Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Cultura

Correntes d’ Escritas 2022

Póvoa de Varzim | Lisboa | Antena 2

|

Correntes d’ Escritas 2022 Correntes d’ Escritas 2022

Correntes d’ Escritas 2022

22 a 26 e 28 Fevereiro
Póvoa de Varzim | Lisboa | Antena 2


A 23ª edição do Correntes d’Escritas regressa aos palcos da Póvoa de Varzim, e presencialmente, depois da edição anterior ter decorrido virtualmente. 

De 22 a 26 de fevereiro, o público poder assistir presencialmente, em diferentes locias da Póvoa de Varzim, tendo o Cine-Teatro Garrett como polo central, às intervenções de mais de 50 convidados vindos de Portugal, Espanha, Brasil, Moçambique, Angola e Argentina, celebrando assim a literatura e a vida.

A Sessão de Abertura, como habitualmente, tem lugar no Casino da Póvoa a 23 de Fevereiro, tendo como convidado para a Conferência de Abertura, Viriato Soromenho Marques; são também anunciados os vencedores dos Prémios Literários e é apresentada a Revista Correntes d’Escritas, com um dossier dedicado a Rubem Fonseca.

Da programação deste grande Encontro de Escritores de Expressão Ibérica consta, além das habituais Mesas, com o mote transversal de títulos de uma música (caso de Verdes anos, de Carlos Paredes, Sodade, de Cesária Évora, ou Pedra Filosofal, de António Gedeão), encontros com autores, lançamentos de livros, exposições, cinema, ações de formação e sessões de poesia que decorrem no Cine-Teatro Garrett, na Biblioteca Municipal, na Fundação Dr. Luís Rainha, no restaurante Theatro, na Galeria Ortopóvoa, no Museu Municipal e também, como novidade desta edição, nas freguesias de Estela, Laúndos, Navais e Rates.

No dia 28, as Correntes rumam a Lisboa, para uma última mesa no Instituto Cervantes, com Elena Medel, Manuel Vilas, Ondjaki e João Morales. Também no Instituto pode ver a exposição do fotógrafo Daniel Mordzinski, Navegantes de la balsa de piedra, retratos de escritores iberoamericanos e lusófonos no centenário de José Saramago.


Mais uma vez a Antena 2, com a presença de Luís Caetano, vai acompanhar este grande Encontro, trazendo aos ouvintes, nos programas A Ronda da Noite e A Força das Coisas, as gravações de algumas das Mesas, de encontros com autores e entrevistas com os escritores. Destas emissões daremos conta aqui.




Programas

28 Fevereiro | Manuel Vilas
em A Ronda da Noite
Com Os Beijos, do escritor espanhol Manuel Vilas, começa a ronda que Luís Caetano faz anualmente pelas Correntes d'Escritas, o prestigiado festival literário da Póvoa de Varzim. 
Apresentado na Póvoa, este romance, uma ode ao poder salvífico do amor, editado pela Alfaguara, é razão para a primeira conversa deste ciclo.
Para ouvir, clicar aqui.



1 Março | Álvaro Laborinho Lúcio e Filipa Leal
em A Ronda da Noite
Sob o mote da canção "Samba da Utopia", de Jonathan Silva, decorreu a 1ª mesa das Correntes d'Escritas, a 23 de Fevereiro. Das intervenções desta mesa, Luís Caetano transmite neste seu programa as de Álvaro Laborinho Lúcio e de Filipa Leal.
Para ouvir, clicar aqui.


5 Março | Isaque Ferreira
em A Força das Coisas
O bibliófilo e programador cultural Isaque Ferreira esteve à conversa com Luís Caetano sobre
Voz Própria - Poesia, Resistência e Liberdade, um audiolivro em que colaborou com a livraria In-Libris, do Porto, e reune as gravações de Mário Viegas de 1969 que o médico Jorge Leite Ginja guardou, com dois excertos de teatro e 40 poemas, 29 dos quais inéditos, de diversos autores.
Para ouvir, clicar aqui.


7 Março | Carla Pais
em A Ronda da Noite
O segundo romance de Carla Pais, Um Cão Deitado à Fossa, publicado este ano pela Porto Editora e que venceu em 2018 o Prémio Cidade de Almada, é o mote para mais uma conversa de Luís Caetano no festival da Póvoa.
Para ouvir, clicar aqui.


10 Março | Mafalda Veiga, João Pedro Vala, Manuel Vilas
em A Ronda da Noite
Luís Caetano traz para esta emissão três intervenções de três escritores em três mesas deste festival literário: Mafalda Veiga na mesa 2, sob o mote "Verdes anos", João Pedro Vala na mesa 3, "A mi maneira", e Manuel Vilas, na mesa do último dia em lisboa no Instituto Cervantes, navegando sob "Os Argonaugas" de Caetano veloso.
Para ouvir, clicar aqui.


24 Março | Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Manuel Vilas e Yara Monteiro
em A Ronda da Noite
Na mesa 5 que teve lugar na Póvoa a 25 de Fevereiro, intervieram os escritores Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Manuel Vilas e Yara Monteiro, sob o mote da canção "Sodade", de Cesária Évora.
Para ouvir, clicar aqui.



4 Abril | Gonçalo M. Tavares, Salvador Santos, Dany Wambire e Elena Medel
em A Ronda da Noite
"Construção", canção de Chico Buarque, foi o mote da Mesa 7 do maior festival literário do país que decorreu a 26 Fevereiro e reuniu o moçambicano Dany Wambire, a espanhola Elena Medel, Gonçalo M. Tavares e Salvador Santos. É uma versão editada por Luís Caetano que podemos escutar nesta emissão.
Para ouvir, clicar aqui.



14 Abril | Cláudia Andrade, Ondjaki e Onésimo Teotónio Almeida
em A Ronda da Noite
Pedra Filosofal, de António Gedeão e Manuel Freire, é a canção que deu o fermento para a mesa nº 8 que decorreu no dia 26 Fevereiro, neste Festival.
Luís Caetano traz as intervenções de Cláudia Andrade, Ondjaki e Onésimo Teotónio Almeida, numa versão editada. 
Para ouvir, clicar aqui.



2 Maio | Carla Pais, Cláudia Lucas Chéu, Ivo Machado e José Alberto Postiga
em A Ronda da Noite
A mesa 4 que teve lugar a 24 de Fevereiro decorreu sobre o mote do poema musicado de Juan Carlos Mestre, Cavalo Morto marcado pela poesia de Lêdo Ivo. Numa versão editada desta sessão, Luís Caetano traz as intervenções de Carla Pais, Cláudia Lucas Chéu, Ivo Machado e José Alberto Postiga.
Para ouvir, clicar aqui.




[em atualização]