Ouvir
Vale a Pena Ouvir
Em Direto
Vale a Pena Ouvir Reinaldo Francisco

Videos

Raúl da Costa | 14 Março 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Raúl da Costa | 14 Março 19h00 Raúl da Costa | 14 Março 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


14 Março 19h00

Auditório do  
Entrada livre


Raúl da Costa 

Recital de Música de Câmara 
com Rimma Benyumova, violino
e Raúl da Costa, piano






Programa

Franz Liszt (1811-1886) - Variações sobre o tema de J. S. Bach "Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen"

Clara Schumann (1819-1896) - 3 Romances para Violino e Piano

Robert Schumann (1810-1856) - Arabesco Op. 18 e Tocata Op. 7

Johannes Brahms (1833-1897) - Sonata Nº 3 em ré menor, para violino e piano






Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís





Rimma Benyumova | Nasceu em 1993 no seio de uma família ligada à música, em Krasnoyarsk, Rússia. De 2000 a 2012, estudou na classe de Mikhail Benyumov na High School of Music and Drama, em Krasnoyarsk. Após exames bem sucedidos, mudou-se para Berlim para continuar sua educação musical, fazendo no início da sua licenciatura parte da classe de Tomasz Tomaszewski, na Universidade das Artes em Berlim, e desde 2015 estuda com Ulf Wallin, na Hochschule für Musik Hanns Eisler
A sua carreira musical começou aos sete anos de idade. Desde 2002, foi vencedora de vários concursos internacionais na Alemanha, Áustria, Polónia e Itália. Privilegiou também do trabalho com mestres como Maxim Vengerov, Victor Tretiakov, Zakhar Bron, Anna Chumachenko, Savatore Accardo, Dora Shvartsberg e Pierre Amoyal. Como solista, já se apresentou em algumas das mais conceituadas salas do mundo, como Carnegie Hall, Centre of Performing Arts de Moscovo, Teatro del Vermo em Milano, Harbin Philharmonie, Piano Salon Christophori Berlin e muitos outros. Toca frequentemente com orquestras de renome, como a Orquestra Sinfónica de Munique, a Orquestra "I Pomeriggi Musicali" de Milão, a Orquestra Sinfónica da Filarmonia Russa, a Orquestra Sinfónica de Harbin, a Orquestra de Câmara de Moscovo "Kremlin", Orquestra "Camerata Russa", entre outras. Foi membro da Deutsche Oper Orchestra Academy, em Berlim. Durante os seus estudos foi, sequencialmente, bolseira da AD Infinitum Foundation Berlin, Oscar und Vera Ritter Foundation Hamburg, Yamaha Foundation of Europe, e Deutschland Stipendium. É, desde 2017, membro da Fundação Yehudi Menuhin Live Music Now.



Raúl da Costa | Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993, onde iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho, ingressando, posteriormente, na Academia de Música S. Pio X, em Vila do Conde, onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes. Desde muito novo é presença recorrente em palcos de renome nacional, com destaque para os recitais a solo nas salas mais emblemáticas do país, como no Theatro Circo de Braga, Coliseu do Porto, Teatro Municipal Rivoli, Casa da Música, Palácio da Bolsa no Porto, Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, Centro Cultural de Belém, Jardins de Inverno do Teatro São Luiz, entre muitos outros. 
É também de salientar o sucesso obtido em diversos festivais internacionais de música, como no Festival de Música de Saint Pére de Rodes, Espanha, Dias da Música em Lisboa, Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Madeira Liszt Festival, Hommage à Yehudi Menuhin em Paris, Masters In Perfomance at Kronberg Academy, entre muitos outros palcos por toda a Alemanha, França, Polónia, Inglaterra, Áustria, Rússia, Ucrânia, Suécia, Espanha, Holanda... 
Com um vasto repertório de Bach a Zimmerman, a música de câmara sempre ocupou um lugar importante na sua carreira, nomeadamente as colaborações com Christoph Poppen, Juliane Banse, Bruno Monsaingeon e Valeriy Sokolov. Aos 12 anos de idade fez a sua estreia com orquestra na Casa da Música, interpretando o Concerto de Carlos Seixas. Desde então, tem colaborado com maestros como Theodore Kuchar, Joseph Swensen, Stefan Blunier, Martin Andre, Vladimir Lande, Vitaliy Protasov, a par de orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Filarmónica Janacek ou a Orquestra Sinfónica do Estado da Sibéria. 
É detentor de 1os prémios em diversos concursos nacionais e internacionais, destacando- se o Concurso Internacional de Piano em San Sebastian, o Concurso Scriabin em Paris, o Concurso Santa Cecília no Porto e no Concurso Young Pianist of the North em Newcastle, Inglaterra, onde ao 1º prémio lhe foi atribuído o título “Young Pianist of the North”. Com apenas dezasseis anos, foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, em Praga, onde foi representar Portugal. Entre outros prémios, recebeu em 2016 o 1º prémio e todos os prémios especiais do concurso internacional ZF-Musikpreis
Teve oportunidade de trabalhar com mestres como Dmitri Bashkirov, Ferenc Rados, Galina Eguiazarova, Tatiana Zelikman, Roger Muraro, Boris Berezovsky ou Maria João Pires. Por sua vez, já orientou masterclasses de piano em Portugal, nomeadamente na Guarda e em Chaves. 
Foi bolseiro da Yamaha Musical Foundation of Europe, da Yehudi Menuhin Live Music Now Foundation, e da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2011 iniciou os seus estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling e Prof. Bernd Goetzke. Raúl também fez parte do corpo docente desta prestigiada universidade. Atualmente, estuda na Hochschule für Musik Hanns Eisler, com Kirill Gerstein. Assumiu em 2018 o cargo de Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.







Fotos Jorge Carmona / Antena 2