Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Cultura

As Vozes do Bairro | O Senhor Eliot | 10 Julho 19h00

Teatro Radiofónico levado à Cena

|

As Vozes do Bairro | O Senhor Eliot  | 10 Julho 19h00 As Vozes do Bairro | O Senhor Eliot  | 10 Julho 19h00

10 Julho | 19h00

As Vozes do Bairro
Teatro Radiofónico levado à Cena

apresentam

O Senhor Eliot
por André Gago


Textos: Gonçalo M. Tavares
Direção artística: Teresa Sobral
Ator: André Gago
Músico/sonoplasta: Miguel Curado
Direção de Cena, Operação de Luz e Som: Diogo Aleixo


Sinopse

O Senhor Eliot a convite do senhor Manganelli. Irá fazer uma série de conferências numa sala quase vazia onde a audiência pouco ou nada varia a cada conferência. Em cada conferência o Sr. Eliot analisará um verso. O Sr. Eliot desmonta esses versos até às ínfimas palavras e segue desse ponto para uma espécie de hipnotização do indivíduo, num sentido por vezes distorcido, muito próprio, o senhor Eliot quer levar a audiência para a sua razão. Poderemos dizer que a cidade é tão aborrecida que tem horários pra cada som. Numa cidade divertida um cego nunca saberia as horas exactas.



A partir de O Bairro de Gonçalo M. TavaresVizinhos uns dos outros, que nos abrem as portas de suas casas e oferecem instantâneos de uma realidade sui generis, com situações insólitas, cómicas, algumas cruéis, ou mesmo trágicas.
Este ciclo de Teatro Radiofónico começa por apresentar ao público seis Senhores. 
Seis livros, seis histórias, seis atores, seis espetáculos, vários micros; sapatos, panelas, lápis, pratos, porta, janela, água, tralha. Muita tralha. Um músico, um cadeirão e um belo candeeiro. 
A cada Senhor corresponde um livro, a cada livro corresponde um ator. Um músico que envolve o livro com os sons que o livro tem. Iremos retirar o Bairro do papel e transformá-lo numa onda sonora. 
Haverá dois públicos, "o que vê e ouve" e "o que ouve e imagina". O que vê e ouve estará connosco no teatro, vê o ator e o músico, vê como se produzem os sons que se vão ouvir na rádio, vê todo o espetáculo que o público que está em casa "ouve e imagina". Partilhamos assim, ao vivo, o Teatro Radiofónico. 

Teresa Sobral



Produção: Teatro da Trindade INATEL
Parceria: Antena 2
Apoios: Núcleo Museológico da RTP, Caminho/Leya
Programa com a captação, montagem e realização de Hugo Romano, edição de Anabela Luís e apresentação de Maria Alexandra Corvela.