Ouvir
Olhar a Lua
Em Direto
Olhar a Lua Tomás Anahory

Concertos

Trio Sond’Ar-te | 11 Outubro | 21h00

O'culto da Ajuda

|

Trio Sond’Ar-te | 11 Outubro | 21h00 Trio Sond’Ar-te | 11 Outubro | 21h00

11 Outubro | 21h00

O'culto da Ajuda


Trio Sond'Ar-te

Vítor Vieira, violino
Filipe Quaresma, violoncelo
Elsa Silva, piano


Programa

Dmitri Chostakovitch - Trio nº 2 em Mi Menor Op. 67 

Beat Furrer - Retour an Dich

Álvaro Salazar - Segundo ensaio para uma cadenza

Miguel Azguime - Melancholia [estreia absoluta]



Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo



Vítor Vieira | Natural do concelho da Póvoa de Lanhoso, iniciou os seus estudos de violino no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, com José Camarinha. Estudou com Alberto Gaio Lima na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e Aníbal Lima na Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo atuado a solo com as orquestras destas duas escolas.
Concluiu o Mestrado em Violin Performance com Gerardo Ribeiro na Northwester University, do qual foi também assistente, em Evanston, Chicago. Participou em masterclasses com Alexei Mikhline, Sergei Kravchenko e Eduard Wulfson. Estudou também na Escuela Superior de Música Rainha Sofia, com Rainer Schmidt.
Obteve vários prémios no concurso Prémio Jovens Músicos da RTP/Antena 2, nomeadamente o 1.º Prémio de Violino em nível médio (2001) e superior (2003), tendo assim tido a oportunidade de se apresentar a solo com a Orquestra Gulbenkian.   
Como membro do Quarteto de Cordas Tacet, obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos em 2004 e apresentou-se em concertos no Festival de Sintra e na Casa da Música.
Apresentou-se também em concertos de Música de Câmara com o Moscow Piano Quartet e com músicos como Paulo Gaio Lima e Aníbal Lima.   
Faz atualmente parte do Quarteto de Cordas de Matosinhos.    




 
Elsa Marques Silva | Natural do Porto, iniciou os estudos musicais com seis anos de idade na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Estudou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde integrou a classe de Pedro Burmester. Concluiu em 2000 o Mestrado na Hartt School of Music da Universidade de Hartford (EUA), onde foi aluna de Luiz de Moura Castro. Frequentou várias masterclasses internacionais sob a direcção de professores como Helena Sá e Costa, Dmitri Paperno, Vitalij Margulis, Boris Berezowsky, Tânia Achot, Nina Svetlanova e Peter Eicher, entre outros.
É laureada dos seguintes concursos nacionais: Prémio Helena Costa (2.º prémio), Concurso de Interpretação do Estoril (2º prémio), Prémio Jovens Músicos (2.º prémio) e Concurso de Piano da Covilhã (1.º prémio). Internacionalmente, possui o galardão Concerto Awards - 1988 International Music Academy Piano Program - Kromeriz (República Checa), foi finalista do Emerson Quartet Competition e obteve o 2.º prémio no Young Artist Piano Competition, Connecticut (EUA).     
Tocou como solista com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Remix - Orquestra de Jovens e Orquestra Filarmonia das Beiras, colaborando com maestros como Meir Minsky, Ferreira Lobo, Osvaldo Ferreira, Nicholas Kok, Cesário Costa, Tolga Kashif, Luís Carvalho e Jean-Marc Burfin.
Realizou inúmeros recitais tanto a solo como em formações de câmara, em Portugal (CCB, Palácio da Bolsa, Universidade de Aveiro, Culturgest, Teatro Camões, Teatro Gil Vicente de Coimbra, Teatro Baltasar Dias - Madeira, etc.), Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América e Brasil.     



Filipe Quaresma | Nasceu em 1980. Estudou na EPABI (Covilhã) com Rogério Peixinho, na Royal Academy of Music (Londres) com David Strange e Mats Lidström, e na Scuola di Musica di Fiesole (Itália) com Natalia Gutman. 
Obteve vários prémios e bolsas de estudo de prestígio nacional e internacional, sendo de destacar o título ARAM (Associate Royal Academy of Music) atribuído em 2010. 
Já se apresentou nas principais salas portuguesas e europeias, entre as quais se destacam Casa da Música, Fundação Gulbenkian, CCB, Carnegie Hall de Nova Iorque, Elbphilharmonie de Hamburgo, Philharmonie de Paris, Berliner Philharmoniker, Royal Albert Hall, Wigmore Hall, Concertgebouw, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Musikverein, Philharmonie Luxembourg e Palau de la Musica de Barcelona, trabalhando com os mais prestigiados músicos portugueses e estrangeiros da atualidade.          



Fotos Jorge Carmona / Antena 2