Ouvir
Música Contemporânea
Em Direto
Música Contemporânea Pedro Coelho

Concertos

Pianordeão | 15 Abril | 19h00

Antena 2 | ISEG

|

Pianordeão | 15 Abril | 19h00 Pianordeão | 15 Abril | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

15 Abril | 19h00

Auditório do
Concerto à porta fechada


Pianordeão

Pedro Santos, Acordeão
Daniel Schvetz, Piano 


Programa

Daniel Schvetz - Milonga lila
Daniel Schvetz - Una soledad
Daniel Schvetz - Breve monólogo
Daniel Schvetz - La llegada
Daniel Schvetz - Pirilampo assim
Daniel Schvetz - La rua garúa
Daniel Schvetz - Desasossego
Astor Piazzolla - Coral
Daniel Schvetz - Salón milonga
Daniel Schvetz - Z-03-Quanta
Daniel Schvetz - Fadiction
Daniel Schvetz Mural árido








Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo



Pedro Santos | Natural de Almada, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos no Instituto Musical Matono com Joaquim Raposo (pai do pianista António Rosado), sendo mais tarde aluno der Vitorino Matono com quem concluiu o curso complementar de Acordeão. 
Obteve vários prémios em concursos nacionais e internacionais e foi convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto para actuar num tema interpretado pelo tenor Luciano Pavarotti em 1992. 
Trabalhou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Solistas de Lisboa, Orquestra do Norte e Orquestra de Arcos Sinfonietta de Lisboa. 
Com o gosto em partilhar o palco forma o DUO DAMIAN, o Quinteto Lusotango, o Urbanensemble, Pianordeão e mais recentemente os Bayan Quartet. 


Tem também participações a nível musical com os grupos de Teatro “Cornucópia”, “O Bando” e “Novo Grupo”, com a cantora Dulce Pontes, Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, Teresa Salgueiro, Hélder Moutinho com o músico Canadiano Ben Charest, com o compositor Eugénio Rodrigues, Daniel Schvetz entre outros…
Para além da sua atividade como músico também exerceu a pedagogia em algumas escolas do país, como a Academia de Música José Atalaya, Academia de Música do Fundão, Academia de Música S. Pio X e Academia de Música Fernandes Fão.




Daniel Schvetz | Estudou piano e composição no Conservatório Nacional de Buenos Aires López Bouchard, composição no Conservatório Beethoven, e música electroacústica na Universidade Ricardo Rojas. Participou nos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea e Cursos de Verão no IRCAM (recursos electroacústicos). Foi discípulo em piano de Roberto Brando, Moises Makaroff, M. R. Oubiña de Castro, em composição, contraponto e fuga de Guillermo Graetzer, em análise e harmonia do séc. XX de Fermina Casanova. 
Viajou várias vezes pela Argentina, Peru, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai como intérprete e pesquisador dos diversos folclores, o que inspirou muitas obras desse período, não só pelas riquíssimas variedades e estilos musicais, como pela poesia, literatura e tradições culturais das diversas geografias e povoações. 


Participou de projectos jazzísticos e de improvisação pura, de inspiração folclórica como “Luna”, “Canto Entero”, de tango e inspiração tangueira como “El Borde”, “Duo NakaSchvetz”, e de vários projectos de música contemporânea como “Ophris” com César Viana, interpretando obras de compositores portugueses, e os ensembles “Septeto Daniel Schvetz”, Duo “Moderato Tangabile” com o tubista Sérgio Carolino, e o Duo“ Pois é” com a cantora Sara Belo e “ Pianordeão” com Pedro Santos em Acordeão.
Compôs varios tipos de obras para piano (peças curtas, ciclos de prelúdios, variações, peças didácticas) para orquestra, ensembles de câmara, coro e solistas, destacando-se as óperas O Principezinho, O Defunto e Conferência dos Pássaros, a Misatango a Cantata para un silencio, o Concerto para bandoneón e orquestra, o Duplo Concerto para Acordeão Saxofone e Orquestra, o Concertino para Piano e Cordas, o Bailado O Cavaleiro da Dinamarca, encomenda da EADCN, no Centenário da Sophia de Mello Breyner. 
É professor de Composição e Análise Musical do Conservatório Nacional. 
Colaborou com a Antena 2, a Cinemateca Portuguesa, o CESEM, a ESML, a Metropolitana, a Casa da America Latina, o Inatel, o Instituto Cervantes, entre outras entidades.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2