Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Concertos

The Michael Lauren Trio | 29 Março 21h30

Cascais Jazz Club

|

The Michael Lauren Trio | 29 Março 21h30 The Michael Lauren Trio | 29 Março 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


29 Março | 21h30

Cascais Jazz Club


The Michael Lauren Trio

Michael Lauren, drums
Vasco Agostinho, guitar
João R. Custodio, contrabass


Concerto dedicado à musica de Sonny Rollins, pontuado por outros standards especiais







Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: André Pinto
Produção: Cristina do Carmo    

   



Michael Lauren, nasceu em Nova Iorque a 16 de Janeiro de 1950 e começou a tocar bateria aos 8 anos de idade. A sua competência artística atravessa as fronteiras do jazz, blues, rock e clássica. Obteve um BA (Bachelor of Arts) na Johns Hopkins University e frequentou o Peabody Conservatory e o Berklee College of Music. É membro fundador da escola de música, de renome internacional, Drummers Collective NYC, onde lecionou mais de 25 anos. Presentemente é Professor Adjunto de Bateria na Escola Superior de Música e Artes Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto), tendo sido Coordenador do Departamento de Jazz na mesma escola entre 2006-2010 e 2015-2017. É o primeiro professor a receber o título de Especialista em jazz em Portugal e é também o fundador e diretor da International Drum Academy em Lisboa.
Atuou com Paul Anka, Chuck Berry, Charles Brown, Tom Jones, Tom Harrell, Bob Stewart, Dena DeRose, Bob Mintzer, Milt Hinton, Markus Burger, Jerry Jemmott, Kenny Davern, Bill Frisell, Mike Stern, Bobby Radcliff, Robert Kraft, Don Sebesky, Darlene Love, Martha Reeves, Cornelius Bumpus, Ted Curson, Teo Macero, The Drifters, The Coasters, Grant Green Jr., T.M. Stevens, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Jorge Costa Pinto Big Band, Quinteto Mario Santos, The Postcard Brass Band, Hugo Alves Quartet, Orquestra Jazz Algarve, 2 Tubas & Friends e muitos outros. Liderou as suas próprias bandas, incluindo Bashier, Magister Ludi e The Michael Lauren All Stars.
O álbum Once Upon A Time In Portugal de The Michael Lauren All Stars foi selecionado como um dos 10 Melhores Álbuns Nacionais de 2016 (Arte Sonora). Trabalhou em produções do Teatro da Broadway e nos estúdios de Nova Iorque, gravando jingles, espetáculos para multinacionais e álbuns. Foi também baterista da editora musical Famous Music.
É autor de sete livros: Welcome To Odd Times - An Approach To Mental and Manual Dexterity For The Drum Set, The Book Of Silence, Compreender Ritmo, The Encyclopaedia of Double Bass Drumming, Rhythmic Fundamentals, Rudiments And Variations For Drummers e Understanding Rhythm. Professor e especialista reconhecido internacionalmente, escreveu artigos para a Modern Drummer Magazine, para a Percussive Notes, a revista da Percussive Arts Society, e para a Score Magazine, uma subdivisão da série de televisão Rock School da PBS.



Vasco Agostinho nasceu em 1971, na Benedita. Iniciou os seus estudos musicais em órgão na terra natal com António Varela. Mais tarde estudou piano com Dalila Vicente e guitarra com Santiago Pinto e António Bandeira. Começou, ao mesmo tempo, a tocar profissionalmente em bares da região, inicialmente nos teclados e mais tarde na guitarra. Nesta altura foi frequentemente convidado para gravar como freelancer num estúdio local.
Em 1990 começou a frequentar o Curso de Jazz da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Luís Villas-Boas, onde estudou com Mário Delgado, David Gausden e Pedro Madaleno, entre outros.
Ainda aluno de Mário Delgado, foi convidado por ele para o substituir em alguns concertos, iniciando assim a sua carreira como guitarrista de jazz. Em 1991, um ano após ter iniciado os seus estudos de jazz, foi convidado pela direção pedagógica da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal para lecionar a disciplina de guitarra, o que lhe permitiu mudar-se para Lisboa e começar a frequentar diariamente vários espaços com música ao vivo, entre os quais a cave do Hot Clube de Portugal. Aqui, em colaboração com o contrabaixista Pedro Gonçalves, deu início às Jam Sessions que trouxeram uma nova vida ao Clube e à geração de músicos que se seguiu.
Estudou com os músicos Hal Galper, Reggie Workman, Red Mitchell, Jim Leff, Phil Markowitz, Armen Donelian, Bruce Barth e Ron Jackson, entre outros.
Tocou já com os músicos Albert Bover, Carlo Morena, Kevin Hays, Bernardo Sassetti, Chris Higgins, Ed Howard, Mário Franco, Carlos Barretto, António Sanches, Alexandre Frazão, David Xirgu, André S. Machado, Carlos Vieira, Aldo Caviglia, Nanã S. Dias, Paul Young, Eduardo Santos, Chris Alexander, Laurent Filipe, Claus Nymark, Kiko, Dany Silva, entre outros.
Tem tocado em salas por todo o país, como o Teatro São Luiz, Centro Cultural de Belém, Rivoli, Tivoli, Fórum Eugénio de Almeida e Teatro Faialense. Tem tocado também em diversos festivais de Jazz e em clubes de Jazz em Portugal e Espanha, destacando-se o Hot Clube de Portugal e o Jamboree, entre outros.
Paralelamente à sua carreira como guitarrista e compositor, tem dedicado grande energia à divulgação e ao ensino do jazz. Leciona as disciplinas de Guitarra e de Combo na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal desde 1991, é convidado como professor e director pedagógico para vários cursos e workshops, mantendo um apoio constante a diversas iniciativas com interesse claro em tornar o Jazz mais acessível ao pú'blico em geral.
Atualmente, para além de participar como guitarrista e dirigir musicalmente vários projetos musicais, lidera vários grupos para os quais compõe e faz arranjos, dos quais se destacam o Quarteto de Vasco Agostinho com o saxofonista Jorge Reis, o baixista Hugo Antunes e o baterista Bruno Pedroso, o Trio de Vasco Agostinho, o Quinteto de Homenagem a Sarah Vaughan, e o projecto New Orleans Revisitado.
Lançou em Março de 2006 o seu primeiro trabalho discográfico, Fresco, com o Quarteto de Vasco Agostinho, constituído por Jorge Reis (sax alto), Hugo Antunes (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria), e que teve uma excelente aceitação por parte da crítica.



João Custódio iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa no curso de Contrabaixo onde estudou com Manuel Rego. Na área do jazz estudou na Escola de Jazz do Barreiro e na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot club de Portugal. Estudou com Zé Eduardo, Bernarndo Moreira, Nelson Cascais, Mário Delgado, Afonso Pais, entre outros. 
Ativo como músico desde 2001 na área do jazz, tocou com Julio Resende, Diogo Vida, Victor Zamora, Rodrigo Gonçalves, Mário Delgado, Nuno Ferrreira, Afonso Pais, Jorge Reis, João Moreira, Jacinta, Marta HUgon, Jorge Moniz, Bruno Santos, entre outros. 
Fora do jazz atua regularmente com os Irmãos Catita, tendo já trabalhado com Jorge Palma, Vitorino, entre outros. Colaborou com grupos de teatro e de dança contemporânea.
Lecciona Contrabaixo, Baixo eléctrico e Formação Musical.






Fotos Jorge Carmona / Antena 2