Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Cultura

César Prata e Sara Vidal | Cantos da Quaresma

Raízes

|

César Prata e Sara Vidal | Cantos da Quaresma César Prata e Sara Vidal | Cantos da Quaresma

Um programa que se reclama de cantos e preces guardados pelo povo das Beiras muitas vezes à revelia de autoridades civis e religiosas. Sobrevivências de religiosidade popular inscritas no ciclo anual da natureza que renasce, se completa nas colheitas e adormece em cada Inverno, sublimada na Paixão de Jesus Cristo.
Os dois músicos, libertos de ritos e culpabilidades que os impeçam de tomar esses cantos como geradores das suas criações, lançam-se à descoberta dos sentidos visíveis e ocultos das palavras e dos encadeamentos melódicos que as sustentam.

Estas palavras do etnomusicólogo Domingos Morais apresentam o novo álbum dos músicos César Prata e Sara Vidal, Cantos da Quaresma, que recentemente foi lançado em Lisboa, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e na Livraria Ler Devagar. As próximas atuações de Cantos da Quaresma, acontecem de 28 a 31 de Março, em Macedo de Cavaleiros, Marinha Grande, Pousade (Guarda) e Monchique.

Este projeto iniciou-se o ano passado, com espetáculos por vários pontos do país. Partindo de recolhas musicais de vários pontos do país, César Prata e Sara Vidal desprendem o canto do compasso do rito religioso e convertem-no a uma musicalidade mais ampla, com novas sonoridades melódicas e instrumentais, pouco usuais na prática popular. 

O programa Raízes, de Inês Almeida convidou os dois músicos para falarem sobre este CD Cantos da Quaresma, numa conversa que foi transmitida a 21 de Março e que pode ser escutada, aqui.


Ao longo da entrevista também pode ouvir alguns dos temas do álbum, cujo resultado é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção.


Deste álbum Cantos da Quaresma foram selecionados dois temas para representarem Portugal no Projecto Folk Eurorádio de Primavera e Páscoa 2018
- Santos Passos [Penha Garcia, Idanha-a-Nova (Beira Baixa)]/Já lá gritam no Calvário [Monsaraz (Alentejo)]
- Martírios do Senhor [Zebreira, Idanha-a-Nova (Beira Baixa)]

Pode escutá-los, bem como às outras músicas europeias seelecionadas para este projeto especial, no programa Raízes de 10 e 11 de Abril. [link disponível em breve]



A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação, após os excessos da folia do Entrudo, e com os seus quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras. 
Como relembra Domingos Morais, o investigador do IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Universidade Nova de Lisboa, também Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça nos anos 60 já tinham ido em busca do repertório da religiosidade popular, integrando-o na antologia Cantos Religiosos Tradicionais Portugueses
Na senda deste tipo de recolhas, este espetáculo / álbum criado por César Prata e por Sara Vidal,  vai ao encontro de uma "procura de equilíbrio entre instrumentos, vozes e atitudes para cada um dos temas tratados"; e, como aquele investigador reconhece, "é um processo ainda em curso que permite testar e repensar andamentos, expressão adequada, duração de cada tema, instrumentação. Continuando a reservar para as vozes o protagonismo que mais me impressionou pela qualidade interpretativa e pelo respeito da prosódia própria de cada tema, nos seus particularismos regionais."





Ficha Artística do álbum 
César Prata - voz, sanfona, adufe, guitarra, hangdrum, kalimba, ponteiro e saltério
Sara Vidal - voz, harpa celta e adufe

Edição Sons Vadios com o apoio institucional do Município de Trancoso, Município de Castelo Branco, Convento de Balsamão – Marianos da Imaculada Conceição e Município da Guarda.