Ouvir
Olhar a Lua
Em Direto
Olhar a Lua Tomás Anahory

Cultura

CD | Rezas, Benzeduras e outras Cantigas | César Prata e Vânia Couto

Raízes

|

CD | Rezas, Benzeduras e outras Cantigas | César Prata e Vânia Couto CD | Rezas, Benzeduras e outras Cantigas | César Prata e Vânia Couto

© Rui Sousa; ed. LDS


Rezas, Benzeduras e outras Cantigas 
Um disco de
César Prata e Vânia Couto
  

Lançado no ano passado este CD de música tradicional portuguesa, foi apresentado no programa Raízes, numa conversa do músico César Prata com Inês Almeida, ilustrada com alguns dos temas que compõem o álbum.
Para ouvir, clicar aqui.




O ambiente sonoro de Rezas, Benzeduras e outras Cantigas procura cruzar o mais ancestral e profundo da tradição oral (as rezas populares e as vozes de informantes são prova disso mesmo) com inúmeros instrumentos acústicos (alguns afastados do habitual panorama sonoro da música tradicional). Recorre, ainda, ao computador enquanto instrumento musical.

Este projeto de César Prata (arranjador, compositor e multi-instrumentista)  e Vânia Couto (voz e melódica) inclui treze temas: cinco orações populares adaptadas e musicadas por César Prata, sete temas tradicionais, um original de César Prata, um tema como letra tradicional e música de César Prata, com Vânia Couto na voz principal.

© Rui Sousa


Rezas, Benzeduras e outras Cantigas nasce do encontro entre dois músicos da área da música portuguesa de tradição oral. César Prata e Vânia Couto, cantores e multi-instrumentistas, decidiram trabalhar juntos e registar um disco recorrendo a múltiplos instrumentos (adufe, bandolim, bouzouki, caxixis, címbalos e taças, dulcimer, flauta, guitalele, guitarra, kalimba, melódica, sanfona, sea drum, shruti box, tongue drum, ukulele), objectos sonoros, pedais de loops, laptop e programações. Fizeram-no ao longo de mais de um ano, entre Outubro de 2017 e Dezembro de 2018, uma vez que continuaram a desenvolver, paralelamente, outros projectos.