Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Videos

Vasco Dantas Rocha | 22 Junho 19h00

Sala Luís de Freitas Branco, CCB

|

Vasco Dantas Rocha | 22 Junho 19h00 Vasco Dantas Rocha | 22 Junho 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2



22 Junho | 19h00 

Sala Luís de Freitas Branco, 
Centro Cultural de Belém

Ciclo Quintas às 7


Vasco Dantas Rocha, piano


Programa

Robert Schumann (1810-1856) - Cenas Infantis, Op. 15 
1. De povos e terras distantes
2. História curiosa
3. Cabra cega
4. Criança que suplica
5. Felicidade plena
6. Acontecimento sério
7. Sonho
8. À lareira
9. Cavalinho de madeira
10. Um pouco sério
11. Fazer medo
12. A criança adormece
13. O poeta fala

Igor Stravinsky (1882-1971) / Guido Agosti (1901-1989) - Transcrição p/ piano da Suite de O Pássaro de Fogo 
1. Dança Infernal do Rei Kachtchei
2. Canção de Embalar
3. Final

Maurice Ravel (1875-1937)  - Gaspard de la Nuit: Trois poèmes pour piano d'après Aloysius Bertrand 
1. Ondine
2. Le Gibet
3. Scarbo

George Gershwhin (1898 - 1937) - Três Prelúdios 
           1. Allegro ben ritmato e deciso
     2. Andante con moto
   3. Agitato







Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís



Vasco Dantas Rocha começou os estudos de piano aos 4 anos na escola Valentim de Carvalho no Porto, e, com 6 anos deu a sua primeira apresentação pública, no Museu do Carro Eléctrico do Porto. Em 2000, foi admitido com distinção no Conservatório de Música do Porto, terminando o curso com a nota máxima. Completou a Licenciatura em Música com “1ª classe & distinção” no London Royal College of Music, sob a orientação do professor russo Dmitri Alexeev e do professor sul-africano Niel Immelman. Terminou recentemente o Mestrado em Performance com nota máxima (1,0) sob a orientação do professor alemão Heribert Koch, na Universidade de Münster (Alemanha) onde foi aceite para uma pósgraduação "Konzertexamen". 
Em 2011 fez a sua estreia como pianista solista, na famosa “Sala Suggia” da Casa da Música, com o recital de abertura do Ciclo de Piano EDP 2011. Tocou também a solo com orquestras, tais como Hong Kong Symphonia (China), Orquestra Sinfónica do Estado do Espírito Santo (Brasil), Jülich Sinfonieorchester e Junges Sinfonieorchester Aachen (Alemanha), Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica de Cascais, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra Filarmónica das Beiras (Portugal) e já teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como, Choi Sown Le, Dinis Sousa, Günter Neuhold, Martin André, Nicholas Kok, Nikolay Lalov, Pedro Neves, Peter Sauerwein, Rui Pinheiro e Victor Hugo Toro.  Obteve já mais de cinquenta prémios em concursos internacionais em diversos países, como Alemanha, Espanha, Grécia, Portugal e Reino Unido. Gravou por duas vezes em CD a convite da Rádio Galega, e outras duas para a editora KNS Classical com quem lançou já dois discos a solo: Promenade (2015) e Golden Liszt (2016), que estão disponíveis online e foram recentemente transmitidos pela Antena 2 (Portugal) e as rádios alemãs MDR Klassik e WDR 3.
"Pianista invulgar pelas suas grandes generosidade e força emotiva, Vasco Dantas desde muito cedo evidenciou uma personalidade cativante, através da força das suas interpretações.




Coprodução | CCB | Antena 2