Ouvir
Música Contemporânea
Em Direto
Música Contemporânea Pedro Coelho

Cultura

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas | 11 a 28 Maio

|

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas | 11 a 28 Maio Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas | 11 a 28 Maio

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


A Antena 2 foi conhecer A Tarumba - Teatro de Marionetas, nas suas vertentes de investigação, de que faz parte o Centro de Artes da Marionetas (CAMa), e na de divulgação, entrando nos bastidores do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA).


Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

11 a 28 Maio


FIMFA, o Grande Palco Internacional da Arte das Marionetas!

Para ouvir a reportagem de Mafalda Serrano / Antena 2, com os diretores artísticos de A Tarumba, clicar aqui



Com mais uma edição do FIMFA, Lisboa assume-se com um importante ponto de encontro internacional do teatro de marionetas contemporâneo, com espetáculos que revelam técnicas ancestrais e outros com linguagens inovadoras, numa perspectiva de transversalidade artística e com uma grande diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta e outros campos artísticos. 

São apresentados projectos de reputadas companhias e criadores, sem esquecer os novos valores, que constituem quase todos estreias nacionais, vindos da Alemanha, Chile, Estados Unidos da América, Noruega, Portugal e França, que este ano é alvo de uma programação especial.



O FIMFA Lx17 pretende revelar o olhar de criadores de diferentes áreas artísticas sobre / de / e com a marioneta, revelando-se um verdadeiro laboratório de pesquisa, um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo.



Nos 18 dias da 17ª edição, a arte das Marionetas passa pelos Teatros Municipais Maria Matos e São Luiz, pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelo Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, pelo Teatro Taborda, pela Cinemateca Portuguesa e pela Livraria Ferin.

Para conhecer a programação do FIMFA 2017clicar aqui.




O teatro de marionetas e formas animadas é um teatro que utiliza objectos, marionetas, máscaras, sombras, trabalhando a partir da matéria. Este teatro visual e plástico permite passar do microcosmos ao macrocosmos num ápice, jogar com a gravidade e com as mudanças de escalas e planos, e é também cinematográfico: um teatro de manipulação de imagens.

Atualmente a marioneta está cada vez mais presente na criação contemporânea, revelando-se uma "ferramenta" excecional de transversalidade artística. É notória a sua presença e influência nas criações de numerosos artistas, ao estabelecer ligações com vários campos artísticos, como a dança, o novo circo, o teatro ou com o vídeo. Estes artistas apropriam-se frequentemente das técnicas da marioneta para animar a matéria, conjugando o corpo, a imagem ou o objeto. 




A marioneta tem o poder de conseguir abordar com seriedade e criatividade, todos os temas, mesmo os mais sensíveis, de ser um espelho do mundo e, mais do que nunca, de simbolizar a sociedade actual, invadida por imagens e objetos.





A 17ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas é uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. 
Este é um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição, em 2001, na promoção, divulgação e reconhecimento do universo das formas animadas. Os espectáculos revelam a múltipla presença da marioneta nas artes cénicas de vários países, numa perspectiva maioritariamente contemporânea.


Um ballet aéreo para sacos de plástico, uma plataforma gigante manipulada, máscaras, marionetas de tamanho humano, objectos que satirizam o mundo... tudo é possível, pela mão de verdadeiros recolectores de imagens!




Contactos
A Tarumba - Teatro de Marionetas
CAMa - Centro de Artes da Marioneta
FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Convento das Bernardas
Rua da Esperança, 152
1200-660 Lisboa Portugal
Tel.| Fax: +351 212 427 621 | +351 91 351 96 97


Fotos de Jorge Carmona / Antena 2 RTP