Ouvir
Jazz a 2
Em Direto
Jazz a 2 João Moreira dos Santos / Maria Alexandra Corvela / Luís Caetano / Produção: Cristina do Carmo

Concertos

Pedro Emanuel Pereira | 18 Maio | 19h00

Antena 2 | Museu Nacional de Arte Antiga

|

Pedro Emanuel Pereira | 18 Maio | 19h00 Pedro Emanuel Pereira | 18 Maio | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


No dia da reabertura do Museu Nacional de Arte Antiga, agora com novas regras e cuidados face a estes tempos de pandemia, mas com uma nova exposição e outras iniciativas, e comemorando o Dia Internacional dos Museus, a Antena 2 transmite em direto a partir do MNAA um Concerto, ainda à porta fechada ao público.


18 Maio | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do 
Museu Nacional de Arte Antiga
Concerto à porta fechada


Pedro Emanuel Pereira, piano


Programa
Sons da Minha Terra

Sons da Minha Terra
Canção nº 1 em mi menor
Canção nº 2 em si menor
Canção nº 3 em ré menor
Canção nº 4 em lá menor
Canção nº 5 em Dó Maior
Canção nº 6 em sol sustenido menor
Canção nº 7 Dó Maior
Canção nº 8 em Sol Maior
Canção nº 9 em sol menor
Canção nº 10 em lá menor

   Sons de Abril - Improvisação sobre temas de José Afonso




O pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira apresenta o seu mais recente projeto que se materializou no trabalho discográfico Sons da Minha Terra.
Depois do sucesso de Russian Journey, um álbum inteiramente dedicado a obras de compositores russos, o pianista marca o regresso às suas origens revelando um modo de compor e improvisar diferentes. 
Sons da Minha Terra é um álbum que dá a conhecer as sonoridades da terra natal do pianista vimaranense, mas também da nobre alma portuguesa num dos tempos mais obscuros da sua história. Num conjunto de 10 canções para piano, que incluem uma improvisação sobre os temas do Hino de Guimarães e do Hino de Portugal, Pedro Emanuel Pereira explora com singular mestria uma nova abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa aliada à música de tradição erudita e clássica. 
Este concerto inclui também a improvisação sobre temas de José Afonso: Sons de Abril, um tributo à figura deste cantautor português, celebrando os seus 90 anos.





Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís



Pedro Emanuel Pereira, considerado um dos mais proeminentes pianistas da sua geração, apresenta-se com a sua própria arte e visão do mundo, moldada pela jornada de sucesso que tem acompanhado a sua carreira na música erudita. A partir da sua abordagem num instrumento orquestral que venera, é através das teclas de um piano que personifica vivências, histórias e a cultura musical portuguesa, que se ouve a partir da brilhante poesia e dos diferentes estilos que explora.
Graduado com distinção honorável pelo Conservatório de Moscovo e pelo Conservatório de Amesterdão, Pedro Emanuel Pereira foi vencedor de inúmeras competições internacionais de piano.
Após o sucesso do seu primeiro disco Russian Journey, dedicado a obras dos compositores russos Sergei Rachmaninov e Sergei Prokofiev, o pianista apresenta-nos pela primeira vez o seu lado mais íntimo e recôndito, num disco dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria.
No álbum Sons da Minha Terra, Pedro Emanuel Pereira explora com singular mestria a relação entre a improvisação e a composição, numa nova abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa aliada à música de tradição erudita e clássica. Deste modo, Sons da Minha Terra revela um modo de compor e improvisar diferente, com outros motivos, outras influências, e outros caminhos.






Fotos Jorge Carmona / Antena 2