Ouvir
Jazz a 2
Em Direto
Jazz a 2 João Moreira dos Santos / Maria Alexandra Corvela / Luís Caetano / Produção: Cristina do Carmo

Concertos

Solistas da Camerata Atlântica | 31 Janeiro | 19h00

Museu Nacional de Arte Antiga

|

Solistas da Camerata Atlântica | 31 Janeiro | 19h00 Solistas da Camerata Atlântica | 31 Janeiro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


31 Janeiro | 19h00

Auditório do 


Solistas da Camerata Atlântica


Ana Beatriz Manzanilla, violino
João Viera de Andrade, violino
Pedro Saglimbeni Muñoz, viola de arco
Jeremy Lake, violoncelo
João Bettencourt da Câmara, piano





Programa

Franz Schubert - "QuartettSatz" Quarteto de Cordas Nº 12 D.703 em dó menor

Johannes Brahms - Quinteto para Piano e Cordas em fá menor Op. 34
I - Allegro non troppo
II - Andante, um poco adagio
III - Scherzo: allegro
IV - Finale: poco sostenuto-allegro non troppo- presto non troppo





Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís





Camerata Atlântica é um projeto musical idealizado pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, sua diretora artística. Tendo como base 11 instrumentistas profissionais de cordas, a Camerata tem a flexibilidade de poder ser alargada a uma formação mais ampla dependendo do repertório a executar. 
Após o seu concerto inaugural em Novembro de 2013 apresentou-se consecutivamente com grande sucesso nos Dias da Música desde 2014 no Centro Cultural de Belém, no Festival de Música em Leiria, na Festival Experience da Universidade de Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian no âmbito dos Prémios Jovens Músicos 2014, na temporada de Música Gulbenkian 2015-16 com o trompetista Pacho Flores, no Festival Jardim de Verão da Fundação Gulbenkian 2018 e Natal em Lisboa da EGEAC em 2017, 2018 e 2019, na Temporada 2019 do Teatro Joaquim Benite, no Festival das Artes 2019 e na Temporada Música em São Roque 2019. 
A Camerata Atlântica criou o Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, que contou com a sua primeira edição em 2015 e é já considerado um dos principais Concursos de Música a nível nacional. Em Maio de 2016 foi selecionada pela Antena 2 para interpretar “Fuga para a América Latina” no encerramento da série especial da União Europeia de Rádios intitulada “A influência da América Latina”, com posterior transmissão na Alemanha, Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Hungria, República Checa e Roménia. 




Ana Beatriz Manzanilla | Violinista venezuelana, membro da Orquestra Gulbenkian desde 1996. Fundadora e diretora artística da Camerata Atlântica e do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, é também professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa. Em Portugal tem desenvolvido um trabalho dinâmico com os jovens nomeadamente como tutora do Estágio Gulbenkian para Orquestra, da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Nova Ópera de Lisboa e como cofundadora da Orquestra Geração. 
Formada no El Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela, estudou também na Alemanha e na European Mozart Academy, em Cracóvia (Polónia). Apresentou-se em concertos na Colômbia, Argentina, Costa Rica, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Polonia, Hungria, República Checa e Bélgica.



João Viera de Andrade | Violinista nascido em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Estudou na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Posteriormente estudou em Lisboa diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra. 
Apresentou-se em recitais a solo e música de câmara em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Estados Unidos da América e Brasil. Tem vindo a colaborar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outras. 
Foi semifinalista no concurso internacional Jovens Violinistas 2011 em Lisboa e no Prémio Jovens Músicos 2011. É elemento fundador da Camerata Atlântica. Desde Setembro de 2014, é professor de violino da Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa.



Pedro Saglimbeni Muñoz | Violetista nascido na Venezuela. Estudou no Sistema da Orquestra Nacional Juvenil da Venezuela, na Alemanha e na Polónia na “European Mozart Academy” de Cracóvia. 
Como solista atuou com diversas orquestras na venezuelana além da Sinfónica de Colômbia, Orquestra Nacional do Panamá, Filarmónica Rhodanien de França, Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Nacional do Porto, Ofereceu Recitais pela Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica Espanha, França, Itália, Alemanha, Noruega, Bélgica, Polónia, Hungria, República Checa e Inglaterra. 
Desde o ano 1996 reside em Portugal. Atualmente é solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e leciona na Escola Superior de Música de Lisboa: É fundador da Camerata Atlântica.




Jeremy Lake | Violoncelista inglês residente em Portugal. Elemento da Orquestra Gulbenkian desde o ano 2001, tem participado em diversos agrupamentos através de numerosos concertos pelo país. Desde a sua fundação é violoncelista da Camerata Atlântica. 
Realizou estudos no Royal College of Music em Londres e foi selecionado para participar num ensemble de violoncelos com o célebre Mstislav Rostropovich. 
Colaborou com diversas orquestras, destacando-se a Royal Philharmonic Orchestra e a City of Birmingham Symphony Orchestra. Participou também em concertos como solista e deu recitais a solo em diversos festivais de música, na Grã-Bretanha, na Dinamarca e em Portugal. Foi ainda membro da Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde foi chefe de naipe, e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra.



João Bettencourt da Câmara | Pianista nascido em Lisboa em 1988. Estudou Piano no Conservatório Nacional e realizou estudos com V. Viardo, H. Sá e Costa, T. Achot, Sequeira Costa, A. Pizarro, P. Burmester, D. Bashkirov, G. Eguiazarova e A. Ciccolini. 
Foi premiado no Concurso de Piano Florinda Santos, no Concurso Cidade do Fundão no Concurso Maria Cristina Lino Pimentel e no Concurso “Veo Veo” Internacional da Radiotelevisão Espanhola. Estudou no Royal College of Music, que lhe atribuiu o estatuto de “Foundation Scholar”. 
Tem atuado nos Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Espanha e Venezuela. Desde 2013, é docente de Piano na Universidade de Aveiro, estabelecimento de ensino superior onde recentemente concluiu com grande sucesso o Doutoramento.




Fotos Jorge Carmona / Antena 2