Ouvir
Notícias
Em Direto
Notícias

Cultura

As Vozes do Bairro | O Senhor Breton | 15 Maio 19h00

Teatro Radiofónico Levado à Cena

|

As Vozes do Bairro | O Senhor Breton | 15 Maio 19h00 As Vozes do Bairro | O Senhor Breton | 15 Maio 19h00

15 Maio 19h00

As Vozes do Bairro
Teatro Radiofónico Levado à Cena

apresentam 

O Senhor Breton por Bruno Nogueira
 
Textos: Gonçalo M. Tavares
Direção artística: Teresa Sobral
Músico/sonoplasta: Miguel Curado
Ator: Bruno Nogueira
Direção de Cena, Operação de Luz e Som: Diogo Aleixo


Sinopse

Munido de um gravador de som e de um espelho, o Sr. Breton entrevista-se a si mesmo ao longo de dez perguntas, buscando a resposta para algumas questões caras aos enunciados surrealistas, sobretudo aqueles que se apresentaram nos manifestos que André Breton assinou. Questionando os modos de expressão da realidade, as relações entre a estética e a filosofia ou os limites representacionais da linguagem, o Sr. Breton, percorre as mesmas sendas que Breton, com a distância temporal (e ficcional) a permitir ao primeiro uma consciência aguda dos limites que Breton pretendia empurrar. 
Há quem diga que as palavras são coisas mastigáveis como os alimentos.



A partir de O Bairro de Gonçalo M. TavaresVizinhos uns dos outros, que nos abrem as portas de suas casas e oferecem instantâneos de uma realidade sui generis, com situações insólitas, cómicas, algumas cruéis, ou mesmo trágicas.
Este ciclo de Teatro Radiofónico começa por apresentar ao público seis Senhores. 
Seis livros, seis histórias, seis atores, seis espetáculos, vários micros; sapatos, panelas, lápis, pratos, porta, janela, água, tralha. Muita tralha. Um músico, um cadeirão e um belo candeeiro. 
A cada Senhor corresponde um livro, a cada livro corresponde um ator. Um músico que envolve o livro com os sons que o livro tem. Iremos retirar o Bairro do papel e transformá-lo numa onda sonora. 
Haverá dois públicos, "o que vê e ouve" e "o que ouve e imagina". O que vê e ouve estará connosco no teatro, vê o ator e o músico, vê como se produzem os sons que se vão ouvir na rádio, vê todo o espetáculo que o público que está em casa "ouve e imagina". Partilhamos assim, ao vivo, o Teatro Radiofónico. 

Teresa Sobral



Produção: Teatro da Trindade INATEL
Parceria: Antena 2
Apoios: Núcleo Museológico da RTP, Caminho/Leya

Programa com a captação, montagem e realização de Hugo Romano, edição de Anabela Luís e apresentação de Maria Alexandra Corvela.