Ouvir
Mezza-Voce
Em Direto
Mezza-Voce André Cunha Leal / Produção: Susana Valente

Concertos

Rui Cristão & António Mont’Alverne | 23 Outubro

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Rui Cristão & António Mont’Alverne | 23 Outubro Rui Cristão & António Mont’Alverne | 23 Outubro

23 Outubro | 19h00

Auditório do  
Entrada livre


Rui Cristão & António Mont’Alverne

Rui Cristão, violino
António Mont’Alverne, piano


Programa

Wolfgang Amadeus Mozart - Sonata nº 26 em Si bemol maior, K. 378

Luís Costa - Sonata nº 1 em Sol maior

José Vianna da Motta - Romanza

L. v. Beethoven - Sonata nº 5 em Fá maior, op.24, “Primavera”



António e Rui cruzaram-se pela primeira vez em 1999, aquando do convite para atuarem a solo no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian nas comemorações do 35º aniversário da Academia de Música de Santa Cecília, instituição onde se formaram – tinham na altura 11 e 10 anos respetivamente. 
20 anos depois, os dois jovens músicos apresentaram-se pela primeira vez em duo, com uma série de recitais, onde incluem obras do grande repertório clássico e música portuguesa pelas comemorações do 140º aniversário do nascimento de Luís Costa e 150º aniversário do nascimento de Francisco de Lacerda no decorrer da temporada 2018/19. Para a temporada de 2019/20, aquando das comemorações do 250º aniversário do nascimento de Beethoven, propõem um programa com 3 sonatas do compositor.



Gravação para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís



Rui Cristão | Proveniente de uma família melómana, integrou o Mendes Harmónica Trio com apenas 6 anos de idade. Paralelamente iniciou os seus estudos de violino na Escola Metropolitana de Lisboa e posteriormente na Academia de Música de Santa Cecília, na classe de Lígia Silva. Completou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Khatchatour Amirthanian, e posteriormente o mestrado em performance pela Universidade de Évora na classe de Valentim Stefanov e o mestrado em ensino de música pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de Beatriz Manzanilla e Tiago Neto. 
Premiado em Portugal, adquiriu ampla experiência como instrumentista de orquestra, música de câmara e solista em concertos que realizou nas principais salas de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Índia. 
Atualmente concilia a atividade de concertista à de membro da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e docente na Academia de Música de Almada.


@ Jorge Carmona / Antena 2
    
António Mont’Alverne | Natural de Ponta Delgada (Açores), iniciou os seus estudos musicais com 8 anos na Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa nas classes de João Crisóstomo e Gioconda Stoffel – antiga discípula de Campos Coelho. Discípulo de Elisa Lamas. Licenciado em piano na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto na classe de Sofia Lourenço - antiga discípula de Helena Sá e Costa. Foi aceite na Hartt School of Music nos EUA. No entanto, prosseguiu estudos com Gabor Paska na Universität der Künste em Berlim; Jan Michiels no Koninklijk Conservatorium em Bruxelas e com Luiz de Moura Castro no Conservatori del Liceu em Barcelona. Frequentou master classes com Oxana Yablonskaya, Josep Colom, Pascal Devoyon, Paul Badura-Skoda, Vitaly Margulis, António Rosado, Manuela Gouveia, Fausto Neves, entre outros. Premiado em Portugal, teve ao longo dos últimos anos a oportunidade de se apresentar a solo, com orquestra e música de câmara em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Bélgica, sendo de destacar atuações no Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Fundação Calouste Gulbenkian, Aula Magna, Palácio Foz, Ateneu Comercial do Porto, Casa de Mateus, Ciclo de Concertos de Coimbra, Festival Música em São Roque, Joseph Joachim Konzertsaal (Crescendo Festival-Berlim), Musee d'Art Moderne et d'Art Contemporain (Nice), Maison du Portugal (Paris), Casa de América (Madrid), Kammersaal (Berlim), Grand Salle (Bruxelas) entre outros. Gravou para a RDP - Antena 2 a solo e em música de câmara. Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto, concilia atualmente a atividade de concertista com a de docente no Oporto British School.