Portugal e o Centro Cultural de Belém, onde, ao longos dos últimos 3 anos, participou em vários concertos, sob a regência do Maestro Claus Nymark. Em termos instrumentais, apesar da posição determinante do acordeão, tem mantido o piano, com a Profª Cristina Cardoso da EMCN como segundo instrumento, e realizado alguns estudos e apresentações de contrabaixo, tendo participado com o Prof. Armando Crispim, em alguns concertos de acordeão e contra-baixo, estes sob o signo do Tango. Ao longo dos anos tem participado e obtido prémios em vários concursos. 2008 – 2.º prémio categoria B – Castelo Branco. 2009 – 1.º prémio categoria B – Castelo Branco. 2011 – 1.º prémio categoria C – Castelo Branco. 2011 – Escolhida para representar a Escola de Música do Conservatório Nacional nos “Dias da Música” no CCB. 2012 – 2.º lugar no “Concurso Jovem.com”. 2013 – 1.º prémio categoria D – Castelo Branco.