Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Concertos

Rafael Ruiz & Inês Filipe | 10 Agosto | 19h00

Museu do Oriente | SIPO - Festival Internacional de Piano do Oeste

|

Rafael Ruiz & Inês Filipe | 10 Agosto | 19h00 Rafael Ruiz & Inês Filipe | 10 Agosto | 19h00

© Fotos Jorge Carmona / Antena 2



10 Agosto | 19h00
Entrada gratuita
(+ info aqui)        


Rafael Ruiz & Inês Filipe

Rafael Ruiz, piano
Inês Filipe, piano






Programa

[Rafael Ruiz]

R. Schumann - Fantasie in C Major, Op. 17
I. Durchaus phantastisch und leidenschaftlich vorzutragen
II. Mäßig.
III. Langsam getragen

[Inês Filipe]

Fernando Lopes-Graça - 1ª Sonatina Recuperada
Con Spirito
Andantino
Fughetta

Filipe Pires - Figurações II





Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Alexandra Louro de Almeida



Rafael Ruiz | Tem se estabelecido como “uma das grandes revelações da música erudita.” (Jornal Estado de Minas, 2018). Vencedor do prémio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, é detentor de diversas outras premiações, entre as quais se destacam o “Prémio Antena 2”, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal, e o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ. Recebeu da Associated Board of the Royal Schools of Music um dos mais prestigiosos prémios concedidos a alunos ingressantes no Royal College of Music, em Londres, onde atualmente estuda sob a orientação dos professores Ian Jones e Sofya Gulyak. 
Em 2020, Rafael Ruiz recebeu do Royal College of Music uma bolsa integral para continuar os seus estudos no Artist Diploma, que é o mais seleto programa de alta performance oferecido por esta instituição. Graduou-se Magna cum Laude Bacharel em Música pela UFRJ na classe de Luiz Senise. 
Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por pianistas como Boris Berman, Paul Badura-Skoda, Nikolai Lugansky e Josep Colom. 
Apresentou-se em recitais transmitidos ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), além de gravações para programas de televisão, como o Partituras, da TV Brasil. 
Como solista, apresentou-se com orquestras no Brasil e no Reino Unido, dentre as quais se destacam a Orquestra Sinfónica Brasileira, Orquestra Sinfónica de Minas Gerais, St. John’s Chamber Orchestra e Royal College of Music Ensemble.




Inês Filipe | Pianista natural de Aveiro. Vencedora de inúmeros prémios em concursos de piano Nacionais e Internacionais, destacando-se o “Prémio Antena2” do XVII SIPO Internacional Piano Festival, Prémio Interpretação Frederico de Freitas, Paços Premium, Concursos de Piano do CMACG, Elisa Pedroso, Concurso Internacional Cidade do Fundão. Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando já com performances em inúmeros países tais como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Tailândia.... 
Apresenta uma grande versatilidade no que diz respeito à escolha e execução do repertório pianístico, incluindo obras em concerto que vão desde Bach até música contemporânea. O interesse pela música moderna e contemporânea portuguesa faz com que desempenhe um papel ativo na divulgação da mesma, contando já com várias estreias de obras de compositores portugueses, destacando-se a parceria com o premiado compositor Gerson Batista. 
Frequentou o CMACG, na classe de Patrícia Sousa. Licenciou-se em Performance de piano, na classe de Fausto Neves na Universidade de Aveiro. Realizou pós-graduação em performance de piano no Conservatori Superior Del Liceu Barcelona, na classe do pianista Josep Colom. Concluiu o Mestrado em Performance de piano com a mais elevada classificação no Conservatorio Stanislao Giacomantonio em Itália na classe do pianista Rodolfo Rubino. Atualmente encontra-se a realizar o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho, na classe do pianista Luís Pipa.



Fotos Jorge Carmona / Antena 2