Ouvir
Nocturno
Em Direto
Nocturno André Pinto

Cultura

A Lisboa de Fernando Pessoa | 4ª feiras 14h00

Viagem sonora em 15 episódios

|

A Lisboa de Fernando Pessoa | 4ª feiras 14h00 A Lisboa de Fernando Pessoa | 4ª feiras 14h00

Fernando Pessoa nasceu há 130 anos, a 13 de junho. Neste dia, a Antena 2 assinala a efeméride com o inicio de uma rubrica semanal da autoria de Sofia Saldanha.


A Lisboa de Fernando Pessoa 
Realização, produção, concepção e narração de Sofia Saldanha

13 Junho a 19 Setembro | 4ª feiras | 14h00 

Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa” é uma série documental sobre a vida e obra do Poeta.

Como um audioguia, os 15 episódios contam a história da vida e da obra de Pessoa, num passeio que vai do Largo de São Carlos ao Cemitério dos Prazeres, passando pela baixa da cidade e pela Casa Fernando Pessoa. 

Cada episódio, com uma duração de cerca de 10 min., é dedicado a um local especifico de Lisboa relacionado com Fernando Pessoa, e ao longo deste percurso documental, ouvem-se histórias de Pessoa na voz de quem o conheceu e de quem celebra a poesia dentro da biografia.

Os episódios seguem uma ordem temporal e temática, mas depois, com a sua disponibilização online, pode também escolher a sua própria ordem, seguindo as suas preferências e conveniências. As narrativas são independentes e podem ser ouvidas no conjunto ou individualmente.
Assim, neste guião à Lisboa de Fernando Pessoa, esta viagem sonora de 15 episódios pode ser feita de duas formas. Através de um percurso geográfico que inclui 15 locais na cidade de Lisboa, cada um correspondente a um episódio. Ou através de uma viagem imaginária fora do percurso sugerido. 
Imagine-se na Lisboa pessoana, e ouça onde quiser.


@ Marta Nunes


Episódios

0. Introdução
Para ouvir, clicar aqui.

1. Todo o theatro é o meu quintal, a minha infância

2. Da África ampla onde o luar está

3. Outra vez te revejo — Lisboa e Tejo e tudo

4. O Íbis, ave do Egipto

5. É no ar que ondeia tudo, é lá que tudo existe

6. Sou imenso, em mim habitam multidões

7. Penso às vezes que nunca sairei da Rua dos Douradores

8. Todas as cartas de amor são ridículas

9. Boca do Inferno

10. Aí em baixo, no café Arcada

11. É a hora!

12. Come chocolates, pequena; Come chocolates!

13. E vê que ele mesmo era A Princesa que dormia

14. Não sei o que o amanhã trará

15. Viver não é necessário: o que é necessário é criar



Entrevistados
Antonio Cardiello, António Mega Ferreira, Fernando Cabral Martins, Jerónimo Pizarro, José Barreto, Luís Miguel Nogueira Rosa Dias, Manuela Nogueira, Manuela Parreira da Silva, Pablo Javier Pérez López, Patrícia Nazaré Barbosa, Pedro Sepúlveda, Pedro Lencastre Teixeira da Mota, Richard Zenith, Rita Patrício, Steffen Dix, Teresa Rita Lopes



Sofia Saldanha nasceu em Braga e começou a trabalhar em rádio quando ainda estudava na escola secundária. Durante 15 anos foi uma das vozes da Rádio Universitária do Minho. Fez um mestrado em rádio no Goldsmiths College, em Londres, e completou o curso de rádio do Salt Institute for Documentary Studies, em Maine, nos EUA. Em 2010 recebeu o Best New Artist Award no Third Coast International Audio Festival, em Chicago. Sofia é membro do In The Dark, uma organização sem fins lucrativos, sediada em Londres, dedicada a divulgar e financiar trabalhos radiofónicos de cariz criativo. Durante alguns meses do ano Sofia trabalha como cuidadora de pessoas idosas.


Ficha técnica
Realização, produção, concepção e narração: Sofia Saldanha
Leituras: André Soares, Leonor Forjaz, Jorge Louraço, Hugo Curado, Luís Barroso, António Durães, António Fonseca, Paulo Bragança, Marta Campos, José Filipe Costa
Masterização: Nuno Morão
Música Original (a partir de Un soir à Lima, op. 99 de Félix Godefroid): Carolina Machado e Lia Magalhães
Consultores: José Correia e Ricardo Belo de Morais
Apoio à dramaturgia: Jorge Louraço, Eugénia Brito e André Soares


Para mais informações, clicar em Fernando Pessoa Tour.


Esta série documental será retransmitida nos próximos meses, na Antena 2, às 6ªs feiras, às 10h00.