Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

Thomas Adès | 20 Junho | 21h00

Grande Auditório

|

Thomas Adès | 20 Junho | 21h00 Thomas Adès | 20 Junho | 21h00

© Jorge Carmona / Antena 2


20 Junho | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco 
Produção: Alexandra Louro de Almeida / Cristina do Carmo / Zulmira Holstein
Ciclo de Piano
Gravação pela Antena 2/RTP
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, 
a 11 de Dezembro de 2018


Thomas Adès, piano


Programa

Leos Janácek (1854-1928)

- Sobre um caminho verdejante (Vol.I)

- In memoriam

- Sonata I.X.1905

- Sobre um caminho verdejante (Vol.II)

- Cristo, o Senhor nasceu

- Palácio de Malá Strana

- Reminiscência

- Nas brumas




Sendo um dos mais destacados compositores contemporâneos, o inglês Thomas Adès é também um exímio pianista e maestro. Depois de, em 2012, ter apresentado e dirigido várias das suas obras na Gulbenkian Música, desta vez, a sua visita faz-se enquanto pianista, papel no qual as suas qualidades extasiaram o New York Times em 2010: “Deu um concerto à sua imagem, escolhendo peças incomuns e poucas vezes apresentadas”. 
De entre essas peças, Sobre um Caminho Verdejante, de Janácek, a crítica destacou “o encanto esquivo da música através de uma interpretação sensível e belissimamente velada”.



Para mais informações, consultar Folha de Sala



Thomas Adès nasceu em Londres em 1971. Cedo se celebrizou como compositor e intérprete, colaborando regularmente com as principais orquestras, companhias de ópera e festivais. As suas composições incluem três óperas: The Exterminating Angel, estreada no Festival de Salzburgo em 2016, The Tempest (2004) e Powder Her Face (1995). Para além de peças a solo e de música de câmara, a sua produção inclui várias obras orquestrais: Asyla (City of Birmingham Symphony, 1997), Tevot (Filarmónica de Berlim, 2007), Polaris (New World Symphony, Miami, 2011), Concerto para Violino Concentric Paths (Festival de Berlim e BBC Proms, 2005), Concerto para Piano In Seven Days (Filarmónica de Los Angeles, 2008), e Totentanz, para meio-soprano, barítono e orquestra (BBC Proms, 2013).

Como maestro, Adès dirige regularmente, entre outras orquestras, as Filarmónicas de Los Angeles, Nova Ioque e Londres, as Sinfónicas de Londres, da BBC, de Birmingham, de Melbourne e de Sydney e a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão. Dirigiu a Orquestra Gulbenkian em janeiro de 2012. Na temporada passada estreou-se à frente da Filarmónica Checa. Foi recentemente nomeado Artista Associado da Sinfónica de Boston, função que em 2019 inclui a direção da orquestra em Boston e em Tanglewood.


Como pianista, Adès apresentou-se recentemente no Carnegie Hall (Stern Auditorium) de Nova Iorque e no Wigmore Hall de Londres. Ao longo da presente temporada, para além da Fundação Gulbenkian, apresenta em Londres, Paris e Brno o programa dedicado a obras de Janáček para piano solo, acompanha Ian Bostridge, em Viagem de Inverno de Schubert, no Wigmore Hall, e partilha o palco com Kirill Gerstein no Carnegie Hall e no Festival de Tanglewood.


Destacada em inúmeros festivais internacionais, a música de Adès tem recebido numerosas distinções como o Prémio Grawemeyer (Asyla, 1999), o Royal Philharmonic Society Music Award for Large-Scale Compositions (The Tempest e Tevot), o Prémio de Composição Ernst von Siemens (Arcadiana); ou o British Composer Award (The Four Quarters). As suas obras receberam também vários prémios discográficos, incluindo Gramophone (2010), Diapason d’Or de l’année (2013), ECHO Klassik e Grammy (2014). Em 2015, Thomas Adès recebeu o prestigioso Prémio de Música Léonie Sonning.



Fotos Jorge Carmona / Antena 2