Ouvir
A Propósito da Música
Em Direto
A Propósito da Música Alexandre Delgado

Concertos

Vianna Bones Quartet | 17 Maio 19h00

Sala Luís de Freitas Branco, CCB

|

Vianna Bones Quartet | 17 Maio 19h00 Vianna Bones Quartet | 17 Maio 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


17 Maio | 19h00 

Sala Luís de Freitas Branco, 
Centro Cultural de Belém 

Ciclo Quintas às 7

Vianna Bones Quartet

João Pedro Pereira de Abreu, Trombone Tenor/Solo
José Luís Mendes Rosas, Trombone Tenor/Solo
João José Cadilha Braga, Trombone Tenor
Miguel Alexandre Forte de Barros, Trombone Baixo 


Programa

Franz Joseph Haydn (1732-1809) - Achiev is the glorious work

Anton Webern (1883-1945)- Langsamer Staz

Claude Debussy (1862-1918) - Trois Chanson

António Carlos Jobim (1927-1994) - No more blues

Saskia Apon (1957) - Eerste Trombone Kwartet 

John Glensk Mortimer (1951) - Suite Parisienne

Jeffrey Agrell (1948) - Gospel Time


Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís




João Abreu, José Rosas, João Braga (trombone tenor) e Miguel Barros (trombone baixo) juntaram-se há apenas um ano, por iniciativa própria, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde estudam na classe de Ricardo Pereira. Fizeram recitais e masterclasses com Olga Prats e Juan Carlos Matamoros.
Foram já premiados com o 2º lugar na 3ª edição do concurso Idipsumúsica e 1º lugar na 1ª edição do Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde. No verão passado, o Vianna Bones Quartet venceu o Prémio Jovens Músicos na Categoria de Música de Câmara, nível médio.
Os jovens músicos não têm dúvidas sobre a sua relação com a música: «sempre quisemos ser músicos, fomos estudar música porque é isto que queremos fazer da nossa vida.» Sabem que hoje «há um maior número de músicos, o nível será também maior, havendo, por isso, uma espécie de competição saudável nos músicos desta nova geração, ou seja, cada um quer ser o melhor.»




João Pedro Pereira de Abreu nasceu a 5 de agosto de 1999 em S. Martinho da Gandra, Ponde de Lima no seio de uma família de músicos. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos, na Academia de música Fernandes Fão em Ponte de Lima, na classe de Nelson Silva. Aos 12 anos ingressa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe de Gonçalo Dias, tendo no 10º ano de escolaridade mudado para a classe de Ricardo Pereira.
Foi laureado com o 1º prémio na 5ª edição do Concurso Nacional de Sopros "Terras de La Salette"; conquistou também o 1º prémio nas 1ª e 3ª edições do Concurso Internacional de Sopros "Terras de La Salette"; foi laureado com o 1º prémio em três edições do Concurso Interno da Academia de Música Fernandes Fão e uma vez na 2ª edição Concurso Nacional "Sopros do Alto Minho". 
É membro fundador do Portuguese Brass Quintet onde obteve o 1º prémio no Concurso interno da EPMVC “Idipsumusica”. É também Membro fundador do Vianna Bones Quartet tendo sido laureado com o 1º prémio na 1ª edição do Concurso de Música de Câmara de Vila Verde e o 1º prémio da 30ª edição do Prémio Jovens Músicos. 
Teve oportunidade de trabalhar em diversos agrupamentos com diferentes maestros internacionais e nacionais. Frequentou diversas masterclasses e aulas particulares, nomeadamente com Juan Real, Rui Silva, Gonçalo Dias, Ricardo Pereira, Sérgio Pacheco, Sérgio Carolino, Juan Matamoros, Kevin Hakes, Gabriel Antão, Jamie Williams, Filipe Alves, Csaba Wagner e Stefan Schulz. Atualmente encontra-se na Universität der Künste em Berlim sob a orientação dos professores: Filipe Alves e Stefan Schulz.


José Luís Mendes Rosas Nasceu a 29 de outubro de 1999 na cidade de Viana do Castelo. No ano de 2010 ingressa na Academia de Viana do Castelo na classe de Nélson Silva. Em 2013 ingressa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo sob a classe de Ricardo Pereira e desde então continua com o mesmo professor. Em 2015 obteve o 3º lugar na categoria juvenil no concurso Internacional Terras de La Salette e no ano de 2016, no mesmo concurso, obteve o 3º lugar na categoria Júnior.
É atual membro do quarteto de trombones Vianna Bones Quartet onde arrecadaram, no ano de 2015, o 1º lugar no 1º Concurso de Música de Câmara de Vila Verde. Participou em vários estágios de orquestra com diversos maestros de renome, nomeadamente: Javier Viceiro, Rafa Agulló Albors, Octavio Mas-arocas, José Alberto Pina, Jordi Francés, Fernando Marinho e Juan Carlos Diaz. Participou em várias masterclasses com Ricardo Pereira, Gabriel Antão, Kevin Hakes e Juan Carlos Matamoros.



João José Cadilha Braga natural de Viana do Castelo, iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo na classe de Nelson Silva. Em 2012, ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de Ricardo Pereira. Desde então, tem tido masterclass com Mário Teixeira, Jarrett Butler, Nuno Henriques, Juan Real, Zeferino Pinto, Nuno Martins, Juan Carlos Matamoros, Massimo La Rosa. Em orquestra, teve a oportunidade de trabalhar com maestros como José Eduardo Gomes, Francisco Ferreira, Rafa Agulló, José Pina, Fernando Marinho, Manuel Criado, Javier Viceiro, Ernst Schell e Alberto Roque e com solistas como Gonçalo Dias, Ricardo Pereira, Luís Ribeiro e António Silva. 
Já em música de câmara, ganhou o 1º prémio nos concursos 1º Concurso de Música de Câmara de Vila Verde e na 30ª edição do Prémio Jovens Músicos, com o grupo Vianna Bones Quartet. Atualmente, estuda na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de  Hugo Assunção.


Miguel Alexandre Forte de Barros Nasceu a 12 de Agosto de 1998 na Póvoa de Varzim. No seu 5º ano ingressa na Academia de Música de Viana do Castelo na classe de Nélson Silva. Posteriormente muda para a classe de Ricardo Pereira. Em 2014 ingressa a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe de Gonçalo Dias em trombone baixo. Desde então tem realizado inúmeros master classes com músicos conceituados: Ricardo Pereira, Gabriel Antão, Kevin Hakes, Juan Carlos Matamoros, entre outros. 
Participou também em vários estágios de orquestra sinfónica e de sopros com: Javier Viceiro, Rafa Agulló Albors, José Alberto Pina, Octavio Mas-Arocas, Fernando Marinho, entre outros. Em 2016 obteve o 2º lugar na categoria de trombone baixo júnior no Concurso Internacional de Música "Terras de La Salette". É atual membro dos Vianna Bones Quartet.



Coprodução | CCB | Antena 2


Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP