Ouvir
Música Contemporânea
Em Direto
Música Contemporânea Pedro Coelho

Cultura

Exposição Lázaro Lozano, pintor da Nazaré

Campo de Ourique, Lisboa

|

Exposição Lázaro Lozano, pintor da Nazaré Exposição Lázaro Lozano, pintor da Nazaré

A Academia-Atelier Lázaro Lozano foi criada para homenagear a vida artística de Bonifácio Lázaro Lozano.



O pintor nasceu na Nazaré em 1906. Estudou primeiro na Escola de Artes e Ofícios de Setúbal e depois em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes. 


Filho de pais espanhóis radicados em Portugal e ligados à indústria do peixe, Bonifácio Lázaro Lozano, um pintor de veia expressionista, dedicou grande parte da sua obra à gente da sua terra natal, evocando nomeadamente a constante luta na faina do mar e da pesca.



Lázaro Lozano completou a formação de pintor na Academia de Belas Artes de San Fernando em Madrid. Algumas das suas obras pertencem ao espólio de instituições como o Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), o Museu do Chiado (Lisboa) ou o Museu da Nazaré e constam também no Columbus Museum, Georgia (EUA) ou no Museu Provincial de Badajoz.



As pinturas abordam temas diversos do quotidiano, o trabalho no campo, a família, a natureza, o amor, mas o principal motivo de inspiração foi a dura vida dos pescadores da Nazaré. 


Lázaro Lozano morreu em Madrid em 1999. A filha, Ana Lázaro, licenciada em Historia de Arte pela Universidade Complutense de Madrid e ex-professora de dança clássica no Real Conservatório Superior de Madrid, decidiu inaugurar em Lisboa um atelier aberto ao público com parte do espólio do pai. 


O espaço, batizado como Academia-Atelier Lázaro Lozano, situa-se na Rua Tomás de Anunciação nº 25 em Campo de Ourique.