Ouvir
Música Contemporânea
Em Direto
Música Contemporânea Pedro Coelho

Concertos

Simon Wyrsch, George Esteves, Zeca Neves, Ciro Lee | 19 Outubro 21h30

Cascais Jazz Club

|

Simon Wyrsch, George Esteves, Zeca Neves, Ciro Lee | 19 Outubro 21h30 Simon Wyrsch, George Esteves, Zeca Neves, Ciro Lee | 19 Outubro 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


19 Outubro 21h30

Cascais Jazz Club


Simon Wyrsch, George Esteves, Zeca Neves, Ciro Lee


Simon Wyrsch, clarinete 
George Esteves piano
Zeca Neves, contrabaixo
Ciro Lee, bateria



Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo    






Simon Wyrsch é considerado, tanto pelo público como por críticos, como dos melhores clarinetistas de jazz do mundo.
Começou a trabalhar profissionalmente ainda adolescente, e como músico deu concertos com diferentes grupos, marcando presença em clubes e festivais em todo o mundo, como o Festival de Jazz de Avignon, o Kennedy Center Jazz Club, entre outros. 
As suas Masterclasses são frequentadas por artistas como Billy Taylor, Lewis Nash, Cedar Walton, Curtis Fuller, Kenny Drew jr., Eddie Daniels, Dave Liebman.
Simon Wyrsch está como bolseiro da Fundação Friedl-Wald; foi convidado para o programa Jazzahead da Betty Carter e ganhou o 3º lugar no 11º Concurso Internacional de Solistas de Jazz em Montecarlo. Patrocinado pelas marcas Buffet Crampon e Vandoren, dá lições e masterclasses sobre jazz, clarinete e improvisação. Toca um jazz moderno, de paixão e virtuosismo incomparáveis..
Compõe e produz música para cinema e tem-se envolvido, como clarinetista / produtor numa variedade de projetos: documentários, spots de tv, filmes de animação e filmes.



George Esteves nasceu a 18 de Outubro de 1978 em Bournemouth , Inglaterra. Frequentou o curso de Piano e composição da Academia de Artes e Novas Tecnologias. Estudou Piano Clássico durante cinco anos. Frequentou os cursos de Piano e Percussão na Escola de Jazz do Hot Club. Em Inglaterra completou, com distinção, o curso BTEC National Diploma in Popular Music no Bournemouth and Poole College.
A solo atuou como cantor e «entertainer» acompanhando-se com sintetizador e piano-solo, em diversos «Pubs» e restaurantes salientando-se o exclusivo Club privado «The Mansion House» em Bournemouth.
Atuou diversas vezes acompanhado pela «Bournemouth Big Band» no «Pavillion Theatre» de Bournemouth e realizou dois espectáculos cantando musica de Frank Sinatra. «Tribute to Frank Sinatra» e «Sinatra Swings Again» acompanhado pela «The Eddie Robinson Orquestra».    




Zeca Neves nasceu a 1 de Junho de 1959, em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Lisboa onde estudou contrabaixo com Armando Crespim durante 3 anos, tendo depois começado os estudos de Jazz na escola do Hot-club, na altura dirigida por José Eduardo, onde teve a oportunidade de trabalhar com músicos como Mike Ross, Tony Faulkner, Don Rendel, Michael Garrick, Chuck Israels ou Kent Carter. Tem ao longo dos anos participado em vários Workshops, nomeadamente com Red Mitchel, John Abercrombie, Hal Galper - Reggie Workman, Ed Neumeister, e Rufus Reid.
Em 1980 tornou-se músico profissional, tendo no entanto antes disso , e, com colegas alunos do "Hot - Club" formado diversos grupos, um dos quais "Quinteto de Pedro Mestre" participou em vários concertos por todo o país, dos quais são de destacar o Festival Internacional de Jazz de Cascais e o Festival Internacional de Jazz de Faro nos anos 78 e 79.
Tem desde então, desenvolvido intensa e diversificada actividade musical, e tocado com inúmeros músicos nacionais e estrangeiros, nos mais variados contextos como Concertos, Espectáculos Musicais, Teatro , Cinema ( A Casa dos Espíritos ) Cinema de Animação ( c/ Mike Phelps no MONSTRA 2006 ), Shows de Televisão, Gravação e Produção de discos , Gingles Publicitários, etc...etc...
Nesta vertente musical, o Jazz, tem desenvolvido também grande actividade, sendo de destacar a sua participação no "Quarteto e Quinteto C.D" de professores do Hot-Club, com os quais fez muitos concertos, e, também Workshops em várias cidades por todo o país, a Orquestra de Jazz de Lisboa e um grande leque de outras formações tanto instrumentais, com músicos como Tomás Pimentel, Jorge Reis, Claus Niemark, Peter Dahll, Júlio Resende, Mário Delgado, Nuno Ferreira, Paula Sousa, Zé Menezes, Desidério Lázaro, Emílio Robalo, bem como acompanhando vocalistas, nomeadamente Paula Oliveira , Maria Anadon, Maria Viana, Maria Emaus, Ana Nagy, etc.
O "Quarteto de Zeca Neves" tem sido recentemente o seu principal projecto musical, mantendo contudo a sua actividade como professor (Escola Salesiana de Manique), aulas particulares, e como free-lancer, com os mais variados músicos e nos mais diversos contextos.




Ciro Lee nasceu em Cascais, em 1987. Começou a estudar música aos 8 anos, iniciando os estudos de bateria com Jorge Lee, seu pai, conhecido pedagogo e director pedagógico de várias escolas de música, e também piano e formação musical com a professora Isabel Brandão. Mais tarde, prossegue os estudos de bateria como principal instrumento, tendo como professores Jorge Lee, Miguel Marques, Joel Silva e Bruno Pedroso. Simultaneamente, aprofunda os seus conhecimentos de piano com  Pieter Baert e Júlio Resende, baixo eléctrico com Cícero Lee, guitarra e formação musical com Jorge Lee. Em 2011 começa a dar aulas de bateria, atividade que desenvolve até aos dias de hoje.







Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP