Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite

Cultura

As Feiras do Livro na Antena | 1 a 18 Junho

Lisboa | Madrid

|

As Feiras do Livro na Antena  | 1 a 18 Junho As Feiras do Livro na Antena  | 1 a 18 Junho

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


Mais uma vez, a Antena 2 acompanha de perto a 87ª Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre 1 e 18 de Junho, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, em

Última Edição
um programa de Luís Caetano
de 2ª a 6ª feira às 19h50 e 23h50
Para ouvir os programas, clicar aqui.


Luís Caetano, durante estas quase duas semanas, vai ao maior evento literário português, e conta-nos das novidades e das atividades, dos encontros com os autores e com os seus livros, e traz-nos da Feira, conversas com escritores, editores e livreiros.

No seu programa diário de divulgação literária, Última Edição, entre 1 e 18 de Junho, o tema é a Feira e os Livros, sempre os livros e os seus autores e também quem os divulga, quem os saboreia, quem os ama.




Mas este ano, Luís Caetano também vai a Madrid e à sua "Feria del libro" que decorre de 26 de Maio a 11 de Junho, no Parque de El Retiro, e na qual Portugal é este ano o país convidado.
Nas transmissões em direto, poderemos saber mais sobre a programação especial que os madrilenos prepararam sobre os "Caminos de la Literatura Portuguesa", e escutar conversas com escritores e outras personalidades convidadas e visitantes desta grande exposição espanhola.

[Para a semana, A Força das Coisas é dedicada à Feira do Livro de Madrid]


Dia 19 Jun. |  Mais uma ronda pela Feira do Livro, desta vez a de Madrid, com algumas conversas em português e castelhano. Na primeira, Luís Caetano fala com a escritora espanhola Dolores Redondo que recebeu o Prémio Planeta 2016 e que vai estar em Portugal em Outubro [ao min. 6:30]; segue-se a conversa com o livreiro Armando de Sousa no pavilhão do Porto [ao min. 12:08], com o jornalista e escritor de Valencia Juan José Millás [ao min. 17:47], e com o escritor e jornalista madrileno Jesús Marchamalo, da Radio Nacional de Espanha [ao min. 19:24]. No pavilhão do El País, Luís Caetano trocou algumas impressões com Daniela [ao min 25:10], e finalmente escuta-se Teresa Belo a recitar um poema de Ruy Belo, do livro Boca Bilíngue [ao min. 26:17]
Para ouvir, clicar aqui.






Dia 17 Jun. | Em A Força das Coisas, e na véspera do encerramento, Luís Caetano recupera as conversas que teve nesta 87ª edição, algumas já transmitidas em Última Edição.
A começar, a breve conversa com o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sobre as suas memórias e opinião sobre a Feira do Livro de Lisboa [ao min. 4]. 
Seguem-se as conversas com a escritora de livros infantis, Luísa Ducla Soares, no Dia Mundial da Criança [ao min. 8:15], com José Rentes de Carvalho, na apresentação do seu livro Trás-os-Montes, o Nordeste, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos [ao min. 22:43], 
om três grandes ilustradores portugueses, Paulo Galindro, André da Loba e João Rodrigues, enquanto pintavam três painéis que homenageiam as bibliotecas de Lisboa, a leitura e os livros para miúdos e graúdos [ao min. 39:12], com Luís Louro e Tozé Simões, autores de Jim Del Monaco - Ladrões do Tempo, o regresso do herói da BD portuguesa [ao min. 53:10]; com o fotojornalista Alfredo Cunha no lançamento do seu livro Mário Soares: Fotografias 1974-2017, apresentado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por José Manuel dos Santos e Adelino Gomes, numa sessão que foi parcialmente transmitida [à 1h08:05], com João Rodrigues, o editor da Sextante que celebra 10 anos de existência [à 1h34m], e com a socióloga Luísa Schmidt, a propósito do livro Portugal - Ambientes de mudança, da Temas & Debates, que reune algumas das suas crónicas publicadas no Expresso [à 1h47:10]
Para ouvir, clicar aqui.








Dia 15 Jun. | O fotojornalista Alfredo Cunha está na Feira do livro para o lançamento do seu livro Mário Soares: Fotografias 1974-2017, apresentado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por José Manuel dos Santos e Adelino Gomes. É da entrevista de Luís Caetano com o fotógrafo e da escuta dessa sessão que se faz esta Última Edição 
Para ouvir, clicar aqui.





Fotos de autoria não identificada




Dia 14 Jun. | Os passos de Luís Caetano pela Feira do Livro de Madrid levam-no a conversas com a escritora Rosa Montero [ao min 8:38], Pilar del Rio [ao min. 12:33], com Valter Hugo Mãe [ao min. 19:05]  e com o poeta e tradutor Martin Lopez Vega [ao min. 24:02]
Para ouvir, clicar aqui.







Dia 14 Jun. | O encontro de hoje faz-se com o compositor Daniel Schvetz, autor de A Conferência dos Pásssaros, ópera infantil baseada no libreto homónimo de Jean-Claude Carrière, a partir do poema original de Farid Ud-Din Attar (poeta persa do século XII), e que estreia em breve no CCB.
Para ouvir, clicar aqui.

Foto de autoria não identificada




Dia 13 Jun. | Percorrendo os caminhos da Feira do Livro de Madrid, várias conversas acontecem; com Eduardo Moga responsável pela editora da Comunidade da Extremadura [ao min. 8:55], com o escritor português Gonçalo M. Tavares [ao min. 17:20], com o escritor espanhol Javier Cercas [ao min. 23:44], entre outros encontros.
Para ouvir, clicar aqui.







Dia 13 Jun. | Neste dia de Santo António, o encontro na Feira de Lisboa é com Luísa Schmidt a propósito do livro Portugal - Ambientes de mudança, da Temas & Debates, que reune algumas das suas crónicas publicadas no Expresso, nos últimos 25 anos.
Para ouvir, clicar aqui.







12 Jun. | Na Feira do Livro de Madrid, Luís Caetano esteve à conversa com a escritora chilena Isabel Allende que lança agora um novo livro em castelhano, que será publicado dentro de meses em Portugal [ao min. 8:15]. Outros dois encontros, com escritores lusófonos, o angolano Ondjaki [ao min. 28:35] e o cabo-verdiano Arménio Vieira, Prémio Camões 2009 [ao min. 33:15], também passam por esta Ronda pela Feira do Livro do país vizinho.
Para ouvir, clicar aqui.







Dia 12 Jun. | Sara Lutas, a editora da nova chancela Minotaurus, e da Actual, esteve à conversa com Luís Caetano, recordando Feiras do Livro passadas, mas também sobre novidades lançadas por estas duas casas editoriais.
Para ouvir, clicar aqui.




Dia 9 Jun. | Luís Caetano esteve à conversa com João Rodrigues, o editor da Sextante que celebra 10 anos de existência. 
Para ouvir, clicar aqui.







Dia 8 Jun. | Mais um encontro e uma conversa com Luís Louro e Tozé Simões, autores de Jim Del Monaco - Ladrões do Tempo, o regresso do herói da BD portuguesa, numa edição Asa.
Para ouvir, clicar aqui.








Dia 7 Jun. | De Madrid | Luis Caetano encontrou Valter Hugo Mae, autor convidado nos Caminos de la Literatura Portugesa, e conversaram sobre os caminhos do escritor em Espanha e na língua castelhana.
Para ouvir, clicar aqui.






Dia 7 Jun. | Uma conversa com José Rentes de Carvalho, na apresentação do seu mais recente livro Trás-os-Montes, o Nordeste, editado pela FFMS, num retrato pessoalíssimo de uma das regiões mais pobres da União Europeia.
Para ouvir, clicar aqui.








Dia 6 Jun. | Mais um encontro imprevisto à entrada da Feira de Luís Caetano com três grandes ilustradores portugueses, Paulo Galindro, André da Loba e João Rodrigues, enquanto pintavam três painéis que homenageiam as bibliotecas de Lisboa, a leitura e os livros para miúdos e graúdos.
Para ouvir, clicar aqui.







Dia 5 Jun. | Uma conversa com Suzana Ramos, das Edições 70 e Actual, do grupo Almedina, com um demorado olhar sobre Ética no mundo real, do filósofo Peter Singer, mas também sobre outros livros.
Para ouvir, clicar aqui.






Dia 2 Jun. | Um encontro inesperado com o fotógrafo Jorge Barros e uma visita ao Pavilhão dos Açores, onde está disponível o livro As ilhas desconhecidas: Notas e paisagens, de Raul Brandão e fotografias de Jorge Barros.
Para ouvir, clicar aqui.






Dia 1 Jun. | Uma conversa com a escritora Luísa Ducla Soares, no Dia Mundial da Criança.
Para ouvir, clicar aqui.






Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP

Fotos em Madrid, de autoria não identificada.