Ouvir
Musica Aeterna
Em Direto
Musica Aeterna João Chambers

Concertos

Pedro Carneiro | 11 Dezembro 21h30

O'Culto da Ajuda

|

Pedro Carneiro | 11 Dezembro 21h30 Pedro Carneiro | 11 Dezembro 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


A partir de Outubro de 2018, a Antena 2 com a Miso Music Portugal começou a apresentar, uma vez por mês, um recital transmitido em direto a partir do O'Culto da Ajuda, com intérpretes de excepção para dar voz à música do nosso tempo.


11 Dezembro 21h30

Lisboa

Pedro Carneiro | Marimba


Programa

Toshio Hosokawa (1955) - Reminiscence (2002)

Maki Ishii (1936-2003) - Hiten-Seido III

Pedro Carneiro (1975) - Microstudies / excerto (2015- )
  - Ki/Mzungo
  - Lento. Solenne ma luminoso

Miguel Azguime (1960) - Trabalhos da Madeira (2017)




A natureza, a sua força, é a fonte destas composições para marimba. Seja pela reminiscência do som do mar no ventre materno, de Toshio Hosokawa; seja por Maki Ishii e as visões do céu pintadas numa gruta (na dinastia Tang); ou ainda pelas linhas breves que exploram o registo grave, profundo do teclado da marimba (este da floresta do Belize); ou para finalizar, pela força primordial, vitalidade e luz, na composição de Miguel Azguime.

A madeira da marimba, é assim (nas palavras de António Ramos Rosa) "(…) um canto num sono e o vento e a luz são o hálito de uma criança que sobre um ramo de árvore abraça o mundo.”




Transmissão em direto
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo




Pedro Carneiro é um percussionista, marimba, compositor e maestro. Considerado pela crítica internacional um dos mais importantes percussionistas e dos mais originais músicos da actualidade, toca, dirige, compõe e lecciona.

Estudou piano, trompete e violoncelo, e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Guildhall School, em Londres, em percussão e direcção de orquestra. Seguiu os cursos de direcção de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica de Milão.

Em colaboração com a Companhia Nacional de Bailado, dirigiu a Orquestra de Câmara Portuguesa na produção Giselle e a Orquestra Sinfónica Portuguesa na produção A Bela Adormecida. Enquanto solista tem colaborado com algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais, tais como a Filarmónica de Los Angeles, a Orquestra Nacional BBC de Gales e a Orquestra de Câmara de Viena, sob a direcção de maestros como Gustavo Dudamel, Oliver Knussen, John Neschling ou Christian Lindberg. Tem-se apresentado como solista e director de diversas orquestras, quer nacionais – como a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa – quer internacionais – Orquestra Sinfónica da Estónia e Round Top Festival, Texas (EUA).

É professor convidado do Zeltzman Festival. Enquanto compositor, colabora regularmente com o realizador João Viana e o encenador Jorge Silva. Recebeu vários prémios, destacando-se o Prémio Gulbenkian Arte 2011.

Pedro Carneiro é co-fundador, director artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Jovem Orquestra Portuguesa. 






Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP