Ouvir
Geografia dos Sons
Em Direto
Geografia dos Sons Luís Tinoco

Concertos

Rogério Francisco Quarteto | 12 Outubro | 19h00

Museu Nacional de Arte Antiga

|

Rogério Francisco Quarteto | 12 Outubro | 19h00 Rogério Francisco Quarteto | 12 Outubro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2


12 Outubro | 19h00


Auditório do 
Museu Nacional de Arte Antiga


Rogério Francisco Quarteto

Rogério Francisco, vibrafone, compositor 
António Pedro, guitarra eléctrica
Carlos Garrote, baixo eléctrico
Miguel Sampaio, bateria





Programa
The Dark Jungle

6 A.M.

The Dark Jungle

Para Sempre

Alien Deep

Margarida

Downhill



The Dark Jungle é o primeiro projeto do grupo liderado por Rogério Francisco e que apresenta um conjunto de temas originais.
Com uma vasta paleta melódica e harmónica, onde a variedade rítmica é o fator chave para o desenrolar da música escrita e improvisada, o grupo procura criar vários ambientes sonoros com o objetivo de envolver os ouvintes numa viagem exuberante e sinuosa.




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo




Rogério Francisco | Nasce a 15 de Dezembro de 1990 e inicia a sua aprendizagem musical na classe de piano de uma escola local na sua terra de origem, Caranguejeira, Leiria. Aos 9 anos começa os seus estudos na classe de Percussão na Banda Filarmónica de São Cristóvão da Caranguejeira e, nos anos seguintes frequenta masterclasses com os percussionistas Manuel Campos, Nuno Aroso, João Tiago e outros, e frequenta também estágios de orquestra de sopros dirigida pelos maestros Henrique Piloto, Rui Carreira, entre outros. Em 2006 ingressa na classes de percussão de Manuel Campos no Orfeão de Leiria e em 2008 é admitido no Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) onde trabalhou com os professores Nuno Aroso, Rui Rodrigues, Pedro Oliveira e Joaquim Alves; frequentou masterclasses dos percussionistas Reiner Seegers, Markus Leoson, Paulo Oliveira, Rui Gomes, entre outros; realizou vários estágios na Orquestra Clássica de Espinho dirigida pelos maestros Cesário Costa, Pedro Neves e Sérgio Alapont. Ainda nesta época, frequentou aulas de vibrafone jazz com o vibrafonista Jeffery Davis e realizou vários concertos com a Orquestra de Jazz de Espinho sob a direcção de Paulo Perfeito. Em 2012 é admitido na Escola Superior de Artes e Espectáculo do Porto (ESMAE) para iniciar os seus estudos na licenciatura em vibrafone jazz na classe do vibrafonista Jeffery Davis, e onde teve a oportunidade de trabalhar com Carlos Azevedo, Paulo Perfeito, Pedro Guedes, Abe Rabade, Nuno Ferreira, entre outros, e em 2016 inicia os seus estudos no mestrado em ensino da música, especialização jazz na mesma instituição, que terminou em 2019. 
No âmbito do jazz frequentou masterclasses com David Friedman, Bart Quartier, Jason Palmer, Reut Regev, Adam Lane, Igal Foni, Taylor Ho Bynum, Demain Cabaud, Leo Genovese, Seamus Blake, Demain Cabaud, Peter Schlamb, Gerard Clayton, e apresentou-se em palco com a Estarrejazz Big Band, onde teve a oportunidade de trabalhar com o maestro Pedro Moreira e onde tocou com as cantoras Marta Hugon, Luisa Sobral e Maria João e com os instrumentistas Carlos Azevedo e Mário Laginha.
Atualmente, Rogério Francisco lidera a banda “Rogério Francisco Quarteto” que tem apresentado em vários palcos, o mais recente projeto “The Dark Jungle”, e leciona a classe de percussão na Academia de Música de Vila Verde. 
Gravações: “Banda Sinfónica de Alcobaça acompanha Sérgio Carolino e Mário Marques”, 2018; "Oásis”, Banda Sinfónica Portuguesa, 2014; “Banda Sinfónica de Alcobaça acompanha...”, colaborou enquanto solista com a Banda Sinfónica de Alcobaça, 2014; “Banda Sinfónica de Alcobaça ao Vivo”, Banda Sinfónica de Alcobaça, 2011; “Cancões da Beira-Mar”, Orquestra Clássica de Espinho, 2010. 
Prémios: 3º lugar no Prémio Jovens Músicos, 2016; 1º lugar no Festival São Luiz, 2015; 1º lugar no concurso do Orfeão de Leiria em 2008.




António Pedro |
Estudou guitarra clássica e formação musical no Instituto Orff do Porto entre 1994 e 1999. Neste ano começou a ter aulas de guitarra jazz com Serafim Lopes. Em 2003 entrou na licenciatura de guitarra jazz na ESMAE concluindo o curso em 2007. Nesta instituição teve aulas com Nuno Ferreira, Afonso Pais, Michael Lauren, Carlos Azevedo, Pedro Guedes, Telmo Marques, Paulo Perfeito, entre outros. Em 2011 entrou no Mestrado em Composição e Teoria musical na ESMAE onde teve aulas com Fernando Lapa, Eugénio Amorim e Carlos Azevedo concluindo o mestrado em 2013. Em 2018 termina o Mestrado em Ensino também na ESMAE. 
Faz parte da Associação Porta Jazz. Fundada em Julho de 2010 esta Associação tem vindo a desenvolver um trabalho activo na divulgação do Jazz na cidade do Porto.
Gravações: “6e5” – 2011 – AP Quinteto; “L´USA” – 2012 – Kiko Pereira; “Mergulho” – 2014 – Coreto PortaJazz e “Sinopse” – 2016 – João Paulo Rosado




Carlos Garrote | Músico eclético, que usa o baixo elétrico, o contrabaixo, a composição e o arranjo para se expressar artisticamente. Tem o Jazz como formação mas relaciona-se de uma forma mais livre, crua, e abrangente com a própria Música, nutrindo-se desse Universo quase infinito de intuição, improvisação, melodias, ritmos e estilos tradicionais e folclóricos do Mundo. Após um período internacional viajando e tocando em navios de cruzeiro, reside desde 2019 em Lisboa, Portugal, onde desenvolve também uma sólida actividade pedagógica. 
Gravações: “Caminhos” - Phylarmonica Ançanense (2015); “Inquietude” - Iurie Chiforisin (2016); “Coleção Discos do Povo, Vol. 23” - Inês Homem de Melo (2018) e “Ponto de Fuga” - Susana China (2019).




Miguel Sampaio | Nasce em 1987 no Porto. Iniciou os seus estudos musicais com 15 anos com aulas particulares e, durante estes anos de juventude, integrou diversos projetos em estilos variados como Rock, Punk, Funk, Blues e World Music. Em 2008, ingressa na Escola de Jazz de Torres Vedras (2008). Mais tarde, continua os seus estudos na Escola de Jazz do Porto com José Marrucho e, na ESMAE - onde frequenta a licenciatura em Performance, variante Jazz, entre 2012 e 2016 com Michael Lauren. Entre 2016 e 2018 frequentou o mestrado em ensino também na ESMAE. 
No contexto de Big Band teve a oportunidade de atuar ao lado de artistas como Mário Laginha, Maria João, Marta Hugon, Luísa Sobral e Carlos Azevedo. Em pequenas formações, apresentou-se em palco ao lado de músicos como Andrew D'Angelo, Ben Street, Abe Rabade, Paulo Gomes, Pedro Neves, Eurico Costa, José Pedro Coelho, João Paulo Rosado, Rogério Francisco, António Pedro Neves, Nuno Campos, Filipe Teixeira, João Mortágua, João Pedro Brandão, Rui Teixeira, entre muitos outros. 
Gravações: “A Incerteza do Trio Certo” – 2019 – Carimbo PortaJazz













Fotos Jorge Carmona / Antena 2